180graus

Seria um ladrão? - 03/02/2014 às 17h14

Adolescente é espancado e preso nu em poste. Polêmica no Facebook

Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo, no RJ

CASA DE PRAIA
GUIA DOS PARLAMENTARES II
Kangaco Show - Anilson Feitosa
CND_VAGA
Casa do Cartucho





Um adolescente foi espancado e preso a um poste por uma trava de bicicleta, nu, na noite da última sexta-feira, na Av. Rui Barbosa, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Ele teria sido atacado por um grupo de três homens, a quem chamou de “os justiceiros”, segundo a coordenadora do Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Melo, de 66 anos. A artista plástica foi chamada por vizinhos que flagraram a cena, registrou a situação e compartilhou em sua página no Facebook. Internautas afirmam que o adolescente praticaria roubos e furtos na região do Flamengo.

"Eu não quero saber se ele é bandidinho ou bandidão, você não pode amarrar uma pessoa no meio da rua. Aquela área do Flamengo teve um aumento muito grande de violência e roubos recentemente. Como as coisas não melhoram, um bando de garotões se juntam e começam a fazer justiça pelas próprias mãos. Sei que tem muita marginalidade e a polícia é ineficaz, mas você não pode juntar um grupo e começar a executar pessoas", explica Yvonne, que estima que o rapaz tenha entre 16 e 18 anos. — Eu perguntei a ele quem tinha feito aquilo e ele disse que eram os “justiceiros de moto”. Ele foi espancado, levou uma facada na orelha, arrancaram a roupa dele e prenderam pelo pescoço. E ninguém na rua faz nada para impedir.

AMEAÇAS
Bombeiros do Quartel do Catete atenderam a ocorrência de agressão e soltaram o rapaz. Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Yvonne conta que os bombeiros precisaram usar um maçarico para abrir a trava de bicicleta.

A artista plástica já chegou a receber ameaças por ajudar e defender o rapaz:
— Eu recebo ameaças por defender, mas estamos falando de seres humanos. Recebi no Facebook a seguinte mensagem: “Pra mim essa raça tem que ser exterminada com requintes de crueldade”. De um rapaz jovem, que não deve ter nem 20 anos. Se o Estado não toma providências para resolver o problema da violência, os grupos nazistas, neonazistas se unem e essa mentalidade toma conta.

Fundadora do Projeto Uerê — ONG que oferece educação a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem decorrentes de traumas —, Yvonne trabalha com projetos sociais no Brasil desde os anos 1980. Ela conta que, nesta época, esse tipo de ataque era comum.

— Nos anos 80 existiam, na Zona Sul, gangues de rapazes que saiam à noite para bater em mendigos e em meninos de rua. Depois, isso parou porque houve certa redução da criminalidade. Se ele rouba, que prendam, mas não pode torturar no meio da rua — conclui. — Esse tipo de crime tem muito racismo, muito preconceito. Se fosse o contrário, ia ser um Deus nos acuda. “O branquinho amarrado no poste, coitadinho!”. O que está acontecendo é que a violência está criando o ódio da população. Eu entendo, ninguém quer ser esfaqueado andando no Aterro (do Flamengo), mas você tem leis, tem uma polícia. Não pode fazer justiça com as próprias mãos.

Fonte: Com informações Globo.com

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
10h21 Jovem de Padre Marcos morre em acidente quando voltava de festa 10h09 Confraternização Natalina do posto e pousada JJ. 10h01 Corda de caminhão quebra e carga de cerveja cai na BR-343 10h00 Inaugurado sistema de abastecimento d'água em União 09h54 Prefeita Dra. Salete Rêgo faz a entrega de Peixes para famílias carentes. 09h50 Palmeiras inicia semana fazendo definições para o ano de 2015 09h45 Campanha 'Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos' em Picos; participe 09h36 Deputados vão custar R$ 62 milhões por ano aos cofres públicos; entenda 09h32 Multidão se reúne para comemorar os 51 anos de emancipação política de São João da Serra 09h28 Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório em todo o país 09h27 Fim de ano: comércio é aberto durante fim de semana e tem movimento fraco 09h24 Brasil fica no empate com EUA e vela quinto título do Torneio Internacional 09h22 Lançamento do filme Sonho Real bate recorde de Público em Pimenteiras 09h14 Prefeitura de Água Branca realiza festa de confraternização de fim de ano 09h14 Ex-funcionários acusam TIM de humilhar quem vende chip pré-pago 09h11 Ex-gerente afirma ter falado com Graça Foster sobre os desvios na Petrobras 09h06 13 dias depois de ter sua moto roubada, filho de Coronel sofre tentativa de assalto 08h59 Lucílio Albuquerque realiza sua colação de grau,veja 08h57 Bandidos arrombam e incendeiam casa lotérica de Porto; confira fotos 08h56 Em Porto Bandidos arrombam e incendeiam casa lotérica 08h55 Disputa de comando no litoral piauiense: Homem foi executado a tiros 08h51 Em 2015 concurso dos Correios prever contratação em nível médio e superior 08h50 Campus Valença conclui atividades de preparatório para exame classificatório 08h49 Cultura e Confraternização - Grupos Infância Feliz e Fortalecer 08h49 Unidade Escolar Raimundo Ferreira Lima recebe Papai Noel e crianças se divertem
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH