180graus

Anabolizante aumenta chance - 08/10/2012 às 12h33

Descoberta: Homens também são vítimas do câncer de mama

Uso de anabolizantes pode aumentar chances de desenvolver doenças em até quatro vezes

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
comserv
Hotel Delta - Semana Santa
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Islamar-Semana Santa
Terrazzo Poti

Conhecido como um mal que tem como alvo as mulheres, o câncer de mama também pode castigar os homens. Mais raro entre o sexo masculino, a doença atinge 1 homem para cada 100 mulheres. Diferentemente de muitos casos entre a população feminina, a doença é detectada na maior parte das vezes em estágio avançado. O principal motivo, apontam especialistas, é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância de exames de rotina. O que para o homem passa desapercebido por ser um carocinho indolor na auréola (região entorno do mamilo) pode ser o início de um tumor onde o tecido mamário se concentra, podendo causar coceira e irritação.

A incidência do câncer de mamas é mais comum em homens acima dos 35 anos de idade e pode aumentar conforme a idade avança. Apesar de ter pontos em comum com a doença que atinge as mulheres, como histórico familiar correspondente, no homem a doença está mais ligada a fatores hormonais e pode ser desenvolvida a partir de uma dieta rica em gorduras ou mesmo o excesso de álcool ingerido, explicou o mastologista Dr. Ruffo de Freitas Jr., diretor da Escola Brasileira de Mastologia da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia):

— Por ser um tumor menos frequente, os fatores de risco no câncer de mama masculino são menos conhecidos. Sabemos, no entanto, que alterações hormonais nos homens elevam as chances de se ter a doença.

O especialista explicou que dentre as alterações que podem levar a uma mudança de hormônios no corpo do homem estão a ginecomastia (aumento do tecido mamário nos homens), alterações no fígado ou mesmo aumento de peso, já que as células gordurosas produzem hormônios femininos, como estrogênio.

Além dos riscos acarretados pela alimentação e ingestão de bebida alcóolica, o uso de anabolizantes por frequentadores de academia de musculação ou mesmo de hormônios por transexuais também são fatores importantes, afirmou o mastologista:

— Quem usa corre um risco bem maior e tem em torno de três a quatro vezes mais chance de ter câncer de mama do que aqueles que não usam.

Os fatores envolvendo o câncer de mama em homens acarretada pelo aumento de hormônios femininos podem ser também de ordem endógena, ou seja, resultante de fatores internos do organismo. É o caso da síndrome de Klinefelter, representada pelo aumento das mamas em homens, redução dos níveis de testosterona e aumento das gonadotrofinas. Em pessoas que têm a síndrome, o risco de câncer de mama é de 20 a 50 vezes maior do que em aqueles que não têm a doença.

Diagnóstico

Assim como as mulheres, os homens também podem se autoexaminar como forma de rastrear alguma irregularidade na mama. O oncologista Dr. Anderson Silvestrini, presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), explicou que para os homens essa prática é ainda mais simples do que para a população feminina:

— Como o homem tem pouca glândula mamária, fica ainda mais fácil notar qualquer nódulo que apareça. Apalpando a própria glândula ele consegue notar se há alguma diferença para, então, procurar um mastologista que possa solicitar exames como mamografia ou biópsia.

Além de eventuais carocinhos, os homens devem ficar atentos também a vermelhidões ou mesmo dores na região da mama.

O oncologista alertou ainda para o risco causado pelo fato de muitos homens desconhecerem que também podem ter a doença.

— Em geral, vemos que os homens se preocupam menos com a saúde deles do que as mulheres. Isso é um ponto para ficarmos em alerta.

O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres. Depois do autoexame e da mamografia, faz-se a cirurgia para retirada da mama de acordo com o estágio em que se encontra a doença e, quando necessário, complementa-se com quimioterapia ou radioterapia.

As dicas de prevenção que os médicos dão para os homens são: praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada com pouca gordura e reduzir o consumo de bebida alcóolica. Vencer o preconceito e fazer o autoexame também entra na lista de ações para prevenir o desenvolvimento da doença.

Fonte: Com Informações Do R7

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
14h01 Novo treinador do Fla diz que clube terá que 'matar um leão por partida' 14h00 Câmara de PHA nomeia acusado de estupro de vulnerável 13h53 Justiça eleitoral desaprova contas do PCO referente ao exercício de 2011 13h50 Presidente do TSE diz que grave crise deve impulsionar mudanças políticas 13h47 TRE-PI fará palestra sobre norma que disciplina a prestação de contas anual 13h47 Município de Água Branca receberá investimento em infraestrutura 13h42 Desembargador do TJ-PI esclarece liminar que suspendeu júri de advogado 13h36 Após reunião na Alepi, Franzé vai receber permissionários de rodoviárias 13h32 Deputado Assis Carvalho participou do EugenioShow, transmitido em Brasília 13h28 Obra da prefeitura de Bom Princípio pode prejudicar a Lagoa do Portinho 13h04 Veículos são apreendidos pela PRF-PI na cidade de PHB com irregularidades 13h02 Lotoshow completa um ano e lança seu mais novo jogo: Pick Show 13h01 Crise já obrigou Prefeitura de Teresina a cortar R$ 6 milhões em despesas 13h01 Equipe visita escolas estimulando alunos do Programa de leitura Heróis do Saber 12h49 MEC repassa a partir de hoje parcela do Fundeb a estados e municípios 12h44 Temer diz que pontos da reforma da Previdência ainda podem ser negociados 12h41 IBGE diz que mulher é a principal responsável por criança no domicílio 12h12 Primeira reunião do Projeto Viva Semi-Árido 12h10 Apenas 25% das crianças com menos de 4 anos frequentam creche ou escola 12h07 Câmara aprova Medida Provisória que cria Programa Cartão Reforma 11h54 Lagoa Alegre é beneficiada com obras de infraestrutura asfáltica 11h52 Corpo de homem é encontrado dentro de cobra de 7 metros; fotos e vídeo 11h43 Observatório Social de Picos nega aprovação em licitação 11h39 Segunda Parada da Diversidade Sexual 11h31 Seminário de Encerramento do PNAIC/2016

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram