180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

ENEM INTENSIVO CEV
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Tire sua habilitação na Servemplac
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Anilson Feitosa Kangaco
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
DREAM PARK ABC
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY
Inocoop - Recanto das Palmeiras
RESERVA HELICONIA





A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

VANITY SANDRA SILVA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
Últimas Notícias
09h56 Sucesso de audiência, Danilo Gentili deve ganhar novo programa no SBT 09h56 Prefeito Rômulo Aécio participa de audiência com o Senador Ciro Nogueira em Brasilia 09h34 Portal da Transparência do Piauí será referência para a Câmara de Teresina 09h09 TRT faz seminário para debater ações de combate ao trabalho infantil no PI 08h55 Petrobras avisa distribuidoras que preço do gás natural subirá até 7,59% 08h32 Funcionário da NET que assediou cliente pelo WhatsApp é demitido 08h13 Netflix faz piada com prisão de ex-presidente da CBF e gera repercussão 07h56 Flamengo quer antecipar assinatura e apresentar o Guerrero antes da Copa 07h32 Rogério pode ter aposentadoria adiada após SP propor renovação de contrato 07h03 FIA abre processo seletivo para achar nova equipe para F-1 a partir de 2016 06h56 TSE homenageia em sessão 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral 06h31 PF abre inquérito para investigar corrupção no futebol, diz ministério 06h05 Câmara prorroga CPI da Petrobras por mais 60 dias : 'Vamos seguir adiante' 05h30 Com o sucesso de 'Dez mandamentos', 'Jornal Nacional' despenca na Bahia 05h16 Autoridades jurídicas e os empresários são homenageados em evento na FIEP 04h52 'Matopiba trará desenvolvimento sustentável', elogia senadora Regina Sousa 04h08 Cartões de créditos são maiores vilões de muitas famílias endividadas no País 03h53 Plano municipal: Secretaria de Educação de São Mateus realiza 1ª Conferência de Educação 03h50 Mais de 40 internos da Major César farão curso de capacitação em Construção Civil 03h30 Algumas dicas de Dilma Rousseff para ter uma vida mais feliz 03h15 São João da Fronteira contrata escritório de advocacia para analisar licitações 03h05 Secretaria da Aviação Civil autoriza melhorias em aeroportos do Piauí 02h59 Senado aprova socorro a Estados e municípios que sofreram perdas com royalties 02h31 Estados Unidos declaram voto contra Blatter na eleição à presidência da Fifa 02h06 River vence Caiçara por 3 a 0 e vai enfrentar o Fla na final do 2º turno
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
Tire sua habilitação na Servemplac
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL - BOA VISTA

Mais Lidas

    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    BRISA SUL PISCINA
    VANITY SANDRA SILVA
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 183

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    Mirante da Mota Machado
    VILLAGE LESTE - WX
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR

    180graus no Instagramno Instagram

    Tire sua habilitação na Servemplac
    AGUAS DE TIMON
    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado