180graus

Saiba mais! - 27/03/2013 às 00h49

'Ele nunca teve namorada, mas falava palavrão', diz irmã do Papa Francisco

Irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor

Kangaco
Casa do Cartucho

María Elena Bergoglio, irmã do papa Francisco, desmentiu que o pontífice teria tido uma namorada quando jovem, alegando que "seu coração esteve sempre Jesus", e revelou que o mesmo dizia palavrões em sua juventude e que também é um grande cozinheiro.

Assim falou María Elena em uma entrevista concedida à revista italiana "Chi", que chegará amanhã às bancas e que teve alguns trechos antecipados nesta terça-feira pela imprensa local.

"A namorada? A verdade é que nunca existiu. Mas, se esta senhora está dizendo, sendo feliz assim, por que não deixar que ela conte esta história?", respondeu María Elena às afirmações realizadas por Amália, a suposta "namorada" que o papa Francisco teria tido aos 12 anos de idade, quando morava no bairro portenho de Flores.

Recentemente, Amália chegou a assegurar à imprensa local que o jovem Bergoglio chegou a lhe dizer: "Se não me casar com você, vou me tornar padre".

Durante a entrevista, María Elena, de 65 anos, explicou que seu irmão era "como o vemos agora, ou seja, atento, sempre carinhoso e muito doce com os demais", lembrando que sempre brincavam juntos.

"Lembro que havia um papagaio no seminário e não excluo a possibilidade de que ele (Jorge Bergoglio) tenha lhe ensinado alguns palavrões ao invés de ensiná-lo a rezar", comentou a irmã do papa com muito humor.

María Elena, dez anos mais nova que seu ilustre irmão, define Francisco como um homem que amava estar em família, à qual "sempre foi muito ligado".

"Quando estava no seminário, nunca se esquecia de fazer uma ligação. Estava sempre alegre e disposto a brincar", afirmou María elena, que acrescentou: Jorge Bergoglio se dá muito bem na cozinha e, habitualmente, preparava ele mesmo sua comida.

Sobre a escolha de seu irmão como papa, María Elena afirmou que ninguém estava esperando isso e que, tanto seu outro irmão como ela, estavam convencidos que todos se encontrariam novamente em Buenos Aires após a realização do conclave.

"Antes de ele ir a Roma, nos falamos por telefone, como sempre fazíamos. Ele estava tranquilo e me disse que continuaríamos nos falando quando voltasse. Estava convencida que seria assim, e ele também", declarou.

A irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor: "Devia se ocupar com os pobres de sua amada Buenos Aires. Ele era feliz aqui", completou.

Perguntado sobre a renúncia de Bento 16, María Elena comenta que seu irmão se limitou a dizer que Ratzinger tinha sido um papa "honesto" e que era "muito difícil dizer adeus ao poder".

"Tem um grande desafio pela frente. Muito trabalho. Mas acho que Jorge sabe como lidar com isso. Mas, devemos ajudá-lo, já que sem nossa oração ele não conseguirá. Para ajudar o papa levar a mensagem de Cristo ao mundo, primeiro devemos escutá-la dentro de nós", concluiu a irmã do pontífice.

Fonte: Com informações do Uol e EFE

Publicado Por: Francy Teixeira

Últimas Notícias
07h17 Vinte estudantes de Corrente participam do Curso de Operador de Computador, do Pronatec 07h15 Sampaio tenta a reabilitação dante do Bragantino-SP em São Luís 07h05 Prefeitura encerra atividades da Semana Nacional de Alimentação 07h00 Annabelle continua na liderança das bilheterias brasileiras 07h00 Vem aí a grande vaquejada do Parque Welson Vieira no Buritizal 06h55 Vereador recebe visita do deputado federal eleito Hildo Rocha 06h52 Estado do Piauí terá tropas federais em 38 cidades neste segundo turno 06h45 Marcelo Tavares fala sobre endividamento do MA e obras não concluídas 06h42 Deputado promete muita cobrança ao Governo W. Dias; 'muito a fazer' 06h31 Propaganda do 2º turno vai até sexta; a partir de hoje eleitor não pode ser peso 06h30 IMPERATRIZ - MPMA e MPT entram com Ações contra Município e pedem o pagamento de multa de R$ 2,7 mi 06h15 Campeonato do Servidor define semifinalistas do torneio 06h10 Ela cresceu! Klara Castanho, aos 14, escolhe saltão e brilho para festa 06h00 Acusado de assassinato é absolvido em Penalva 05h48 Dilma Rousseff afirma que eleição é a mais agressiva da história; veja mais 05h32 'O passado são eles', diz Aécio Neves sobre 12 anos de governo do PT; saiba 04h32 Neymar desabafa sobre polêmica por contrato: 'Pararam de encher o saco' 04h09 Consciente no hospital, indiano teria dito à enfermeira: 'Ficarei com Deus' 03h59 Faculdade FAR abre inscrições para o vestibular 2015.1; veja todos detalhes 03h33 TSE corta tempo de propaganda de Aécio na TV e de Dilma no rádio 03h04 Americana com câncer terminal no cérebro planeja morrer em 1º de novembro 03h03 Praça Rio Branco na cidade de Teresina recebe o Projeto Arte na Praça 02h35 Empresário revela os bastidores do beijo de Britney Spears e Madonna 02h29 Romulo Neto grava novela 'Império' de cueca e chama atenção na praia 01h20 Deborah Secco: 'Dane-se quem acha cafona, sou romântica mesmo!'
TRE

Enquete

O que você acha sobre o horário de verão?

Total de Votos: 196

Válida de 18/10/2014 a 26/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram