180graus

Novas regras - 14/03/2017 às 15h42

Anac recorre de decisão que proíbe cobrança pelo despacho de bagagens

O recurso foi encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Tribunal Regional Federal

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba





Foto: Site Viajando Direito

Foto: Site Viajando Direito

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (14) que já recorreu da decisão liminar da Justiça Federal em São Paulo que proibiu as companhias aéreas de começarem a cobrar pelo despacho de bagagens. “A Anac informa que respeita as instituições e está adotando as providências necessárias para garantir os benefícios que a Agência acredita que as novas regras oferecem a toda a sociedade brasileira”, diz em nota.

O recurso foi encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Ontem, a 22ª Vara Cível da Justiça Federal, em São Paulo, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e concedeu uma decisão suspendendo os efeitos da norma, que foi autorizada pela Resolução 400, de 13 de dezembro de 2016.

No recurso, a AGU argumenta que a liminar é uma intromissão do Judiciário em uma área que cabe à Anac regular, tendo como consequência a insegurança jurídica e a grave lesão à ordem pública. Em nota divulgada nesta terça-feira, o órgão defende que a medida “tem como objetivo incentivar a liberdade de escolha do consumidor e, consequentemente, a concorrência entre as companhias aéreas”.

O MPF, por outro lado, argumenta que “a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas”.

Novas regras
Apesar da decisão judicial sobre a cobrança de bagagem, as demais regras aprovadas pela Anac para o transporte aéreo estão valendo a partir de hoje. No momento, estão mantidas as franquias de bagagens despachada, de 23 quilos para voos domésticos e para a América Latina e de duas peças de 32kg para os demais voos internacionais. Também permanece o limite de 5 quilos para a bagagem de mão.

Na avaliação da Anac, as novas normas buscam aproximar o Brasil das melhores práticas internacionais, “trazendo novos estímulos para a competição entre as empresas aéreas, com mais opções de preços aos passageiros e seus diferentes perfis”.

A agência também informou que no dia 10 de março a Justiça Federal do Ceará julgou improcedente um pedido de suspensão da norma por entender que a resolução beneficia os consumidores, não fere o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor nem a Constituição Federal.

Empresas
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) disse que lamenta a decisão da Justiça. “Esta medida, anacrônica, cria insegurança jurídica para o setor aéreo e vai na contramão das práticas adotadas no mundo inteiro, onde a livre concorrência permitiu uma aviação de maior qualidade e menor preço”, informou a entidade.

Segundo a Abear, as novas regras aprovadas pela Anac iriam complementar o cenário de mudanças na aviação civil brasileira, que começou em 2002, com a liberação dos preços dos bilhetes, e proporcionou uma queda de mais de 50% nos valores das passagens. A associação diz que acredita que a decisão será revertida.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente Penitenciário | Vem pro Podium
CFO - MA - Vem pro Podium!
Extensivo de Direito
Semana de Revisão PM
PM-MA - Vem pro Podium!
Atualidades PM-PI
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
13h03 Sabatina de Raquel Dogde no Senado será antes do recesso 13h03 Prefeitura de Pio IX promoveu ação de incentivo ao empreendedorismo local 13h02 Número de empresas com contas atrasadas cresce 3,35% em maio 13h01 Codefat prorroga prazo para sacar o abono salarial de 2015 do PIS/Pasep 13h00 Em Caridade do Piauí consumo de água será limitado 12h54 Distribuição de merenda escolar segue normal na cidade de União 12h50 Luzilândia poderá receber investidores da área de produção leiteira 12h49 Secretária de Educação faz vistorias em escolas da rede municipal de União 12h39 Várias atrações vão movimentar a 35ª Festa do Vaqueiro em Conceição do Canidé 12h39 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 12h38 Kátia Abreu diz o que mais assusta: os políticos ainda soltos 12h31 Racionamento de água afeta municípios do Piauí 12h26 Festa de Aniversário da Lucrécia 12h19 Construsonhos Imobiliária 12h15 Operação Negociata 12h04 19 audiências foram adiadas em fórum de município do Piauí por falta de juiz 12h03 Acusado de praticar crimes na região de Fronteiras do Piauí é preso 12h02 Governo assina decreto para socorrer famílias de Dirceu Arcoverde em estiagem 12h00 Racionamento de água com tempo indeterminado 11h55 Evaldo Gomes busca melhorias para cidade de Luzilândia na saúde 11h53 São João do Arraial se prepara para maior evento junino dos Cocais 11h50 Para socorrer Coronel José Dias Governo decreto medidas contra estiagem 11h49 Será realizado em São Félix do Pi a segunda etapa do Circuito Amador de Vaquejada 11h42 Brasil conta com dez tenistas na chave principal para o torneio de Wimbledon 11h42 Acidente deixa dois homens feridos

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Agente Penitenciário
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Semana de revisão | PM-PI

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Atualidades PM-PI
    PC-MA
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional