180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

Graça Sousa
Fabiola Serra
CEV
Neoclinica
Irritec
Gerente Eficiente
Mafrense Máquinas
kangaço
Essencial Construtora

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
01h13 Semana Santa termina em tragédia: Carro perde controle e mata três fiéis 01h04 Neymar fora da Copa do Mundo 2014 no Brasil? Ele admite 'medinho' 00h00 Ex-paquita Graziella Schmitt mostra sua sensualidade em ensaio fotográfico 23h35 Sabrina Sato terá Anitta e Porta dos Fundos como as grandes atrações em estreia na Record 23h16 Sem Luana Piovani, Pedro Scooby brinca com seu filho Dom no Rio 23h07 É HOJE!!! NÃO PERCA...Forró Sacode, Tony Guerra e Léo Cachorrão, Sábado de Aleluia em Agricolândia 23h00 Produtor revela que Madonna produziu 11 demos com Avicii para o novo álbum 22h48 Corpo de Gabriel García Márquez será cremado em uma cerimônia privada 22h25 SÉRIE B: Sampaio estreia com derrota diante do Paraná.VEJA FOTOS 22h08 Oscar 2015: cerimônia com os premiados do cinema acontecerá em 22 de fevereiro 22h04 Prefeito Walter Alencar hoje no Palácio Karnak em reunião com o Governador Zé Filho 22h00 Sheherazade terá programa próprio no SBT para opinar: 'Sou boa de briga' 21h50 Sentado no chão Zeca Camargo espera embarque no aeroporto Santos Dumont 21h37 Com barrigão de seis meses, Wanessa mostra toda sua disposição no palco 21h22 Missa de um ano de falecimento de Luiz Barbosa da Silva Filho 21h10 Sabrina Sato enfrenta inimigo poderoso: torcida contra na Record 21h03 TUDO Pronto para o grande show do Forró Lance do Amor em Cosmópolis-SP 21h00 Corpo de Peaches Geldof será sepultado na segunda-feira (21) 20h40 Anitta critica o look que usava antes de se tornar famosa: 'Era horrível' 20h31 Primeira Dama Jaci Santos realiza Visita a Valdir Santos na Localidade Tabocal Grande 20h25 Pequena minifashionista Suri Cruise comemora 8 anos nesta sexta-feira 20h18 Justiça determina e Portuguesa sai de campo durante estréia na série B 20h05 Mateus Solano ganha um ano de férias da Globo para descansar sua imagem 20h00 Com problema no coração, Miley Cyrus não vai parar de usar drogas, diz site 19h46 Thiago Silva briga com Ibra por Lucas e pode parar no Barcelona, diz jornal
Gerente Eficiente
Lancamento do Guia

Enquete

Qual o melhor ovo de Páscoa?

Total de Votos: 252

Válida de 17/04/2014 a 24/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Babylandia
    Coelho Fortes Dourado
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram