180graus

Mundo animal em destaque - 13/02/2017 às 10h06

Conheça o Pycnonemossauro, o dinossauro brasileiro primo do T-rex

Pesquisadores brasileiros descobriram que o exemplar brasileiro é o maior da família Abelisauridae

comserv
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Foto: Rodolfo Nogueira/Prehistoric Factory/Reprodução

Foto: Rodolfo Nogueira/Prehistoric Factory/Reprodução

O Pycnonemosaurus nevesi, um dinossauro que viveu em uma região que atualmente corresponde ao Mato Grosso, há 70 milhões de anos, é o maior exemplar da família Abelisauridae. Cientistas brasileiros concluíram que a espécie tinha 8,9 metros, da ponta das mandíbulas à ponta da cauda. Com a descoberta, o Pycnonemossauro brasileiro ultrapassa por um metro o dinossauro argentino Carnotaurus sastrei, que os pesquisadores acreditavam que era o maior do grupo dos Abelisauridae.

A pesquisa, publicada recentemente na revista científica Cretaceous Research, foi conduzida pelos brasileiros Orlando Grillo, paleobiólogo e zoólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Rafael Delcourt, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). A equipe de cientistas analisou fósseis de 37 dinossauros da família Abelisauridae, que reúne carnívoros bípedes, de fortes membros posteriores e crânios cobertos com sulcos e depressões.

“Há muita confusão nas estimativas do tamanho dos dinossauros, pois os métodos utilizados divergem de um trabalho para outro. Anteriormente, o Pycnonemossauro brasileiro havia sido descrito como um dos menores de seu grupo. Conhecer o tamanho de um dinossauro é importante para nossos estudos, como de paleoecologia e biomecânica”, explica Grillo.

Tamanho dos dinossauros
Segundo o pesquisador, o mais comum é que as espécies descritas pelos cientistas tenham seu tamanho estimado por meio de proporções diretas, feitas com regra de três que comparam os ossos de outros dinossauros. O método é geralmente impreciso, já que as medidas corporais variam bastante entre os animais.

Para uniformizar a dimensão das espécies analisadas no estudo, a equipe comandada por Grillo e Delcourt utilizou um mesmo método em todos os fósseis. Foram feitas regressões lineares baseadas no tamanho das vértebras e tíbia, cujas correlação com o comprimento corporal total é de 95 a 98%. “São valores muito altos, o que indica que o cálculo é muito preciso”, disse Orlando.

Predadores carnívoros
O nome Pycnonemosaurus significa ‘lagarto da mata densa’, em alusão ao Mato Grosso, onde os fósseis da espécie foram encontrados em 1952. O animal, que vivia na Chapada dos Guimarães era tido como o segundo maior dinossauro brasileiro, perdendo apenas para Oxalaia, um terópode de 12 a 14 metros de comprimento que viveu há 95 milhões de anos no lugar que hoje corresponde ao Maranhão.

O Carnotauro argentino, que até então era descrito como o maior desse grupo de dinossauros, com 7,8 metros de comprimento, é conhecido por ser uma das espécies descritas no livro Mundo Perdido, de Michael Crichton, que inspirou o grande vilão de Jurassic World, último filme da série Parque dos Dinossauros, o dinossauro Indominus Rex. Sua aparência é marcante, com chifres no topo da cabeça — mas, em comprimento, como descobriu a equipe brasileira, ele perde em pouco mais de um metro.

A pesquisa também identificou que as espécies da família Abelisauridade cresceram ao longo de sua evolução. A suspeita é que eles tenham acompanhado o aumento de tamanho de suas presas.

“Muitas vezes acontecem evoluções paralelas entre caça e caçador. Se as presas aumentam de tamanho durante a evolução, isso lhes confere maior vantagem por serem mais difíceis de abater. O que acaba favorecendo que predadores maiores sejam selecionados ao longo da evolução. Abelissaurídeos provavelmente se alimentavam de dinossauros saurópodes do grupo Titanosauria que também cresceram durante os anos”, disse Orlando.

(Com informações da VEJA.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram