180graus

Saiba mais! - 27/03/2013 às 00h49

'Ele nunca teve namorada, mas falava palavrão', diz irmã do Papa Francisco

Irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor

Cajueiro da Praia
Campo Maior
Beneditinos
Riacho Frio
Urucui
BuritiDosLopes
CasteloDoPiaui
Paulistana
Floriano
Agua Branca
Curimata
Picos

María Elena Bergoglio, irmã do papa Francisco, desmentiu que o pontífice teria tido uma namorada quando jovem, alegando que "seu coração esteve sempre Jesus", e revelou que o mesmo dizia palavrões em sua juventude e que também é um grande cozinheiro.

Assim falou María Elena em uma entrevista concedida à revista italiana "Chi", que chegará amanhã às bancas e que teve alguns trechos antecipados nesta terça-feira pela imprensa local.

"A namorada? A verdade é que nunca existiu. Mas, se esta senhora está dizendo, sendo feliz assim, por que não deixar que ela conte esta história?", respondeu María Elena às afirmações realizadas por Amália, a suposta "namorada" que o papa Francisco teria tido aos 12 anos de idade, quando morava no bairro portenho de Flores.

Recentemente, Amália chegou a assegurar à imprensa local que o jovem Bergoglio chegou a lhe dizer: "Se não me casar com você, vou me tornar padre".

Durante a entrevista, María Elena, de 65 anos, explicou que seu irmão era "como o vemos agora, ou seja, atento, sempre carinhoso e muito doce com os demais", lembrando que sempre brincavam juntos.

"Lembro que havia um papagaio no seminário e não excluo a possibilidade de que ele (Jorge Bergoglio) tenha lhe ensinado alguns palavrões ao invés de ensiná-lo a rezar", comentou a irmã do papa com muito humor.

María Elena, dez anos mais nova que seu ilustre irmão, define Francisco como um homem que amava estar em família, à qual "sempre foi muito ligado".

"Quando estava no seminário, nunca se esquecia de fazer uma ligação. Estava sempre alegre e disposto a brincar", afirmou María elena, que acrescentou: Jorge Bergoglio se dá muito bem na cozinha e, habitualmente, preparava ele mesmo sua comida.

Sobre a escolha de seu irmão como papa, María Elena afirmou que ninguém estava esperando isso e que, tanto seu outro irmão como ela, estavam convencidos que todos se encontrariam novamente em Buenos Aires após a realização do conclave.

"Antes de ele ir a Roma, nos falamos por telefone, como sempre fazíamos. Ele estava tranquilo e me disse que continuaríamos nos falando quando voltasse. Estava convencida que seria assim, e ele também", declarou.

A irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor: "Devia se ocupar com os pobres de sua amada Buenos Aires. Ele era feliz aqui", completou.

Perguntado sobre a renúncia de Bento 16, María Elena comenta que seu irmão se limitou a dizer que Ratzinger tinha sido um papa "honesto" e que era "muito difícil dizer adeus ao poder".

"Tem um grande desafio pela frente. Muito trabalho. Mas acho que Jorge sabe como lidar com isso. Mas, devemos ajudá-lo, já que sem nossa oração ele não conseguirá. Para ajudar o papa levar a mensagem de Cristo ao mundo, primeiro devemos escutá-la dentro de nós", concluiu a irmã do pontífice.

Fonte: Com informações do Uol e EFE

Publicado Por: Francy Teixeira

Últimas Notícias
20h34 Setor elétrico terá conta extra de R$ 7 bilhões em 2015 20h15 Paralisação dos Correios atinge pelo menos 4 estados 19h51 Pedidos de vista atrasam processos no STF em média por um ano, diz FGV 19h37 Zeca Camargo vive momento complicado, perde 'Vídeo Show' e pode ir para geladeira 19h30 Criminosos se passam por hóspedes para roubar hotel 19h28 VII Semana da Biologia 19h23 Uma grande conquista da Prefeita Edimê para o povo coivarense 19h22 Secretaria de Saúde de Marcolândia Realiza o Hiperdia 19h12 Estrutura metálica de ponto de ônibus cai e atinge mulher 19h00 Parada Cultural da Igualdade reúne 14 mil pessoas em Picos 18h52 Irritada, Dilma nega tática do medo e dispara contra Marina 18h27 Viúva de Campos estreia nesta noite no programa eleitoral do PSB 18h19 Secretaria municipal de Saúde de São Felix do Piauí realizam mutirão 18h19 Secretaria municipal de Saúde de São Felix do Piauí realizam mutirão 18h18 Povo recebe Elmano Férrer em Campo Largo do Piaui com festa e alegria 18h16 Ciclista morre após colidir com caminhão na BR 316 18h12 Prefeito Rômulo Aécio declara apoio ao Candidato ao Senado Elmano Férrer 18h02 Ademir da Guia pede afastamento de atletas após goleada por 6 a 0 18h01 Juiz nega à CPI acesso à delação premiada de Paulo Roberto Costa 18h01 A 14 DIAS da eleição, 180 traz números da disputa no Piauí 17h54 Candidato ao Senado Elmano Férrer faz visita em Campo Largo do Piaui 17h50 Edição/2014 consagra corrida de cavalos do Sítio do Projeto 17h41 Aos 21 anos, Miss Rio de Janeiro sonha em se casar virgem 17h30 Dupla armada faz arrastão em parada de ônibus próximo a faculdade em THE 17h25 Prefeito Walter e 1ªDama Kelly convida a população para o café da manhã no Povoado Buraco D'Água
Mesário Voluntário