180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

ABC IMOVEIS





A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
23h56 4 pessoas presas e meia tonelada de maconha apreendida pela SEIC em Ribamar-MA 21h04 Visita do conselho regional de medicina na UBS 18h48 Técnico de companhia aérea do voo com Chapecoense é o 1º a receber alta 18h42 PI: Incêndio consome vegetação em área de 2 municípios da região norte 18h33 Enem: segunda aplicação traz questões sobre dengue e Aquarela do Brasil 18h25 Lais Ribeiro vai a evento em NY com vestido vermelho, de decote ousado 18h08 Criança vítima de bala perdida na zona Norte está sem movimento das pernas 17h46 PI: Funcionário de 'parque de diversões' é morto a facadas 17h31 Doria venderá veículos da prefeitura e sugere táxi e Uber para sua equipe 17h15 Servidora garante o direito à jornada reduzida para cuidar do filho autista 17h06 Lateral esquerda da Chapecoense respira sem ajuda de aparelhos 17h04 Parnaíba recebe financiamento para a recuperação de imóveis históricos 17h01 Hoje tem Balada no Las Vegas 17h00 Cavaleiros dos zodíaco ganhará filmes com atores 16h51 Candidato a vereador detido com 'moto roubada' diz que foi um ‘mal entendido’ 16h42 Chapecoense será declarada campeã da Sul-Americana, diz presidente do Clube 13h53 Foto mostra ator correndo pelado atrás do diretor do filme 13h01 THE:Corpo de jovem desaparecido é encontrado enterrado 12h36 Ao Ego, Stefhany diz que sofreu nos primeiros dias para amamentar filha 12h25 Durante show em Los Angeles, Britney Spears ganha bolo de aniversário 12h11 Bruna Marquezine atende fãs em treino de Neymar na Espanha 12h10 Ronda Escolar do 13°BPM conduz homem que se apresentava como Capelão da PM em escolas de Ribamar-MA 12h06 Fãs prometem boicote contra Johnny Depp em ‘Animais Fantásticos’ 11h59 Petrus Evelyn ministra curso sobre os 'segredos que mudam sua vida' 11h58 Lista reúne título de 10 filmes sensuais e eróticos disponíveis na Netflix

Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    ABC IMOVEIS
    sunset