180graus

Seria um ladrão? - 03/02/2014 às 17h14

Adolescente é espancado e preso nu em poste. Polêmica no Facebook

Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo, no RJ

Vestibular
Kangaco
Kangaço

Um adolescente foi espancado e preso a um poste por uma trava de bicicleta, nu, na noite da última sexta-feira, na Av. Rui Barbosa, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Ele teria sido atacado por um grupo de três homens, a quem chamou de “os justiceiros”, segundo a coordenadora do Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Melo, de 66 anos. A artista plástica foi chamada por vizinhos que flagraram a cena, registrou a situação e compartilhou em sua página no Facebook. Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo.

"Eu não quero saber se ele é bandidinho ou bandidão, você não pode amarrar uma pessoa no meio da rua. Aquela área do Flamengo teve um aumento muito grande de violência e roubos recentemente. Como as coisas não melhoram, um bando de garotões se juntam e começam a fazer justiça pelas próprias mãos. Sei que tem muita marginalidade e a polícia é ineficaz, mas você não pode juntar um grupo e começar a executar pessoas", explica Yvonne, que estima que o rapaz tenha entre 16 e 18 anos. — Eu perguntei a ele quem tinha feito aquilo e ele disse que eram os “justiceiros de moto”. Ele foi espancado, levou uma facada na orelha, arrancaram a roupa dele e prenderam pelo pescoço. E ninguém na rua faz nada para impedir.

AMEAÇAS
Bombeiros do Quartel do Catete atenderam a ocorrência de agressão e soltaram o rapaz. Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Yvonne conta que os bombeiros precisaram usar um maçarico para abrir a trava de bicicleta.

A artista plástica já chegou a receber ameaças por ajudar e defender o rapaz:
— Eu recebo ameaças por defender, mas estamos falando de seres humanos. Recebi no Facebook a seguinte mensagem: “Pra mim essa raça tem que ser exterminada com requintes de crueldade”. De um rapaz jovem, que não deve ter nem 20 anos. Se o Estado não toma providências para resolver o problema da violência, os grupos nazistas, neonazistas se unem e essa mentalidade toma conta.

Fundadora do Projeto Uerê — ONG que oferece educação a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem decorrentes de traumas —, Yvonne trabalha com projetos sociais no Brasil desde os anos 1980. Ela conta que, nesta época, esse tipo de ataque era comum.

— Nos anos 80 existiam, na Zona Sul, gangues de rapazes que saiam à noite para bater em mendigos e em meninos de rua. Depois, isso parou porque houve certa redução da criminalidade. Se ele rouba, que prendam, mas não pode torturar no meio da rua — conclui. — Esse tipo de crime tem muito racismo, muito preconceito. Se fosse o contrário, ia ser um Deus nos acuda. “O branquinho amarrado no poste, coitadinho!”. O que está acontecendo é que a violência está criando o ódio da população. Eu entendo, ninguém quer ser esfaqueado andando no Aterro (do Flamengo), mas você tem leis, tem uma polícia. Não pode fazer justiça com as próprias mãos.

Fonte: Com informações Globo.com

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
09h05 Sampaio treinou no Brinco de Ouro da Princesa, estádio do arquirrival da Ponte 08h55 Fiema lança hoje a Expo Industria Maranhão 08h54 Surfista ignora sirenes de alerta e acaba perseguido por tubarão 08h52 Patricia Poeta vai a jantar de despedida com William Bonner e colegas do 'JN' 08h45 Uema promove workshop de Geografia 08h38 Dispensada de Miss Bumbum, Urach reclama: 'Pessoas invejosas' 08h30 Governo repassa primeiro volume de informações à comissão de transição 08h15 8ª Feira do Livro de São Luís começa nesta sexta-feira (31) 08h12 Facebook libera foto de amamentação proibida que viralizou 08h07 Atleta de Gov. Edison Lobão vai disputar Jogos Nacional da Juventude na PB 07h55 DPE/MA recebe comitiva da Renade 07h50 Heloísa vence votação, e Cristina Mortágua é eliminada de A Fazenda 7 07h46 PI:Dupla é presa acusada de agredir homem durante briga por 'som alto' 07h45 Prefeitura inaugura Sala da Cidadania Digital 07h45 Mike Tyson revela que sofreu abuso sexual quando tinha 7 anos 07h42 Mulher esfaqueia sua rival após troca de insultos por um homem 07h30 Começa a Semana do Livro e da Biblioteca da Uema 07h21 Bom Jesus sediou a palestra “Iniciativa 2,4-D” 1ª PARTE 07h21 MPMA move ação contra prefeito por publicidade ilegal 07h19 Outubro Rosa acontece em Marcos Parente 07h19 PSDB pede auditoria na apuração dos votos que deram vitória a Dilma 07h15 Produção de mel de abelhas nativas é tema de encontro na Baixada 07h13 Democratização da CBF divide clubes e jogadores. Governo fica neutro; comente 07h13 Professor é atingido por 'bala perdida' durante tiroteio dentro de uma pizzaria 07h07 Fim de semana tem show no Kangaço, Thiaguinho, Xé Pop e festas Halloween

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 858

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram