180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

Cofen- Enfermagem
180 & Gracom - Maratona
Cev- Maio
Phocus Galerie
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
180 - Vende-se Hilux
Coren- Enfermagem
Coren Enfermagem
IEMP - Prof. Ana Cristina
Dr. Raimundo Junior





A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


180 & Gracom - Maratona
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Terno e Cia
Phocus Galerie
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
UNIMED DIA DAS MÃES
Panificadora Canindé
Marquinhos do Pará
vaga pesquisadores
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
18h50 Solange do Aviões conta:'Fiz aborto aos 17 anos, me arrependo até hoje' 18h49 Cidade de Paes Landim intensifica os trabalhos na construção de calçamentos 18h23 River perde para América-RN por 3 a 2 em partida disputado no 'Albertão' 18h05 XIX Exame de Ordem Unificado registra baixo índice de abstenção 18h00 PMT: Faxina nos bairros de Teresina já recolheu 3,6 mil toneladas de lixo 17h58 Prefeito enrolado de Dirceu Arcoverde é zero em transparência 17h53 São Braz: Henrique conseguiu R$ 2 milhões e Marcelo outros benefícios 17h50 Ao lado do governador, prefeito Dr. Flávio Carvalho e assessores participam de solenidade em Oeiras 17h37 CONTINUAÇÃO: Ao lado do governador, prefeito Dr. Flávio Carvalho participa de solenidade em Oeiras 17h37 Namorado diz que perdeu emprego e amigos por relação com Suzane 17h32 Juíza adia decisão sobre transferência de investigação de estupro coletivo 17h27 PF recebeu denúncias contra o prefeito de Dirceu Arcoverde 17h26 Gorila é morto após menino cair em área isolada de zoológico nos EUA 17h25 'Parada Gay' em SP é com protestos contra Temer e defesa das mulheres 17h14 Governo Temer terá de se ajoelhar a Cunha, diz Dilma Roussef 15h42 Gincana Cultural na Escola Monsenhor Uchôa 15h40 Encontro de Capacitação 14h41 Atlético Vermelhense vence Infodelta por 4 x 2 pelo Campeonato Society da Vermelha 14h16 Acidente de moto no DF mata garota piauiense de 20 anos 14h02 Motorista perde controle na estrada da 'Pedra do Sal' e carro sai da pista 13h47 Poço artesanal entregue pelo governo é alvo de críticas 13h36 Morre Mário Sérgio, vocalista do Fundo de Quintal; causa ainda não divulgada 13h17 Em Fartura do Piauí, prefeito não consegue por de pé quadra esportiva 13h06 86 alunos devem concluir Curso de Formação de Soldados em Picos 13h00 Órgãos abrem o prazo para 1 mil vagas no início da semana; confira aqui listão

Dr. Raimundo Junior
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Dr. Wildson de Almeida
Conplan
Terno e Cia
Phocus Galerie

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 242

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    Casa do cartucho
    180 & Gracom - Maratona
    Phocus Galerie - Eventos
    vaga pesquisadores
    Terno e Cia
    Dr. Raimundo Junior
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    ZikaZero
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset