180graus

Criação de parcerias - 11/01/2017 às 17h01

Senador Aécio Neves propõe a Temer modelo de PPPs para o sistema prisional

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu nesta quarta-feira (11/01) ao presidente Michel Temer a criação de parcerias público-privadas (PPP) para a gestão de prisões como parte da solução para a crise do sistema carcerário brasileiro. Segundo Aécio, a referência pode ser o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, considerado o primeiro presídio privado do país, inaugurado em 2013.

O senador argumentou que o modelo de PPP é diferente da gestão de presídios por meio de empresa terceirizada, como ocorre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde 56 presos foram assassinados entre os dias 1º e 2 de janeiro.

“Nas PPPs há o pressuposto de que o setor privado faz o investimento e é remunerado a partir de condicionantes estabelecidas em contrato, que vão desde o percentual de presos estudando, trabalhando a [obrigações como] não haver fuga, nenhum tipo de rebelião. Com o descumprimento, [a empresa] deixa de receber a remuneração previamente estabelecida”, explicou Aécio em entrevista após reunião com Temer, no Palácio do Planalto.

Para o senador mineiro, que é presidente do PSDB, a privatização de presídios pode ampliar a oferta de vagas no sistema carcerário do país.

“Por maior que seja o esforço do governo, poderão se chegar a 30 mil novas vagas em todo o país. Poderemos falar no dobro disso a partir de investimento do setor privado, onde o Estado mantém sua responsabilidade de polícia, portanto a direção de segurança interna e a segurança fora dos muros são do Estado, mas a gestão administrativa interna em condições humanizadas passa a ser dessas empresas, com salas de aulas, gabinetes odontológicos”, argumentou.

Inaugurado em 2003, na gestão do ex-governador Antonio Anastasia, também do PSDB, o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves é o primeiro do Brasil construído e administrado por um consórcio de empresas privadas, que disputou a prestação do serviço em uma licitação. Na época da inauguração, o governo mineiro informou que o investimento privado no presídio foi de R$ 280 milhões.

Aécio interna.jpg

Votação de reformas
No encontro, Aécio disse ter reiterado a Temer que o PSDB está comprometido com o avanço de reformas como a da Previdência e a flexibilização das leis trabalhistas, que dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Segundo o senador tucano, neste “ano das reformas” é preciso ter a “compreensão clara de que o tempo é curto”.

“Apoiar o governo Temer hoje é um ato de responsabilidade com o Brasil”, acrescentou. Aécio reafirmou a manutenção do PSDB na base aliada do governo Michel Temer, inclusive “colocando os quadros do partido à disposição” do presidente “neste governo de transição”.

Sobre a eventual nomeação do deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo, cujo cargo está desocupado desde a saída do peemedebista Geddel Vieira Lima, o senador disse que “no momento oportuno” o deputado poderá estar à disposição de Temer, mas que quem decide é o presidente da República.

Fonte: Com as informações da Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
21h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 20h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 17h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 17h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 17h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 17h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 17h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 17h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 15h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 15h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 15h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 13h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 13h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 13h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 13h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 13h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 12h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 12h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 11h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 10h59 Acidente Grave na BR-135 10h46 Loteamento Vale do Amanhecer 10h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 10h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 10h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil 10h14 Gastos de brasileiros no exterior sobem 61,7% em fevereiro

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram