180graus

Saiba mais! - 27/03/2013 às 00h49

'Ele nunca teve namorada, mas falava palavrão', diz irmã do Papa Francisco

Irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor

Kangaco
Kangaço
Vestibular

María Elena Bergoglio, irmã do papa Francisco, desmentiu que o pontífice teria tido uma namorada quando jovem, alegando que "seu coração esteve sempre Jesus", e revelou que o mesmo dizia palavrões em sua juventude e que também é um grande cozinheiro.

Assim falou María Elena em uma entrevista concedida à revista italiana "Chi", que chegará amanhã às bancas e que teve alguns trechos antecipados nesta terça-feira pela imprensa local.

"A namorada? A verdade é que nunca existiu. Mas, se esta senhora está dizendo, sendo feliz assim, por que não deixar que ela conte esta história?", respondeu María Elena às afirmações realizadas por Amália, a suposta "namorada" que o papa Francisco teria tido aos 12 anos de idade, quando morava no bairro portenho de Flores.

Recentemente, Amália chegou a assegurar à imprensa local que o jovem Bergoglio chegou a lhe dizer: "Se não me casar com você, vou me tornar padre".

Durante a entrevista, María Elena, de 65 anos, explicou que seu irmão era "como o vemos agora, ou seja, atento, sempre carinhoso e muito doce com os demais", lembrando que sempre brincavam juntos.

"Lembro que havia um papagaio no seminário e não excluo a possibilidade de que ele (Jorge Bergoglio) tenha lhe ensinado alguns palavrões ao invés de ensiná-lo a rezar", comentou a irmã do papa com muito humor.

María Elena, dez anos mais nova que seu ilustre irmão, define Francisco como um homem que amava estar em família, à qual "sempre foi muito ligado".

"Quando estava no seminário, nunca se esquecia de fazer uma ligação. Estava sempre alegre e disposto a brincar", afirmou María elena, que acrescentou: Jorge Bergoglio se dá muito bem na cozinha e, habitualmente, preparava ele mesmo sua comida.

Sobre a escolha de seu irmão como papa, María Elena afirmou que ninguém estava esperando isso e que, tanto seu outro irmão como ela, estavam convencidos que todos se encontrariam novamente em Buenos Aires após a realização do conclave.

"Antes de ele ir a Roma, nos falamos por telefone, como sempre fazíamos. Ele estava tranquilo e me disse que continuaríamos nos falando quando voltasse. Estava convencida que seria assim, e ele também", declarou.

A irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor: "Devia se ocupar com os pobres de sua amada Buenos Aires. Ele era feliz aqui", completou.

Perguntado sobre a renúncia de Bento 16, María Elena comenta que seu irmão se limitou a dizer que Ratzinger tinha sido um papa "honesto" e que era "muito difícil dizer adeus ao poder".

"Tem um grande desafio pela frente. Muito trabalho. Mas acho que Jorge sabe como lidar com isso. Mas, devemos ajudá-lo, já que sem nossa oração ele não conseguirá. Para ajudar o papa levar a mensagem de Cristo ao mundo, primeiro devemos escutá-la dentro de nós", concluiu a irmã do pontífice.

Fonte: Com informações do Uol e EFE

Publicado Por: Francy Teixeira

Últimas Notícias
03h57 Taça Teresina Sub 13 realiza jogos eliminatórios neste fim de semana 03h35 Câmara Municipal de Teresina aprova Novo Código de Ética por unanimidade 03h09 Jovens empreendedores de Teresina serão homenageados na Câmara de Teresina 02h07 PSDB pede auditoria na apuração dos votos que deram vitória a Dilma 01h14 'Fazenda 7': 'Deus gosta de você, apesar das suas maldades', diz Mortágua para Felipeh 01h09 País registra 789 casos de chikungunya, segundo o Ministério da Saúde 00h55 Polícia de Oeiras prende dois homens com arma e droga 00h48 Cursos de capacitação geraram emprego e renda em Oeiras 00h31 Formação do PENAIC 00h17 Katt Williams, ator de 'Eu, a Patroa e as Crianças', é preso acusado de roubo 00h13 Democratização da CBF divide clubes e jogadores. Governo fica neutro; comente 23h56 SEMTCAS realiza mutirão de cadastramento e atualização do CadÚnico 23h55 2ª Vara da Infância e da Juventude aplicará práticas restaurativas 23h45 Servidores recebem décimo terceiro integral em Pedro II 23h35 IEL entrega 4 toneladas de donativos a 11 entidade filantrópicas de São Luís 23h32 HUT realiza curso sobre Núcleo de Segurança do Paciente em Teresina 23h15 Empréstimo realizado de forma fraudulenta gera indenização 23h05 Ouro Verde pode ganhar creche 23h03 Fórum da MPE realiza palestra sobre o Simples em Teresina 22h56 Câmara Municipal realiza sessão solene pelo Dia da Consciência Evangélica 22h55 2ª Vara da Infância e da Juventude aplicará práticas restaurativas 22h35 Zona livre de aftosa com vacinação, Maranhão imuniza rebanho de 7,5 mi a partir de sábado (1º) 22h32 Ao completar 20 anos, ONG já formou mais de 90 mil professores 22h15 SPCC prende suspeita de repassar ordens de presidiários para facção criminosa 22h09 Maioria dos servidores do Poder Judiciário tem orgulho de seu trabalho

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 826

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram