180graus

Província de Ontario - 16/07/2017 às 11h35

Viagem de Wellington Dias ao Canadá é marcada por parcerias






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O governador Wellington Dias e comitiva desembarcaram no último sábado (15/07) no Canadá, onde cumpre agenda oficial de interesses do Estado. Dentre as agendas previstas estão encontros e reuniões relacionados a Segurança Pública, Inovação Científica, Investimentos, Negócios e Turismo.

O chefe do executivo piauiense deu início às atividades oficiais assim que chegou em território canadense, ao ser recebido, na província de Ontario, pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, que revelou o aspecto positivo da visita de Wellington Dias ao Canadá.

“Estamos muito felizes em receber o governador Wellington Dias. É um prestígio, não só para o trabalho do Itamaraty, mas para as relações Brasil-Canadá, diante do momento positivo que temos nas relações entre os dois países”, destacou Ademar Seabra. Ele ressalta que há uma coincidência muito grande entre o tipo de investimento que o Canadá já desenvolve no Brasil em outros estados com o que pode ser feito o Piauí.

Foi confirmada para o próximo dia 18, uma reunião da comitiva piauiense com representantes da Câmara de Comércio, empresários canadenses e investidores brasileiros sobre o potencial de investimentos do Piauí. “Após essa uma conversa inicial, o consulado vai dar seguimento e transformar esse diálogo em uma estratégia de trabalho a longo prazo para o desenvolvimento conjunto”, afirmou o cônsul adjunto.

Ademar Seabra disse ainda que, mesmo com as incertezas causadas pela crise política, o empresário canadense tem respeito e grande interesse no Brasil. “Isso porque somos um mercado de 210 milhões de habitantes. Mesmo com a crise, temos um PIB per capita superior ao da China e uma economia diversificada. Diante da nova configuração mundial, das mudanças políticas com os Estados Unidos, há um interesse renovado dos canadenses em relação ao Brics, especialmente no Brasil, de ampliar o que já está sendo feito. Eles estão aguardando a definição do quadro político brasileiro e as perspectivas de segurança jurídica e estabilidade regulatória, para que as decisões sejam tomadas. Mas condições que podemos lidar em curto prazo. Por isso a viagem do governador foi bem concebida, pois é quando podemos definir estas estratégias”, avaliou.

O governador Wellington Dias agradeceu a recepção dispensada pelo consulado brasileiro no Canadá à comitiva piauiense e falou sobre a expectativa em relação à viagem. “Sou grato pela forma respeitosa, carinhosa e de valorização da nossa agenda e pelo apoio do consulado brasileiro. Esse encontro que teremos no dia 18 com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá visa despertar o interesse dos empresários e a possibilidade da criação de uma Câmara entre Piauí-Canadá-Ontário. Já que eles (canadenses) mostraram interesse nas energias renováveis e comércio bilateral. Há outra agenda com a (empresa) Bombardier e a Latam, em Montreal onde vamos abrir entendimentos para turismo na Rota das Emoções. O interesse partiu deles próprios e a Bombardier já acertou agenda de uma visita ao Piauí, Ceará e Maranhão”, descreveu o chefe do executivo estadual.

"Depois da visita do governador de Goiás, Marconi Perillo, que já fechou acordo com investidores da área da indústria de fármacos, agora chega o Piauí, e as chances são boas em áreas do Turismo, no que diz respeito ao Delta do Parnaíba, Rota das Emoções e Serra da Capivara. São duas frentes que Embaixada do Brasil pode ajudar. Também na mineração, energias eólicas, solar, PPPs e produção de grãos e frutas para abastecer mercado do Canadá", explicou Ademar Seabra.

"Temos chances de, aqui, concretizar duas cooperações: um modelo moderno para sistema prisional e educação; e podemos já abrir entendimentos para investimentos na Rota das Emoções. Fiquei animado com a perspectiva positiva para agendas da próxima semana em Toronto e Montreal", avaliou Wellington Dias.

A comitiva piauiense no Canadá é formada pelo governador Wellington Dias, pelos secretários estaduais de Educação, Rejane Dias, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do assessor de imprensa Álvaro Carneiro e dos ajudantes de ordem Ricardo Barbosa e Elton Maciel.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h45 Confira as principais informações esportivas veiculadas na TV Assembleia 21h22 Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical 21h10 Jovem de apenas 15 anos morre em acidente na zona rural de Francinópolis 20h35 Município de Altos será beneficiada com 4.000 m de pavimentação asfaltica 20h20 Parceria entre prefeitura e SEBRAE incentiva microempreendedores em União 18h55 Linhas Guanabara 18h04 Colônia do Gurguéia: Abertura oficial da XV Semana Cultural 18h02 FMS: Inscrições para o teste seletivo seguem até essa sexta; acesse edital 18h00 Fundação Lupagus seleciona enfermeiros com experiência em sala de aula 17h52 Definidos os grupos do II Copão AMPAR 17h46 Prefeito de Avelino Lopes se reúne com Movimento Camponês 17h34 Prefeitura fecha parceria com o SEBRAE e vai ofertar serviços durante festejos 17h26 Modernização da gestão foi tema na reunião entre Osvaldo e o secretário 17h22 Prefeito de Nazária se reúniu com secretário Franzé e discutiram modernização da gestão 17h15 TCE-PI notifica prefeitos sobre publicação de atos oficiais 17h14 Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação 17h12 Alunos do Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias 17h09 Vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto 17h04 Classificados da Guarda Municipal vão ser convocados em seis meses 17h02 Campanha Nacional convoca população para fazer exames anti-hepatite C e diabetes 17h01 Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF 16h52 Expocorrente está sendo realizada no município de Corrente-Piauí 16h45 Ex-assessor dos ex-presidentes Lula e Dilma morre aos 76 anos 16h41 Feira de Adoção de Animais acontece neste domingo (23) na Potycabana 16h30 Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Podium
Mestrado | Vem pro Podium!
Informática para concurso
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades
    Podium
    Polícia Civil

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional