180graus

Ciência e Saúde em destaque - 16/07/2017 às 17h04

Cigarro, álcool e HPV aumentam risco de câncer de cabeça e pescoço

No caso de doença avançada, os sintomas são dor, sangramento, perda de dentes e perda de peso

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo





Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prevenção ao tabaco, a bebidas alcoólicas e ao papilomavírus (HPV) faz parte do alerta do julho verde, mês em que são reforçadas as campanhas contra o câncer de cabeça e pescoço. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido de câncer de laringe e cavidade bucal em 2015, de acordo com o levantamento mais recente.

Os tumores do câncer de cabeça e pescoço manifestam-se em lesões na boca, na faringe, na laringe e na tireoide. Não são classificados nessa modalidade de câncer os tumores no cérebro e nos olhos. Segundo Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C. Camargo, a automedicação e a falta de diagnóstico correto fazem com que de 70% a 80% dos pacientes cheguem ao médico com a doença em estado avançado.

Os sintomas do câncer incluem lesões brancas ou vermelhas, feridas, caroços, incômodo para engolir, rouquidão, dor e desconforto, com duração maior que duas semanas. “São sintomas que se confundem com doenças comuns. No caso da doença comum, em duas semanas os sintomas desaparecem, com ou sem tratamento. O câncer vai se tornando cada vez pior, os sintomas só se agravam. Aí deve despertar a atenção, 15 dias é o ponto chave”, esclarece o médico.

No caso de doença avançada, os sintomas são dor, sangramento, perda de dentes e perda de peso. O diagnóstico precoce traz mais chances de cura ao paciente. Há 20 anos, a taxa média de cura era 50%. Atualmente, com o aumento do diagnóstico precoce e os tratamentos mais modernos, o índice subiu para 65% a 70%. Os tumores de tireoides têm ainda mais sucesso, com taxa de cura superior a 90%.

A taxa de incidência apurada no país este ano pelo Inca mostra que homens são os mais afetados por esse tipo de câncer. Para o câncer de laringe, foram 6.360 novos casos de homens e 990 casos em mulheres. O câncer da cavidade oral afetou 11.140 pacientes masculinos e 4.350 mulheres.

Prevenção
Evitar os principais fatores de risco, como o cigarro, são a mais importante forma de prevenção. Segundo o médico, os diversos componentes químicos da combustão do tabaco, com forte potencial cancerígeno, afetam a boca, a garganta e a laringe. “As pessoas que fumam um maço por dia, por 20 anos, têm risco de cinco a dez vezes maior que a pessoa que nunca fumou. Se beber, aumenta de 60 a 80 vezes esse risco”, adverte.

A ingestão de bebidas alcoólicas é outro fator prejudicial. “O álcool é um solvente que facilita a penetração dos agentes cancerígenos na mucosa. O indivíduo que bebe muito, se alimenta mal e não tem cuidado com higiene oral, aumenta a proliferação de bactérias, que podem produzir infecções crônicas”, explica.

O terceiro fator de risco é o HPV, que pode ser transmitido para a boca por meio de sexo oral ou até pelo beijo. A incidência do HPV alterou o perfil do paciente, que antes era, em sua maioria, pessoas entre 55 e 60 anos. Com o vírus, a faixa etária diminuiu para 30 a 40 anos, predominante até entre pessoas que não fumam ou bebem. Segundo o médico, outras questões como dieta pobre em frutas e verduras também aumentam os riscos.

Tratamento
A cirurgia ou a radioterapia podem ser o tratamento nos estágios iniciais. Com o avanço do câncer, a quimioterapia ou a combinação das terapias também passam a ser indicadas. Kowalski destaca que a cirurgia, nos tempos atuais, deixaram de ter caráter mutilador. “Temos mídia assistida, laser, robótica e técnicas mais refinadas de reconstrução. Hoje, conseguimos retirar os tumores sem deixar sequelas significativas para o paciente, o sucesso do tratamento melhorou muito”, destaca.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
01h45 Confira as principais informações esportivas veiculadas na TV Assembleia 21h22 Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical 21h10 Jovem de apenas 15 anos morre em acidente na zona rural de Francinópolis 20h35 Município de Altos será beneficiada com 4.000 m de pavimentação asfaltica 20h20 Parceria entre prefeitura e SEBRAE incentiva microempreendedores em União 18h55 Linhas Guanabara 18h04 Colônia do Gurguéia: Abertura oficial da XV Semana Cultural 18h02 FMS: Inscrições para o teste seletivo seguem até essa sexta; acesse edital 18h00 Fundação Lupagus seleciona enfermeiros com experiência em sala de aula 17h52 Definidos os grupos do II Copão AMPAR 17h46 Prefeito de Avelino Lopes se reúne com Movimento Camponês 17h34 Prefeitura fecha parceria com o SEBRAE e vai ofertar serviços durante festejos 17h26 Modernização da gestão foi tema na reunião entre Osvaldo e o secretário 17h22 Prefeito de Nazária se reúniu com secretário Franzé e discutiram modernização da gestão 17h15 TCE-PI notifica prefeitos sobre publicação de atos oficiais 17h14 Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação 17h12 Alunos do Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias 17h09 Vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto 17h04 Classificados da Guarda Municipal vão ser convocados em seis meses 17h02 Campanha Nacional convoca população para fazer exames anti-hepatite C e diabetes 17h01 Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF 16h52 Expocorrente está sendo realizada no município de Corrente-Piauí 16h45 Ex-assessor dos ex-presidentes Lula e Dilma morre aos 76 anos 16h41 Feira de Adoção de Animais acontece neste domingo (23) na Potycabana 16h30 Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Mestrado | Vem pro Podium!
Informática para concurso
Matemática Básica
Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Polícia Civil
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional