180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

CEV
GUANABARA
180 NOVALOGO
LB Fitness
Casa do Cartucho
Kangaco

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
17h12 Poder público e sociedade civil organizada discutem Lei Orçamentária Anual de Paço do Lumiar 17h11 Gustavo Medeiros entrega kits de irrigação a horticultores do Projeto Raiz. 17h06 Bruna Marquezine posa com visual repaginado em rede social: 'Cabelo rosa' 17h04 Atriz Aracy Balabanian é internada com infecção respiratória no Rio 17h02 Ema Flora visita Guarda Mirim e elogia trabalho de professores. Confira! 17h00 Cristina Mortágua assina contrato com Record para participar de 'A Fazenda 7' 16h48 Paolla Oliveira dispensa 'desafio do balde de gelo', mas faz doação 16h47 Piauiense, 'Pesadão do Brega' lança música para a campanha de Dilma 16h30 Governo e Concidades realizam Oficina de Capacitação dos Conselheiros das Cidades 16h24 Segep desenvolve ações para a melhoria da gestão previdenciária 16h24 Grave acidente na BR-020 envolve pessoas de Avelino Lopes 16h19 Prefeita Ema Flora visita Guarda Mirim e elogia trabalho dos educadores 16h14 8 dicas de maquiagem para quem usa óculos de grau 16h11 Rui Pimenta defende população armada para combater o crime no Brasil 16h11 Entidades estimulam voto consciente entre alunos no estado do Piauí 16h09 12 maneiras criativas de prender a franja. Inspire-se! 16h09 Encontro com os professores é realizado em escola Estadual de Vila Nova do Piauí 16h06 Aécio: 'Marina não mudará absolutamente mais nada' 16h06 Escolas participarão da campanha contra hanseníase, verminose e tracoma 16h01 Silvio Santos ganha processo contra antigo dono de mansão no litoral de SP 16h00 Elmano defende atuação voltada para viabilizar recursos para as cidades 15h57 Entidades se reúnem para estimular o voto consciente dos jovens no Liceu 15h57 Superintendência de Meio Ambiente flagra caminhão despejando lixo em área proibida 15h49 Prefeito entrega reforma de escola que beneficia 200 alunos no Acarape 15h46 FWF e Vikstar abrem inscrições hoje para cursos gratuitos via EAD
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 682

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    180 NOVALOGO

    180graus no Instagramno Instagram