180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

Dr. Igor Martins
UNIMED
Unimed- diga 33





A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33
UNIMED
Unimed- diga 33
UNIMED
Últimas Notícias
13h01 Prefeituras desobedecem lei e mantem publicidades no ar 12h57 Corpo do ex-prefeito Dr. Noronha Filho será sepultado neste sábado 12h48 Garoto e Garota Cultural são escolhidos em São Félix do Piauí 12h45 Jogos de futebol de Salão têm abertura oficial em São Félix do Piauí 12h42 Mulher é assassinada dentro de casa e marido é suspeito de cometer o crime 12h42 Renan Calheiros diz a Michel Temer que presidente Dilma não volta mais 12h40 Aconteceu em São Félix do Piauí Passeio Unificado de carros, motos e bicicletas pela cidade 12h34 Torneio de Baralho aconteceu em São Félix do Piauí 12h16 É possível desbloquear o iPhone com outras partes do corpo 12h04 Convenção Municipal no Clube Tropical será realizada na cidade de João Costa 12h01 Siena bate em muro da Eletrobras e jovem de 21 anos morre em Teresina 11h52 Dia 31 de julho acontecerá em Inhuma Convenções Municipais de homologação de pré-candidaturas 11h19 Grupos fazem homenagens durante velório do médico Antônio Noronha 11h17 Casa de apostas próximo à Novafapi funciona sem qualquer interferência 11h14 River x Fortaleza se enfrentam neste sábado pela Série C do 'Brasileirão' 11h01 Será realizado no domingo (24/07) convenções municipais em Barra D'Alcântara 10h59 PTB realizará convenção dia 29 de julho em Sebastião Barros 10h48 Dia 30/07 acontecerá Convenção Municipal em Nossa Senhora de Nazaré 10h44 Bom Jesus participou de mapeamento pontos de internet em locais públicos 10h42 Cociente eleitoral de Teresina será de 14 mil votos; veja regra para suplente 10h35 Reunião e apoio do PSDB a pré-candidatura de Quirino Avelino 10h22 UBS do Matadouro de portas abertas atendendo quem reside no Bairro 10h21 Resposta de Bauza pode demorar e São Paulo já começa a traçar plano B 10h20 Mapeamento foi realizado em Picos para melhoria dos pontos de internet pública 10h13 Polícia troca tiros com bandidos em Timon em tentativa de assalto ao BB

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 208

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset