Grande aliado pedagógico -

Brinquedos educativos auxiliam no aprendizado das crianças do CMEI Thereza Christina

Um grande aliado pedagógico utilizado pelas escolas da Educação Infantil são os brinquedos educativos. Segundo Lívia Suelly Nascimento, professora das turmas de maternal do Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina, os brinquedos são uma grande ferramenta de ensino. “Os professores da educação infantil trabalham com crianças pequenas e estes estudantes precisam de uma atenção maior, além de ser necessária a utilização de mecanismos que chamem sua atenção, despertando o interesse na atividade que está sendo realizada”, comenta.

A professora explica que os brinquedos educativos auxiliam no aprendizado e na coordenação motora. “Tendo em vista que os brinquedos possuem cores diferentes para que as crianças aprendam sobre as cores, conheçam as letras do alfabeto, os numerais e as formas geométricas, entre outros, as crianças aprendem da forma que elas mais gostam: brincando”, diz Lívia.

A equipe da escola está vibrando com os materiais que foram doados pelas mães de alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional que participaram da primeira Oficina de Profissionalização de Artesanato de Feltro, realizada em uma parceria da Fundação Wall Ferraz (FWF) com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), oferecendo uma nova opção de renda para mães de alunos da Rede Municipal.

A produção foi voltada para a temática educacional, permitindo a utilização do artesanato nas escolas, especialmente no processo de alfabetização das crianças. As participantes também foram habilitadas para a fabricação de outros produtos em feltro, o que pode ser uma forma de contribuir com a renda familiar.

Valdete Silva, coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional, explica que a ideia da oficina surgiu depois de observar que muitos pais aguardam do lado de fora da sala de aula a saída do filho. “Para utilizar esse tempo em benefício das famílias, a Prefeitura de Teresina desenvolveu com eles a Oficina de Profissionalização de Artesanato em Feltro, que acontecem no Centro de Formação Professor Odilon Nunes e tem como objetivo promover capacitações com frequência”, diz.

As produções feitas pelas mães nessa primeira oficina foram doadas para os Centros Municipais de Educação Infantil Parque Vitória e Thereza Christina, inaugurados no mês de agosto.

O Cidade Olímpica prepara hoje 240 alunos para competições de conhecimento com aulas extras de matemática, língua portuguesa, astronomia, química, física e ciências. São estudantes do 7º ao 9º ano de 45 escolas municipais. “Desde o início do Programa os pais se envolvem, acompanhando os filhos, ajudando com o lanche e motivando os jovens. Essa participação é essencial e com a oportunidade de participarem dos cursos enquanto esperam o fim da aula, o engajamento é ainda maior”, finaliza Valdete.

O Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina é uma creche voltada para os filhos de mães que trabalham no comércio. O prédio está localizado na Rua Benjamim Constant, centro da cidade, e possui uma estrutura moderna e colorida para atender a até 120 crianças de 6 meses a 3 anos em jornada de tempo integral.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco