180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

Multcont
kangaço
FSA
Vidraco
Essencial Construtora
Habitar
Ideal Box
Infatec
CEV
Sercomprev
Gerente Eficiente

A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
13h48 VEP deve expedir mandado de prisão para presos que não retornaram da saída temporária de Páscoa 13h40 Municípios receberão seminário Soluções e Oportunidades realizado pela caixa 13h40 Gestores irão participar do maior evento municipalista da América 13h40 'Já fiquei com uma menina', diz a ex-BBB Angela no Paparazzo 13h40 Professores da rede municipal participam de planejamento do PNAIC 13h36 Dançarino do ‘Esquenta’, encenou a própria morte em curta-metragem 13h33 CNJ pune juiz por participar de manifestação em eventos políticos 13h32 Parnaíba terá espaço de acolhimento para dependentes químicos 13h29 Capacitação de colaborados da Assistência Social de Passagem Franca 13h27 Adriane Galisteu posta foto internada em hospital de SP: 'Logo estou em casa' 13h20 Prefeito Luciano receberá benefício do PAC 2 13h20 Pá carregadeira: Santa Cruz dos Milagres receberá máquina do PAC 2 13h16 Pedro Scooby promove festa para lançamento de seu reality show 'Pedro Vai Pro Mar' 13h14 Amigos de Zé Ferreira realizam evento para ajudar em sua cirurgia. Confira! 13h14 Robert detona Dilma: 'Se não tirar essa mulher daí, ela vai acabar com o Brasil' 13h13 'Disputa já está ridicularizada', disse Antônio Uchôa sobre a Defesa Civil 13h09 Veja opções para aprender um novo idioma de forma fácil e, melhor, de graça 13h08 Após confusão, Dado Dolabella tem contrato rescindido; ator foi notificado 13h06 Ana Maria Braga causa saia justa dentro da Globo por causa de comerciais 13h04 Dançarino do programa Esquenta morreu por ferimento transfixante no tórax 13h03 Lula recebe hoje 27º título de doutor em universidade da Espanha 13h02 Novidade do Android permite acessar o PC através do smartphone 13h01 Fábio visita goleiro Bruno para rezar: 'Há muito tempo queria fazer isso' 13h00 Xuxa é recebida com carinho pelos fãs em visita à sua casa de festa em São Paulo 13h00 Comemoração dos 22 anos de Emancipação Política de Passagem Franca
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Revoltados por conta da falta de energia, populares queimam posto da Eletrobras em Palmeirais-PI. Você concorda com o ato?

Total de Votos: 47

Válida de 23/04/2014 a 30/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Coelho Fortes Dourado
    Babylandia
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente