180graus

Seria um ladrão? - 03/02/2014 às 17h14

Adolescente é espancado e preso nu em poste. Polêmica no Facebook

Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo, no RJ

Kangaço
Kangaco
Casa do Cartucho
Vestibular

Um adolescente foi espancado e preso a um poste por uma trava de bicicleta, nu, na noite da última sexta-feira, na Av. Rui Barbosa, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Ele teria sido atacado por um grupo de três homens, a quem chamou de “os justiceiros”, segundo a coordenadora do Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Melo, de 66 anos. A artista plástica foi chamada por vizinhos que flagraram a cena, registrou a situação e compartilhou em sua página no Facebook. Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo.

"Eu não quero saber se ele é bandidinho ou bandidão, você não pode amarrar uma pessoa no meio da rua. Aquela área do Flamengo teve um aumento muito grande de violência e roubos recentemente. Como as coisas não melhoram, um bando de garotões se juntam e começam a fazer justiça pelas próprias mãos. Sei que tem muita marginalidade e a polícia é ineficaz, mas você não pode juntar um grupo e começar a executar pessoas", explica Yvonne, que estima que o rapaz tenha entre 16 e 18 anos. — Eu perguntei a ele quem tinha feito aquilo e ele disse que eram os “justiceiros de moto”. Ele foi espancado, levou uma facada na orelha, arrancaram a roupa dele e prenderam pelo pescoço. E ninguém na rua faz nada para impedir.

AMEAÇAS
Bombeiros do Quartel do Catete atenderam a ocorrência de agressão e soltaram o rapaz. Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Yvonne conta que os bombeiros precisaram usar um maçarico para abrir a trava de bicicleta.

A artista plástica já chegou a receber ameaças por ajudar e defender o rapaz:
— Eu recebo ameaças por defender, mas estamos falando de seres humanos. Recebi no Facebook a seguinte mensagem: “Pra mim essa raça tem que ser exterminada com requintes de crueldade”. De um rapaz jovem, que não deve ter nem 20 anos. Se o Estado não toma providências para resolver o problema da violência, os grupos nazistas, neonazistas se unem e essa mentalidade toma conta.

Fundadora do Projeto Uerê — ONG que oferece educação a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem decorrentes de traumas —, Yvonne trabalha com projetos sociais no Brasil desde os anos 1980. Ela conta que, nesta época, esse tipo de ataque era comum.

— Nos anos 80 existiam, na Zona Sul, gangues de rapazes que saiam à noite para bater em mendigos e em meninos de rua. Depois, isso parou porque houve certa redução da criminalidade. Se ele rouba, que prendam, mas não pode torturar no meio da rua — conclui. — Esse tipo de crime tem muito racismo, muito preconceito. Se fosse o contrário, ia ser um Deus nos acuda. “O branquinho amarrado no poste, coitadinho!”. O que está acontecendo é que a violência está criando o ódio da população. Eu entendo, ninguém quer ser esfaqueado andando no Aterro (do Flamengo), mas você tem leis, tem uma polícia. Não pode fazer justiça com as próprias mãos.

Fonte: Com informações Globo.com

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
05h03 Namorada de Zezé Di Camargo faz tatuagem em homenagem ao amado: 'Feliz demais' 04h20 Marina Ruy Barbosa fala sobre papel de 'Império' no 'Altas Horas': 'Desafiante' 04h00 'Caldeirão': Ao lado de Edson, Hudson fala sobre como está a vida sem as drogas 03h30 Bruna Marquezine é eleita a mulher mais sexy do mundo em votação de revista 03h09 Antonia Fontenelle assume que teve affair com MC Guimê 02h35 'Sei exatamente aonde ele vai me beijar', diz Marina Ruy Barbosa sobre Alexandre Nero 02h17 Antônia Fontenelle diz que não está na Globo por 'questão política' 01h24 Joca Marques lamenta mais um falecimento 01h18 Mulheres obesas ganham menos que homens obesos, diz estudo 01h08 Palmeirense tem ataque do coração e morre após gol em clássico contra o Corinthians 00h47 Coritiba cede empate ao Grêmio e volta à zona do rebaixamento 00h39 'Império': Robertão tira carteira de trabalho e consegue um emprego 23h53 Diias Toffoli pede que população não aceite provocações nas eleições 23h32 Câmara dos Deputados aprova Medida Provisória que prorroga prazo para fim dos ‘lixões’ 23h06 Igreja Bola de Neve em Teresina com reunioes nas quintas e domingos, participe! 23h03 ProJovem Urbano abre inscrições para seleção de educadores no estado do Piauí 22h54 Aldo disputa cinturão com sombra e perseguição de irlandês marrento 22h31 Nutricionista explica cuidados com a alimentação no B-R-O- BRÓ 22h28 Em Guadalupe e Região sintonize Guadalupe FM 97.5 22h21 Esta tudo pronto para o segundo turno em Guadalupe 22h20 Doleiro Alberto Youssef sente indisposição e é levado ao hospital 22h12 Pai que engravidou a filha sete vezes é condenado a 32 anos de prisão no MA 22h12 Os Deputados Julio César e Georgiano Neto estão em Guadalupe 22h03 Guadalupe esta de volta ao maior Portal do Piauí 21h57 Homem é executado com vários tiros próximo a AABB no Maranhão
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,664

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram