180graus

Anabolizante aumenta chance - 08/10/2012 às 12h33

Descoberta: Homens também são vítimas do câncer de mama

Uso de anabolizantes pode aumentar chances de desenvolver doenças em até quatro vezes

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Cadastre-se
Você no controle do Processo
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium!
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Semana da Enfermagem

Conhecido como um mal que tem como alvo as mulheres, o câncer de mama também pode castigar os homens. Mais raro entre o sexo masculino, a doença atinge 1 homem para cada 100 mulheres. Diferentemente de muitos casos entre a população feminina, a doença é detectada na maior parte das vezes em estágio avançado. O principal motivo, apontam especialistas, é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância de exames de rotina. O que para o homem passa desapercebido por ser um carocinho indolor na auréola (região entorno do mamilo) pode ser o início de um tumor onde o tecido mamário se concentra, podendo causar coceira e irritação.

A incidência do câncer de mamas é mais comum em homens acima dos 35 anos de idade e pode aumentar conforme a idade avança. Apesar de ter pontos em comum com a doença que atinge as mulheres, como histórico familiar correspondente, no homem a doença está mais ligada a fatores hormonais e pode ser desenvolvida a partir de uma dieta rica em gorduras ou mesmo o excesso de álcool ingerido, explicou o mastologista Dr. Ruffo de Freitas Jr., diretor da Escola Brasileira de Mastologia da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia):

— Por ser um tumor menos frequente, os fatores de risco no câncer de mama masculino são menos conhecidos. Sabemos, no entanto, que alterações hormonais nos homens elevam as chances de se ter a doença.

O especialista explicou que dentre as alterações que podem levar a uma mudança de hormônios no corpo do homem estão a ginecomastia (aumento do tecido mamário nos homens), alterações no fígado ou mesmo aumento de peso, já que as células gordurosas produzem hormônios femininos, como estrogênio.

Além dos riscos acarretados pela alimentação e ingestão de bebida alcóolica, o uso de anabolizantes por frequentadores de academia de musculação ou mesmo de hormônios por transexuais também são fatores importantes, afirmou o mastologista:

— Quem usa corre um risco bem maior e tem em torno de três a quatro vezes mais chance de ter câncer de mama do que aqueles que não usam.

Os fatores envolvendo o câncer de mama em homens acarretada pelo aumento de hormônios femininos podem ser também de ordem endógena, ou seja, resultante de fatores internos do organismo. É o caso da síndrome de Klinefelter, representada pelo aumento das mamas em homens, redução dos níveis de testosterona e aumento das gonadotrofinas. Em pessoas que têm a síndrome, o risco de câncer de mama é de 20 a 50 vezes maior do que em aqueles que não têm a doença.

Diagnóstico

Assim como as mulheres, os homens também podem se autoexaminar como forma de rastrear alguma irregularidade na mama. O oncologista Dr. Anderson Silvestrini, presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), explicou que para os homens essa prática é ainda mais simples do que para a população feminina:

— Como o homem tem pouca glândula mamária, fica ainda mais fácil notar qualquer nódulo que apareça. Apalpando a própria glândula ele consegue notar se há alguma diferença para, então, procurar um mastologista que possa solicitar exames como mamografia ou biópsia.

Além de eventuais carocinhos, os homens devem ficar atentos também a vermelhidões ou mesmo dores na região da mama.

O oncologista alertou ainda para o risco causado pelo fato de muitos homens desconhecerem que também podem ter a doença.

— Em geral, vemos que os homens se preocupam menos com a saúde deles do que as mulheres. Isso é um ponto para ficarmos em alerta.

O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres. Depois do autoexame e da mamografia, faz-se a cirurgia para retirada da mama de acordo com o estágio em que se encontra a doença e, quando necessário, complementa-se com quimioterapia ou radioterapia.

As dicas de prevenção que os médicos dão para os homens são: praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada com pouca gordura e reduzir o consumo de bebida alcóolica. Vencer o preconceito e fazer o autoexame também entra na lista de ações para prevenir o desenvolvimento da doença.

Fonte: Com Informações Do R7

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Últimas Notícias
19h51 Prefeitura realiza serviço de contenção de dunas no litoral do Piauí 19h34 Em Curralinhos-PI, população reivindica melhorias no transporte rodoviário 19h24 Começa o Mutirão de Limpeza no município de Floriano 18h53 Deputado Fábio Novo fiscaliza obras da UPA e participa de evento em Bom Jesus. 18h43 Confirmado Banda para Dia 09 de Junho na Exposertão 2017 18h22 Câmara de Vereadores de Alegrete realiza última sessão do mês 18h16 Apae de Picos comemora 38 anos e lança campanha para conseguir recursos 18h12 Homem morre após acidente o corpo foi encontrado em rodovia próxima a Caldeirão Grande 18h07 Polícia Militar Resgata Criança em Cárcere Privado Pelo Próprio Pai no Município de Nova Iorque-Ma 18h06 Novo Pronatec ofertará novos cursos em São Julião 18h04 Polícia Militar Apreende Arma de Fogo na Cidade de São João dos Patos-Ma 18h01 Após 2ª derrota na Série D, treinador Celso Teixeira deixa equipe do River 18h01 Advogado do presidente Michel Temer vai realizar palestra em Teresina 18h00 O Sonho da Casa Própria está Chegando em São João dos Patos 17h59 Maurício Bezerra participa de fórum de inclusão de pessoas com deficiência 17h54 Polícia Militar Recupera Motocicleta Furtada na Cidade Nova Iorque-Ma 17h51 Sete suspeitos de explodir caixas eletrônicos são presos 17h51 Gilmar Mendes manda recado: 'Resolvam suas crises' 17h47 Moradores protestam por transporte de melhor qualidade após principio de incêndio 17h38 Prefeitura de Uruçuí realiza recapeamento asfáltico no município 17h35 Prefeito Roger Linhares se reúne com Secretário Estadual de Saúde 17h31 Idoso tem as pernas quebradas em acidente no Piauí; é pai de vereador 17h30 Homem de 65 anos sofre grave acidente na BR-343 em Campo Maior 17h28 Projeto da associação de catadores e recicladores de lixo de Oeiras tem apoio da prefeitura 17h25 Comunidade em Madeiro irá ser beneficiada com uma UBS

Vem pro Podium
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium!
Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 10

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Vem pro Podium!
    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional