180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

Kangaço
Vestibular
Casa do Cartucho
Kangaco

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
01h12 Entre gols, conselhos e fase à la CR7, Caio Monteiro brilha na base do Vasco 01h00 Seminario de Desenvolvimento Comunitario em Juazeiro do Norte - CE 00h40 São João da Serra já em clima de eleição 00h34 Chris Brown tem pena aumentada em caso de agressão contra Rihanna 00h09 'Você fez muito bem em abandonar a Globo', diz Silvio para Rosana Jatobá 00h02 Rally do Pirão reserva fortes emoções aos pilotos 23h55 Varas do Trabalho recebem Selo de Qualidade na solenidade comemorativa ao Dia do Servidor 23h51 Ceir abre Semana de Combate ao AVC no bairro Poty Velho 23h40 O bancário Vicente Sobrinho deve voltar para a presidência da Fundação de Esportes 23h35 Jurados absolvem advogado acusado de matar esposa em São Luís 23h32 CNJ recebe mais de 200 sugestões sobre política de gestão de pessoas no Judiciário 23h15 Júri em Açailândia condena casal a mais de 16 anos de prisão 23h13 Corrupção e críticas à gestão FHC marcam debate entre Dilma e Aécio 23h04 Lene Rodrigues será a chefe de gabinete do Governador Flávio Dino 23h03 Extra na cidade de Teresina realiza troca tudo na cozinha 22h59 Dilma, Aécio e Bonner viram alvo de memes no Twitter e Facebook 22h58 CAAPI dá início a Campanha Solidária 2014 na cidade de Teresina 22h55 Projeto que isenta mototaxistas do IPVA vai ser votado na Assembleia 22h35 Eletrobras Piauí promete qualidade da energia para 2º turno das eleições 22h34 Seir e parceiros promovem audiências públicas sobre plano para comunidades de matriz africana 22h16 Ciro acompanha Dilma no debate da TV Globo posta 'selfie' no Instagram 22h15 Projeto 6ª às 6 traz ‘TRANSFORMER’S' com direção de Adriano Abreu 22h15 Secretário da Sejap recebe representantes do sindicato dos agentes penitenciários 22h14 1 em cada 3 profissionais se demite por estagnação ou desestímulo; veja 22h05 Fiema lança Expo Indústria Maranhão
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,264

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram