180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

TELHAS MAFRENSE
CONSTRUIR
PIAUI FEST
CONSTRUTORA HIDROS
VAGA VENDAS
MANINHO ATACADISTA

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
09h50 Após sediar a Copa em 2006, Alemanha quer mais uma vez, agora a de 2018 09h46 MPMA divulga resultado das provas discursivas após julgamento de recursos 09h42 Pesquisa é satisfatória ao governador Zé Filho, segundo deputado João Mádison 09h40 Obra do Coliseu cearense se arrasta há cinco anos em cidade sem futebol 09h29 Uso do cinto de segurança pode evitar 6 mil mortes no trânsito por ano 09h29 Prefeito Kléber Eulálio prestigia estréia do filme "Vidas Cruzadas" 09h26 Com novo técnico, piauiense diz estar pronto para servir a seleção brasileira 09h20 Acidente na BR 135 nas proximidades da Serra do Quilombo 09h17 ÁGUA: Poços artesianos estão sendo perfurados em Coivaras 09h12 Deputado João Mádison avalia pesquisa como satisfatória a Zé Filho 09h04 Árbitro do Rio Grande do Norte apita Moto Club x Interporto-TO pela Série D 09h01 João Mádison avalia pesquisa com saldo positivo para Zé Filho 08h51 Semar participa do Seminário Estadual da Fetag com o tema 'Meio Ambiente' 08h48 Prefeito Edivaldo acompanha obras de macrodrenagem no Jambeiro 08h45 Mutirão da Saúde atende Zona Rural de Coivaras com médicos e saúde básica 08h37 Prefeitura promove melhoria na estrada da Barroca 08h34 Nova contratualização vai exigir que hospitais estaduais cumpram metas 08h33 Duas ruas estão sendo abertas no bairro Buritizinho 08h32 Nova lei permite mais ações contra graves problemas do sistema prisional 08h32 4ª Cavalgada de Água Branca dia 13 de Agosto terá Sirano e Sirino 08h30 TRE aprova candidatura de Brenno Andrade a deputado estadual 08h25 UESPI: Campus Torquato Neto, terá sistema de monitoramento de câmeras 08h25 PROVOJEM de Coivaras começam suas atividades 08h24 Traficantes foram presos com crack e maconha em Uruçuí 08h22 1ª Mini-maratona do Programa Viver Saudável em Água Branca
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 52

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram