180graus

Saiba mais! - 27/03/2013 às 00h49

'Ele nunca teve namorada, mas falava palavrão', diz irmã do Papa Francisco

Irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor

unimed fev

María Elena Bergoglio, irmã do papa Francisco, desmentiu que o pontífice teria tido uma namorada quando jovem, alegando que "seu coração esteve sempre Jesus", e revelou que o mesmo dizia palavrões em sua juventude e que também é um grande cozinheiro.

Assim falou María Elena em uma entrevista concedida à revista italiana "Chi", que chegará amanhã às bancas e que teve alguns trechos antecipados nesta terça-feira pela imprensa local.

"A namorada? A verdade é que nunca existiu. Mas, se esta senhora está dizendo, sendo feliz assim, por que não deixar que ela conte esta história?", respondeu María Elena às afirmações realizadas por Amália, a suposta "namorada" que o papa Francisco teria tido aos 12 anos de idade, quando morava no bairro portenho de Flores.

Recentemente, Amália chegou a assegurar à imprensa local que o jovem Bergoglio chegou a lhe dizer: "Se não me casar com você, vou me tornar padre".

Durante a entrevista, María Elena, de 65 anos, explicou que seu irmão era "como o vemos agora, ou seja, atento, sempre carinhoso e muito doce com os demais", lembrando que sempre brincavam juntos.

"Lembro que havia um papagaio no seminário e não excluo a possibilidade de que ele (Jorge Bergoglio) tenha lhe ensinado alguns palavrões ao invés de ensiná-lo a rezar", comentou a irmã do papa com muito humor.

María Elena, dez anos mais nova que seu ilustre irmão, define Francisco como um homem que amava estar em família, à qual "sempre foi muito ligado".

"Quando estava no seminário, nunca se esquecia de fazer uma ligação. Estava sempre alegre e disposto a brincar", afirmou María elena, que acrescentou: Jorge Bergoglio se dá muito bem na cozinha e, habitualmente, preparava ele mesmo sua comida.

Sobre a escolha de seu irmão como papa, María Elena afirmou que ninguém estava esperando isso e que, tanto seu outro irmão como ela, estavam convencidos que todos se encontrariam novamente em Buenos Aires após a realização do conclave.

"Antes de ele ir a Roma, nos falamos por telefone, como sempre fazíamos. Ele estava tranquilo e me disse que continuaríamos nos falando quando voltasse. Estava convencida que seria assim, e ele também", declarou.

A irmã do pontífice descreve Francisco como uma pessoa muito reservada e sempre afastada do clamor: "Devia se ocupar com os pobres de sua amada Buenos Aires. Ele era feliz aqui", completou.

Perguntado sobre a renúncia de Bento 16, María Elena comenta que seu irmão se limitou a dizer que Ratzinger tinha sido um papa "honesto" e que era "muito difícil dizer adeus ao poder".

"Tem um grande desafio pela frente. Muito trabalho. Mas acho que Jorge sabe como lidar com isso. Mas, devemos ajudá-lo, já que sem nossa oração ele não conseguirá. Para ajudar o papa levar a mensagem de Cristo ao mundo, primeiro devemos escutá-la dentro de nós", concluiu a irmã do pontífice.

Fonte: Com informações do Uol e EFE

Publicado Por: Francy Teixeira

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
08h13 Bloco “Coice da Jumenta” reúne seus foliões em grande feijoada em Campo Largo do Piauí 04h51 Valdo e Felipe levam público ao delírio no carnaval de Pedro II 02h03 Ex-prefeito não entrega abastecimento d’água e é condenado pelo TCU 23h46 Multidão participa do Corso em N. S. dos Remédios 22h47 Messi é mais um astro fora da Olimpíada Rio 2016 20h10 CRAS de Sigefredo Pacheco realiza carnaval para idoso 18h59 Twitter suspende até 125 mil contas que promoviam terrorismo e ao EI 18h53 Porte da carteira de habilitação pode deixar de ser obrigatório no Brasil 18h46 Bisping chama Anderson Silva de ‘Morgan Freeman’, ironizando idade 18h40 Hugh Jackman remove quinto foco de câncer de pele em dois anos 18h33 Colunista de O Globo diz que Castro nunca formulou projetos para saúde 18h16 Garoto é morto dentro de igreja durante velório do amigo 18h02 Prefeitura realiza desfiles de escolas de samba 17h36 Asfalto novo que liga Paes Landim a Simplício Mendes 17h36 Domingo de folia marca o carnaval de Água Branca 17h30 Sete Escolas do Grupo de Acesso se apresentaram no 1º dia de desfiles em Floriano 16h16 Domingo teve Carnaval para todas as idades na Praça do Açude 15h36 Prefeito Josimar participa de Audiência com secretários do estado 15h30 Carnaval: Setur contrata empresa de técnico da Defensoria Pública do PI 15h18 Agricultores estão sofrendo roubos de defensivos agrícolas nos cerrados 14h46 Bando corta até energia da cidade para arrombar agência do Banco do Brasil 14h34 Dupla é presa no Piauí após instalar chupa-cabras em diversas agências 14h06 Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa é contemplada com equipamentos de cozinha 13h57 Crianças da escola municipal U.E.Novo Milênio ganha parquinho 13h46 Banda Lá Noiz agita segunda noite de Carnaval em Altos

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram