180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

comserv
Negócios ou lazer em Parnaíba?





A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
18h42 Piauí: água em péssimo estado faz moradores adoecerem em município 18h10 Seminário do Partido Progressista reúne mais de 500 pessoas 18h06 Diferentão, Sílvio Mendes tenta vender discurso de que se filia ao PP de graça 17h59 Se cuida, Bela Gil. Angelina Jolie come aranha e escorpião; veja o vídeo 17h46 Partido Progressista realiza solenidade de filiação no Piauí 17h45 Loja Premium da Apple é inaugurada em Teresina; confira as novidades 17h43 Prefeitura de Palmeirais premiará em dinheiro os três blocos que mais se destacarem no Carnaval 17h36 Prefeito do município de Belém do Piauí tem encontro com W.dias 17h28 Conheça o homem que foi ressuscitado 27 vezes após infartos 17h27 Estados e municípios podem aderir a Brasil Alfabetizado até dia 6 de março 17h22 Prefeito Julyvan Mendes se filia ao Partido Progressista com Ciro Nogueira 17h13 PMT aumentará valor de aluguel social para famílias atingidas pelas chuvas 17h11 Saiba como será o funcionamento do comércio durante período de Carnaval 17h10 CCJ recebe abaixo-assinado de estudantes contra indicação de Alexandre de Moraes 17h09 Shopping do Produtor é inaugurado pela família 'Félix' em Campo Maior 17h05 Ally Brooke, do Fifth Harmony, fará show solo no Brasil 17h04 STJ anula pena de usuário de droga condenado a sete anos de prisão 17h02 Prefeito Carlão do Feijão é acusado de usar 'notas frias' em compras de merenda escolar 16h59 Micróbios de 50 mil anos são encontrados em caverna no México 16h55 Prefeita Lúcia participa de evento do PP com comitiva de Ciro Nogueira 16h53 Alepi: Deputados solicitam a suspensão da subconcessão da Agespisa 16h51 Supremo Tribunal retoma julgamento sobre ‘blindagem’ a Fernando Pimentel 16h50 Prefeito Oscar marca presença em evento do Partido Progressista com autoridades 16h48 João Henrique Sousa fala sobre foto e aposta em 'todos juntos' para 2018 16h32 Pé Trocado participa de evento de novos filiados do Partido Progressista 'PP'

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba