180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

Anilson Feitosa Kangaco
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
ENEM INTENSIVO CEV
Tire sua habilitação na Servemplac
DREAM PARK ABC
Mirante da Mota Machado
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
SA CAVALCANTE RIO POTY
Inocoop - Recanto das Palmeiras
RESERVA HELICONIA
WS Construtora - Recanto das Palmeiras





A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Publicado Por: Fábio Carvalho

VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
LIKE HR
WS Construtora - Alto das Palmeiras
WX - Village Leste
Inocoop Recanto das Palmeiras
THREVO PIATZ
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
19h56 João Cláudio Moreno faz show em homenagem aos 300 anos da Paróquia de Santo Antônio 19h50 Petrobras não precisará republicar o balanço do 1º trimestre 19h48 Setor tributário da Prefeitura de Vila Nova prorroga prazo para pagamento de IPTU 19h22 Prefeito de Piriripi é acusado de usar ônibus escolar para outra finalidade 19h21 Oficina de Culinária com a nutricionista Dra Auriléia Paiva encerra o 3º dia da II Semana do Bebê 19h20 Sem Zayn Malik One Direction avisa que próximo álbum será 'diferente' 19h06 Casa de pastor em cidade do Piauí é depredada, após morte em acidente 19h05 Cai numero de fumantes para 30,7% em 9 anos no país, diz Ministério da Saúde 19h05 Prefeito anuncia cortes de R$ 1,5 milhão para equilibrar finanças no município 19h03 TV Globo convoca Zeca Camargo para substituir Ana Maria no 'Mais Você' 18h59 Leandra Leal encontra corpo de travesti e paga despesas de enterro 18h59 Promotora evita falar sobre investigação criminal contra presidentes da OAB 18h58 MP-PI vai passar um ano investigando suspeita de improbidade em SJ da Fronteira-PI 18h50 PL de Iracema exige coleta seletiva em moradias do Programa Minha Casa Minha Vida 18h44 Morre Pai do Empresário Neto Construções 18h35 Bissexualidade de Brad Pitt é revelada 'Se encontra com atores pornôs' 18h34 Em self, deputado Fábio Novo mostra o seu novo perfil, todo depiladinho 18h25 Google anuncia sistema operacional para fogões, geladeiras e outros eletrodomésticos 18h23 Prefeitura de Manoel Emídio inaugura Sala do Empreendedor 18h15 Mais 113 professores são nomeados para atuarem em THE; acesse a lista 18h12 Juíza de Marcolândia-PI pede ação do Conselho Nacional para a falta de promotor 18h08 A maçonaria e a intolerância da igreja 18h04 Ação Global levará qualidade de vida para Barras 18h04 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de Campinas do Piauí 18h02 Fernanda Vasconcellos revela bullying na escola: 'Vinham com pau e pedras'
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like
BRISA SUL - BOA VISTA
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VANITY SANDRA SILVA
    AGUAS DE TIMON

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 140

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    AGUAS DE TIMON
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac
    Mirante da Mota Machado