180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

ABC IMOVEIS





A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
06h34 Elize Matsunaga é condenada a 19 anos, 11 meses e 1 dia de reclusão 21h27 Noiva que seguia para casamento morre em queda de helicóptero 20h39 Vocalista é o novo presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima 20h18 Jeová será o presidente da Câmara de THE e gera insatisfação em Lobão 20h01 THE tem ato em apoio à Lava Jato e pacote anticorrupção 18h56 Manifestantes comparecem a ato em apoio à Lava Jato no Piauí 18h31 TCE julga denuncia do Vereador de Pajeú feita ao Prefeito Juscelino Improcedente 18h17 TCE-PI APROVA Prestação de Contas do Prefeito Juscelino Mesquita, Ex-Prefeito de Pajeú do Piauí 18h16 Jovem de 21 anos é baleada em tentativa de assalto na Estrada de Ribamar-MA 17h19 Xuxa vem a THE nesta segunda para evento VIP com clientes da 'Casa X' 17h05 'Única forma que encontrei foi cortá-lo', confessa Elise Matsunaga a juiz 16h55 Senador Requião retweeta post que chama povo de uma ‘massa de asnos’ 16h55 Corpo de homem é achado em beco na Zona Leste e homicídios apura o caso 16h43 Coqueiro e Barra Grande registram 2º maior número de conexões no Piauí 16h36 Brasileiro tira a camisa pela Chape e árbitro não dá amarelo: 'Fingi que não vi' 16h29 PRF arrecada mais de meia tonelada de alimentos em revisão solidária 16h09 Mulher é presa no lugar do marido por tráfico de drogas em Ribamar 15h30 Manifestações pedem a saída do presidente do Senado Federal 14h38 Enem: 'Caminhos de combate ao racismo' é tema da redação 14h33 Cepro realiza seminário 'Infraestrutura e Logística' no PDES-2050;cronograma 14h07 Morre no Rio de Janeiro o poeta e escritor Ferreira Gullar 13h54 Homem é assassinado a tiros em via pública no bairro São Raimundo em Ribamar, MA 13h31 Chapecoense posta vídeo nas redes sociais que emociona o mundo; veja vídeo 13h25 Governo inaugura maior Centro de Educação Profissional do Estado 13h17 Decoração natalina do Palácio de Karnak une tradição e regionalismo

Terno e Cia
Laurice - Projetos
Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    ABC IMOVEIS
    sunset