180graus

Saiba mais! - 27/03/2013 às 00h49

'Ele nunca teve namorada, mas falava palavrão', diz irmã do Papa Francisco

Irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor

DR GERMANO
COMSERV
Laurice - Projetos
Unimed
COELHO FORTE E DOURADO

María Elena Bergoglio, irmã do papa Francisco, desmentiu que o pontífice teria tido uma namorada quando jovem, alegando que "seu coração esteve sempre Jesus", e revelou que o mesmo dizia palavrões em sua juventude e que também é um grande cozinheiro.

Assim falou María Elena em uma entrevista concedida à revista italiana "Chi", que chegará amanhã às bancas e que teve alguns trechos antecipados nesta terça-feira pela imprensa local.

"A namorada? A verdade é que nunca existiu. Mas, se esta senhora está dizendo, sendo feliz assim, por que não deixar que ela conte esta história?", respondeu María Elena às afirmações realizadas por Amália, a suposta "namorada" que o papa Francisco teria tido aos 12 anos de idade, quando morava no bairro portenho de Flores.

Recentemente, Amália chegou a assegurar à imprensa local que o jovem Bergoglio chegou a lhe dizer: "Se não me casar com você, vou me tornar padre".

Durante a entrevista, María Elena, de 65 anos, explicou que seu irmão era "como o vemos agora, ou seja, atento, sempre carinhoso e muito doce com os demais", lembrando que sempre brincavam juntos.

"Lembro que havia um papagaio no seminário e não excluo a possibilidade de que ele (Jorge Bergoglio) tenha lhe ensinado alguns palavrões ao invés de ensiná-lo a rezar", comentou a irmã do papa com muito humor.

María Elena, dez anos mais nova que seu ilustre irmão, define Francisco como um homem que amava estar em família, à qual "sempre foi muito ligado".

"Quando estava no seminário, nunca se esquecia de fazer uma ligação. Estava sempre alegre e disposto a brincar", afirmou María elena, que acrescentou: Jorge Bergoglio se dá muito bem na cozinha e, habitualmente, preparava ele mesmo sua comida.

Sobre a escolha de seu irmão como papa, María Elena afirmou que ninguém estava esperando isso e que, tanto seu outro irmão como ela, estavam convencidos que todos se encontrariam novamente em Buenos Aires após a realização do conclave.

"Antes de ele ir a Roma, nos falamos por telefone, como sempre fazíamos. Ele estava tranquilo e me disse que continuaríamos nos falando quando voltasse. Estava convencida que seria assim, e ele também", declarou.

A irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor: "Devia se ocupar com os pobres de sua amada Buenos Aires. Ele era feliz aqui", completou.

Perguntado sobre a renúncia de Bento 16, María Elena comenta que seu irmão se limitou a dizer que Ratzinger tinha sido um papa "honesto" e que era "muito difícil dizer adeus ao poder".

"Tem um grande desafio pela frente. Muito trabalho. Mas acho que Jorge sabe como lidar com isso. Mas, devemos ajudá-lo, já que sem nossa oração ele não conseguirá. Para ajudar o papa levar a mensagem de Cristo ao mundo, primeiro devemos escutá-la dentro de nós", concluiu a irmã do pontífice.

Fonte: Com informações do Uol e EFE

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Dr. Wilson Gondim
Terno e Cia
Unimed
Unimed
Últimas Notícias
21h46 Rejane Dias participa de comício com candidatos da oposição em Castelo 21h20 8ª Jornada do Livro Espírita terá início no dia 03 de outubro 21h17 Um acidente em carreata deixa uma vítima fatal na PI que liga Simplício Mendes a Paes Landim 21h08 Prefeito é acusado de compra de votos e caso vai parar na delegacia de Campo Maior 18h13 TSE autoriza envio de Força Federal para 59 municípios do PI; veja a lista 18h04 Justiça Federal condenou dois ex-prefeitos e empresários 17h55 Convenção G12 2016 em Teresina 17h53 Aniversário de 6 anos da Jocum Teresina, parece que foi ontem.... 17h40 Ator Rodrigo Lombardi não fará mais Sergio Moro no cinema 17h34 Imagem do Brasil entre jornalistas estrangeiros melhora após Rio 2016 17h25 UAB lançará edital para 10 mil vagas de graduação e pós-graduação 17h18 Campanha de 'Multivacinação' termina nesta sexta-feira (30); mobilização total 17h15 Produtores do Nordeste vão ter até 95% de desconto para quitar dívidas 17h13 Lua Negra acontece nesta sexta. Conheça sua verdadeira história 17h10 Notificado 2.150 casos de chikungunya em 70 municípios do PI; veja números! 17h01 Corrente: MPE opina pelo deferimento da candidatura de Murilo Mascarenhas 16h35 MEC divulga os dados preliminares do Censo Escolar 2016; confira! 16h30 Interact apresenta projeto em prol da APIPA 16h15 Tecnologia: Estados Unidos liberam o uso de pâncreas artificial 16h07 Samyra Show se apresenta no município de Madeiro dia 29 15h55 Empresário tem carro alvejado durante carreata em Castelo do Piauí 15h52 Rotary Club Piçarra recebe documento histórico da criação do Rotary em Teresina 15h42 Secretaria de Justiça entrega novos rádios comunicadores a presídios 15h34 Jornal inglês revela salário de Tite, o 2º mais bem pago do mundo 15h21 Vereador é acusado de agressão por mulher que registra BO contra ele

Terno e Cia
Laurice - Projetos
Dr. Wilson Gondim

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 449

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    Dr. Wilson Gondim