180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

MUNICIPIO CONTABILIDADE
COLEGIO CEV
Artcores
Vestibular
Kangaco
Kangaço

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
08h03 Novas multas valem a partir de hoje com reajuste de até 900% 08h01 Sampaio tenta reação na Série B hoje contra a Ponte Preta em SP 07h55 Maurício de Sousa e Marina Colassanti são os destaques da FeliS neste sábado (1º) 07h46 Prefeitura entrega novos equipamentos respiratórios para o Socorrão I 07h40 Lula diz que não lê a VEJA há anos e que a revista "odeia o PT" 07h34 'Mais Você': Ana Maria Braga viaja para a Disney e André Marques assume atração 07h30 Polícia Civil cumpre mandado de prisão em São Luís 07h22 Xuxa, Luciano Huck e Gisele Bündchen: no dia do Halloween 07h15 TRT-MA e Foro Astolfo Serra (FAS) mantêm plantão neste fim de semana 07h13 Sesapi assina acordo com MP e terá de aparelhar 11 hospitais regionais no PI 07h05 Uema oferece curso de Mediação em EaD para professores da UNDB 07h00 Acontecerá neste sábado (01) a Segunda Novena dos Festejos de N.S de Fátima Loc. Patos 06h55 Defensora geral e subdefensor visitam secretário da Segep 06h48 Patricia Poeta se despede do 'Jornal Nacional' e faz planos: quer se bronzear 06h45 MPMA esclarece sobre atuação relacionada à falta de estrutura e merenda em escolas 06h30 Mulher é condenada por injúria racial em Caxias 06h27 Podolski posta foto em posição indiscreta: 'Boas vibrações' 06h18 70 % dos Servidores já receberam o Décimo Terceiro Salario em Campo Largo do Piaui 06h15 Maranhão Vôlei realizará amistoso neste sábado 06h00 Sábado com quinzena de descontos nas Lojas Potiguar 05h45 Espectadora passa mal após ser expulsa de peça por Ney Latorraca 05h00 Atores de 'Chaves' se reencontram após 20 anos 04h42 Irmão de Luciano Huck vai produzir filme sobre Suzane Richthofen: 'Sangrento 04h00 Jô Soares volta a gravar seu programa na segunda-feira, diz diretor 03h16 Luan Santana diz que gostaria de atuar em novelas

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 989

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram

    MUNICIPIO CONTABILIDADE