180graus

Ampliando os direitos - 06/06/2013 às 17h14

Comissão aprova a regulamentação da Lei das Domésticas

Texto ainda precisa ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara

DREAM PARK ABC
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
unimed the shopping
Casa Praia
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
cev meeting de concursos
Helder Eugênio Advogados Associados
SA CAVALCANTE RIO POTY
Inocoop - Recanto das Palmeiras





A comissão especial do Congresso Nacional que discute a regulamentação da emenda constitucional que amplia os direitos de empregados domésticos aprovou nesta quinta-feira (6) o relatório que regulamenta os sete itens do texto que ficaram em aberto após a promulgação. Para virar lei, o projeto de regulamentação ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

A aprovação ocorreu mais de dois meses após a promulgação pelo Congresso da emenda que ficou conhecida como PEC das Domésticas. Depois de mais de uma hora do início da sessão, a votação foi anunciada e realizada de forma simbólica (sem contagem dos votos) em menos de um minuto, depois de deputados e senadores apresentarem críticas ao texto do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os 8% restantes equivalem ao mesmo que é pago pelos empregadores das demais categorias . Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.

Hora-extra
Pelo texto apresentado, fica definido que a hora-extra deverá ser paga com valor no mínimo 50% maior que a hora normal. As horas-extras poderão ser compensadas com folgas ou descontos na jornada diária, mas, caso ao final do mês a empregada acumule mais de 40 horas sem compensação, elas obrigatoriamente deverão ser pagas.
O restante será somado num banco de horas válido por um ano. No projeto, o banco é chamado de "sistema de compensação de horas”.

Férias
A regulamentação também cria a possibilidade de divisão das férias de trabalhadores da categoria em apenas dois períodos. Inicialmente, o texto de Jucá previa que as férias dos domésticos fossem divididas em até três períodos.

A mudança foi solicitada pelos sindicatos e equipara as férias de domésticos ao das demais categorias de trabalhadores urbanos e rurais. Um dos períodos de férias deve ter no mínimo 14 dias. Atualmente, não há regra específica para a divisão das férias que, segundo o Ministério do Trabalho, é fixada a critério do empregador.

Fonte: Com informações do G1

Publicado Por: Fábio Carvalho

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


LIKE HR
meu blog 2
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WX - Village Leste
Mirante da Mota Machado
DREAM PARK ABC
VANITY SANDRA SILVA
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
03h09 Homem é assassinado com dois tiros ao abir a porta de sua casa em Campo Maior 03h04 Giovanna Antonelli emagrece 5 Kg para novela: 'Com 39 anos não é tão fácil' 02h55 Sem Suárez, Uruguai também perde Cavani contra Bolívia e Colômbia 02h34 Presidente da Câmara diz que governo envia propostas que não são 'críveis' 02h11 Aécio critica tentativa de aproximação de Dilma Rousseff com governadores 01h33 Mulher tem bebê em plena avenida após ser liberada de hospital em Campo Maior 00h55 Crianças do 'Bom Dia & Cia' apresentarão programa três vezes por semana 00h54 Serviço permite destruir e-mails que já foram enviados 00h49 Grande corrida de cavalos agitou as festividades do povoado Pedras 00h23 Sem Rodrigo Faro, Eliana tem quase o dobro da audiência da Record 00h01 Ivi Pizzott faz ensaio sensual no conjunto de favelas do Alemão, no Rio 00h01 Quarta Noite do Novenário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres na Ilha Grande 23h57 Silvia Abravanel sente mágoa de Gugu por ter deixado SBT: 'Saiu sem dar tchau' 23h54 O exame será feito na próxima quarta-feira 23h32 Andressa Suita e Thais Fersoza posam em show de Gusttavo Lima e Michel Teló 23h28 Zona urbana de Água Branca receberá obra 23h25 Divulgada as bandas que animarão os festejos de Canavieira 23h17 Ex-jogadores serão homenageados durante campeonato portuense 2015 23h16 NASF 3- presta serviços de fisioterapia a pessoas pelo interior de Canavieira 23h07 Kaká e Carol Celico planejam novo casamento em Fernando de Noronha 22h52 Camila Queiroz quer se casar nos próximos 3 anos: 'Não tem porque esperar' 22h42 Prefeita Gadocha reúne secretários para traçar metas para o segundo semestre 22h33 Rodrigo Lombardi, de 'Verdades Secretas', comemora faixa azul no jiu-jítsu 22h22 Jovens da Alemanha são recepcionados na Prefeitura Municipal de Porto 22h18 Android tem falha grave que deixa vírus entrar e roubar todos dados
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL
Mirante da Mota Machado
virada geek
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    MEU BLOG 2
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    VILLAGE LESTE - WX
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WX - Village Leste
    Mirante da Mota Machado
    THREVO POETIC