180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

CEV
ZAP ZAP DO BETO
Osório - Ed. Neuton Oliveira
REVISAO FINAL
Anilson Feitosa Kangaço
RESERVA HELICONIA





A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Curta a nossa fanpage
VAL PRAEIRO HELICONIA
ZAP ZAP DO BETO
WX - Village Leste
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
20h00 Pneus se soltam de micro-ônibus e atingem carro 19h53 Feirão da casa própria atrai milhares de pessoas 19h38 Marca de óculos de grife quer lançar novo Google Glass 19h01 Ricaça em nova novela, Leticia Spiller diz: 'Corrupção incentiva preconceito' 18h48 Rafael, do 'BBB15', antecipa comemoração e festeja seus 22 anos com Talita 18h33 Xuxa e outros famosos vão ao velório do diretor Roberto Talma: 'Saúde frágil' 18h21 Prefeitura no Piauí realiza seleção com mais de 50 vagas; acesse aqui o edital 18h13 GERENTE foi cercado e diz que bateu só para se defender 18h04 Ex-RBD Anahí se casa com governador mexicano 18h03 Ex-Timão e Santos é preso pela 2ª vez por tentar furtar caixa eletrônico 17h50 Filha de dançarina de funk deve mudar rotina após ameaças no Facebook 17h46 Schin emite nota sobre acidente que vitimou criança no litoral do Estado 17h33 Indonésia confirma e Brasil tenta evitar nova pena de morte 17h16 Alunos e profissionais de escola municipal se unem e promovem campanha contra dengue 17h14 Piauí é potência em geração de energia limpa do Brasil 16h55 Homem tem a perna dilacerada após acidente envolvendo uma caçamba 16h52 Aidar reitera que São Paulo não tem dinheiro para comprar Pato do rival 16h43 Condomínio Piazza del Campo é sinônimo de conforto na zona leste da capital 16h42 Vaca provoca acidente com ônibus da cantora Márcia Felipe no MA. 16h31 Rachel Sheherazade tem dia de fúria no SBT após levar bronca 16h14 Após McQueen, empresário de MS constrói carro inspirado na Barbie 15h55 Primeira mulher no Jornal Nacional se queixa por ausência 15h33 Um terço dos bebês de 6 meses já usam tablets e smartphones 15h16 Joelho incomoda, e Real Madrid teme não ter CR7 nas decisões 14h57 Prefeitura institui Comitê para controlar avanço da Dengue em Teresina
Duas cabeças pensam melhor do que uma
ZAP ZAP DO BETO
Curta a nossa fanpage

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Para você, no âmbito do Executivo, qual o pior nível de administração?

    Total de Votos: 35

    Válida de 25/04/2015 a 02/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    VAL PRAEIRO
    Curta a nossa fanpage
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA