180graus

Disponível na Mundo Verde - 10/01/2011 às 13h50

Conheça cranberry, a bebida usada há séculos nas infecções urinárias

Em Teresina ela é encontrada na Mundo Verde, que fica na rua Sen adorTeodoro Pacheco

comserv
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

As mulheres americanas sempre tomaram o suco de cranberry para tratar e prevenir problemas urinários. Se as mais antigas o preparavam com a fruta colhida no jardim, as modernas podem comprá-lo pronto no supermercado. Basta agitar e servir. Quem garante são os cientistas da Faculdade de Medicina Harvard, nos Estados Unidos. Eles puseram a frutinha azeda à prova, concluindo que as suas vovós tinham mesmo razão. É só abrir a U.S. Farmacopeia, a "bíblia" americana dos medicamentos, para conferir: contra essas infecções no trato urinário, uma das principais indicações é o trivial refresco de cranberry. Dois copos por dia são capazes de liquidar o problema.

Ardência ao urinar, necessidade freqüente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome... A série de incômodos provocada pela cistite -- inflamação na bexiga -- tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos dessa doença. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.

Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina. "Descobriu-se que ela possui um fator antiaderente", explica a farmacêutica Cláudia Souza, do Rio de Janeiro. Ou seja: impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem por ali.

Outros benefícios
Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Em Teresina ela é encontrada na Mundo Verde, que fica na rua Sen Teodoro Pacheco com rua Barroso.

1 - Bebida de Cranberry
Refrecancia de verão com benefícios para saúde

Ingredientes
200 ml de suco de cranberry
150 ml de água com gás
2 limões
1 laranja
1 colher de sobremesa de xarope de agave orgânico
Gelo a gosto
Preparo
Espremer o limão e a laranja, misturar com o suco de cranberry. Adicionar a água com gás, acrescentar o xarope de agave e servir com gelo.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico: aproximadamente 200,00 Kcal


2 – Em forma de coquetel

Batizado de cosmopolitan, conquistou fãs, como a cantora Madonna, e se transformou em uma espécie de bebida oficial da cidade. A receita é simples: vodca, Cointreau e sucos de cranberry e limão.

Ingredientes

30 mililitros de vodca
20 mililitros de Cointreau
20 mililitros de suco de cranberry
5 gotas de suco de limão
2 pedras de gelo

Preparo

Agite bem os ingredientes na coqueteleira e sirva em uma taça de dry martíni. Para a decoração, prenda uma casquinha de limão na borda do copo.

Fonte: Com Informações Da Sim Assessoria

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Agente PRF
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Casa do Cartucho
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
21h28 Assistência Social de Água Branca reinicia atividades do Projeto Nascer Saudável 21h03 "Firmino Filho coloca a Câmara de joelhos, se Doria receber o título será uma imposição do prefeito" 20h48 Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou feridos na Rússia 20h19 'Radar' diz que Dilma foi convidada para concorrer ao Senado pelo Piauí 20h14 Caçadores suspeitos de matar vigia de parque são detidos 20h02 Orquestra Sinfônica fará apresentação no 'Parque da Cidadania' domingo, 20 20h01 Guarda Municipal de Teresina encontra menor de idade desaparecida; detalhes 19h39 Serra da Capivara: Ministro divulga nota de pesar por morte de vigilante 19h31 Incêndio atinge residência e destrói carro que estava na garagem; fotos 19h31 TJ-PI deve realizar cerca de 500 audiências durante esforço concentrado 19h18 Simone Castro participa do Criança Esperança direto do Rio de Janeiro 19h05 Prefeitura de Pedro Laurentino divulga as atrações do festejo do Bom Jesus 18h54 Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata 18h13 Ex-prefeito no PI é condenado e fica sem direitos políticos por cinco anos 18h09 Lei no Piauí proíbe corte de água e energia antes de feriado e final de semana 18h00 Começou ontem o Sétimo festival da Melancia em Alto Longá. 17h58 MP alerta para porte indiscriminado de armas brancas na cidade de Parnaíba 17h26 Advogadas lançam livro no TJ-PI sobre inquietações do universo feminino 17h05 Monalysa disputa hoje o Miss Brasil 2017 e pode fazer história pelo Piauí 16h50 Jovem é executado dentro de casa na zona Leste de THE 15h21 Curiosidade: Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade 15h19 Henrique e Juliano levam susto com pane em avião: 'Encheu de fumaça' 15h03 Plenário do Senado votará mudança no registro de nascimentos 14h48 Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis 14h47 Comissão vai discutir se ricos devem pagar por universidades públicas

Matemática Básica
Informática p/ concursos
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram