180graus

20 Mil quilômetros quadrados - 02/04/2013 às 01h32

ANP leiloa área maior que Sergipe para exploração de gás no Piauí

ANP realizará em 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba

comserv
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo





A Agência Nacional de Petróleo realizará nos dias 14 e 15 de maio o leilão de 14 lotes piauienses na bacia do Parnaíba, totalizando uma área maior que Sergipe: mais de 20 mil quilômetros quadrados. Informações técnicas sobre o leilão foram repassadas nesta segunda-feira (1º) ao governador Wilson Martins pela diretora-geral da estatal, Magda Chambriard, durante reunião no Palácio de Karnak. A 11ª rodada de licitações da ANP inclui ainda seis lotes do lado maranhense da bacia do Parnaíba, além de outros 269 lotes no restante do país.

No Piauí, o leilão envolverá áreas de 34 municípios: Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antonio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Elizeu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçui.

“Todo esse processo é realizado com total transparência, inclusive com a realização de seminários técnicos apresentando a visão da ANP sobre essas áreas, que, por sinal, é muito positiva. Acreditamos que haverá disputa pelos lotes do Piauí em função do que ocorreu com o lado maranhense da bacia do Parnaíba”, disse Magda Chambriard. A expectativa positiva tem como base os bons resultados das áreas já exploradas no Maranhão. No campo Gavião Real, explorado desde janeiro pela OGX, do grupo EBX (do empresário Eike Batista), a produção atual é de 1,6 mil metros cúbicos por dia.

Estimativas iniciais apontam recursos in situ (volume de óleo ou gás de regiões cuja extração depende de fatores de recuperação e que, portanto, não pode ser considerado reserva) é de 20 trilhões de pés cúbicos (Tpc) para os 20 blocos da bacia do Parnaíba. De acordo com a ANP, o bônus de assinatura mínimo (valor a ser oferecido pelas empresas interessadas) varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.

Segundo a gestora, a bacia do Parnaíba e a bacia de Tutóia são as novas fronteiras de exploração de gás natural do Brasil. “O que a ANP está buscando é não apenas a exploração tradicional, com gasodutos, mas que os investidores possam explorar térmicas, por exemplo”, ressaltou a diretora-geral da ANP.

Para o governador Wilson Martins, a realização do leilão para a exploração de 14 lotes piauienses da bacia do rio Parnaíba representará momento determinante para um salto de desenvolvimento do Piauí. A expectativa do Governo do Estado é de que a exploração das áreas ofertadas no leilão tenha início ainda em agosto deste ano

“Os estudos aerogeofísicos e sísmicos mostram o grande potencial que temos ali, numa área maior que o estado de Sergipe. O investimento que será feito deverá impulsionar não só a economia, mas o desenvolvimento do estado como um todo. Com ele vem o gasoduto, vem a estrada de ferro”, enumerou Wilson Martins, ressaltando que cerca de cinco grandes empresas já demonstraram interesse em concorrer aos blocos piauienses.

De acordo com o governador, vencida toda a burocracia, a estimativa é de que as empresas vencedoras comecem a operar no Piauí já no mês de agosto – inicialmente na fase de desenvolvimento dos campos de extração.Na 11ª rodada de licitações da ANP estão incluídos ainda outros 268 blocos em 10 bacias sedimentares, seja em terra ou no mar. Ao todo, estão envolvidos 11 estados, sendo 10 do Norte e Nordeste.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Agente PF
Últimas Notícias
08h38 Carro tomba após motorista perder o controle em zona rural no PI; foto 08h36 Presos destruíram 30 câmeras durante motim na Custódia 08h15 Enchente em 'Bangladesh' mata cerca de 100 e deixa 5 milhões desabrigados 08h07 CRAS de Agricolândia realiza festa com pais das crianças que participam do SPFV 07h57 Programa Criança Feliz e Cadastro Único Bolsa Família foi lançado nesse ultimo dia 19 de agosto 07h55 Diácono Balbino Miranda toma posse em Pimenteiras 07h54 Pronatec prorroga inscrições para os cursos técnicos até terça-feira (22) 07h40 Beneficiários do auxílio-doença devem procurar o INSS e agendar nova perícia 07h23 Confira como foi a festa em homenagem aos papais de Agricolândia 07h17 Menino é atingido com tiro acidental de espingarda em Campo Largo do Piauí 00h36 Autoridades marcam presença em aula inaugural do pelotão mirim de Colônia do Gurguéia 23h41 Operadores qualificados em Colônia do Gurguéia 22h46 Monalysa reencontra a família e tem almoço com prefeito de Ilhabela-SP 22h16 Prefeitura de Cocal lança 4ª edição do Realizando Sonhos 22h03 Militares e agentes controlam motim na Casa de Custódia 21h33 Presidente do IDEPI dá prazo de 730 dias para empreiteira investigada 19h56 Secretaria determina apuração em contrato de 2013 com construtora 19h29 Festa em dose dupla - Dia dos Pais e Dia do Maçom 19h09 IFMA, Campus Coelho Neto, realiza a 3ª edição do Instituto Cidadão 18h38 Transparência: juízes terão seus salários expostos aos cidadãos 18h38 Plenário da Câmara votará criação de cargos comissionados no TRT-PI 18h25 Proposta proíbe o implante de chips em humanos sem haver autorização 17h03 Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis; causa não divulgada 16h49 Sanraimundense ganha campeonato mundial de Jiu - Jitsu realizado em Fortaleza 16h34 PRF: Homem com mandado de prisão em aberto é detido na região Sul do PI

Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram