180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

kangaço
Gerente Eficiente
Fabiola Serra
Graça Sousa
Irritec
Mafrense Máquinas
CEV
Essencial Construtora
Prime Imobiliária
Neoclinica

A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Publicado Por: Fábio Carvalho

Últimas Notícias
06h52 Lojas Americanas é condenada no MA por danos morais após mudar pedido no site 06h45 FMBS realiza congresso técnico da fase final do Campeonato Maranhense 06h31 Estradas federais terão reforço de 2.000 agentes no feriado prolongado 06h30 Sedes qualifica servidores em sistema de convênios e contratos 06h15 Câmara aprova mobilidade urbana em Imperatriz 06h10 AABB de Valença-PI lança promoção em homenagem ao dia das mães 06h03 Câmara decreta ponto facultativo nesta quinta e retoma atividades na próxima semana 06h00 Ponto será facultativo no Estado nesta quinta-feira (17) 05h46 Presidente da Agespisa discute projetos com governador Zé Filho para melhorar abastecimento 05h15 Líder do Governo pede sensibilidade em relação à liberação de emendas 05h09 CMT decreta ponto facultativo nesta quinta e retoma atividades na próxima semana 05h03 Arquidiocese de Teresina anuncia a programação para a Semana Santa 04h45 Namorado de Xuxa, pode ganhar papel de protagonista em série policial 04h20 Após acusação de plágio, Marcos Mion fala sobre Luciano Huck: 'Eu o adoro' 04h00 Carla Perez recusa convite para participar do reality 'A Fazenda' 02h28 Cadastre-se já para a Palestra Gerente Eficiente. Você melhor, ganhando mais! 02h10 Olivia Wilde aparece nua em trailer do drama 'Third Person', assista ao vídeo 02h04 'A Xuxa ficou presa no infantil', diz compositor de clássicos da rainha 02h01 Aos 40 anos, Heidi Klum faz topless em praia no México; veja fotos 01h48 Ivete Sangalo mostra capa do novo DVD e música inédita para fãs 01h33 Lília Cabral elogia comportamento de Fiuk no set da comédia 'Julio Sumiu' 01h09 Tânia Mara nega crise entre Manoel Carlos e Jayme Monjardim por música 00h50 Sem encantar, Santos faz 3 x 0 no Mixto e avança na Copa do Brasil 00h46 Equipe do Sampaio acerta os detalhes para pegar o Paraná 00h41 Cruzeiro empata com gol no último minuto e evita 'desastre' na Libertadores
Gerente Eficiente
Lancamento do Guia

Enquete

Semana Santa é época de...

Total de Votos: 204

Válida de 16/04/2014 a 23/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    BlueShark
    Coelho Fortes Dourado
    Babylandia

    180graus no Instagramno Instagram