180graus

Criação de parcerias - 11/01/2017 às 17h01

Senador Aécio Neves propõe a Temer modelo de PPPs para o sistema prisional

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu nesta quarta-feira (11/01) ao presidente Michel Temer a criação de parcerias público-privadas (PPP) para a gestão de prisões como parte da solução para a crise do sistema carcerário brasileiro. Segundo Aécio, a referência pode ser o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, considerado o primeiro presídio privado do país, inaugurado em 2013.

O senador argumentou que o modelo de PPP é diferente da gestão de presídios por meio de empresa terceirizada, como ocorre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde 56 presos foram assassinados entre os dias 1º e 2 de janeiro.

“Nas PPPs há o pressuposto de que o setor privado faz o investimento e é remunerado a partir de condicionantes estabelecidas em contrato, que vão desde o percentual de presos estudando, trabalhando a [obrigações como] não haver fuga, nenhum tipo de rebelião. Com o descumprimento, [a empresa] deixa de receber a remuneração previamente estabelecida”, explicou Aécio em entrevista após reunião com Temer, no Palácio do Planalto.

Para o senador mineiro, que é presidente do PSDB, a privatização de presídios pode ampliar a oferta de vagas no sistema carcerário do país.

“Por maior que seja o esforço do governo, poderão se chegar a 30 mil novas vagas em todo o país. Poderemos falar no dobro disso a partir de investimento do setor privado, onde o Estado mantém sua responsabilidade de polícia, portanto a direção de segurança interna e a segurança fora dos muros são do Estado, mas a gestão administrativa interna em condições humanizadas passa a ser dessas empresas, com salas de aulas, gabinetes odontológicos”, argumentou.

Inaugurado em 2003, na gestão do ex-governador Antonio Anastasia, também do PSDB, o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves é o primeiro do Brasil construído e administrado por um consórcio de empresas privadas, que disputou a prestação do serviço em uma licitação. Na época da inauguração, o governo mineiro informou que o investimento privado no presídio foi de R$ 280 milhões.

Aécio interna.jpg

Votação de reformas
No encontro, Aécio disse ter reiterado a Temer que o PSDB está comprometido com o avanço de reformas como a da Previdência e a flexibilização das leis trabalhistas, que dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Segundo o senador tucano, neste “ano das reformas” é preciso ter a “compreensão clara de que o tempo é curto”.

“Apoiar o governo Temer hoje é um ato de responsabilidade com o Brasil”, acrescentou. Aécio reafirmou a manutenção do PSDB na base aliada do governo Michel Temer, inclusive “colocando os quadros do partido à disposição” do presidente “neste governo de transição”.

Sobre a eventual nomeação do deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo, cujo cargo está desocupado desde a saída do peemedebista Geddel Vieira Lima, o senador disse que “no momento oportuno” o deputado poderá estar à disposição de Temer, mas que quem decide é o presidente da República.

Fonte: Com as informações da Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Mestrado | Vem pro Podium
Matemática Básica
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
21h22 Pedreiro despenca de torre em construção e morre no litoral do PI 19h21 Idoso cai de bicicleta e morre ao ser atropelado por caminhão em Piripiri 19h07 A Equipe futsal de Eliseu Martins participa do torneio de férias na cidade do Rio Grande do Piauí 19h02 Em Alto Longá, Vivo lança 4G e mantém liderança no mercado nacional 17h50 Polícia Federal já pode retomar emissão de passaportes 17h46 Provas para candidatos surdos do Enem já estão sendo produzidas 17h42 Capacitação para profissionais de atendimento socioassistencial em Floriano 17h42 Em rodovia no Ceará, placa sinaliza o perigo: 'poste a 100 metros' 17h39 Prefeitura realiza manutenção em praça para adequá-la para Festival Cultural 17h36 Ônibus pega fogo na BR-343 e fica completamente destruído 17h34 Teresina tem quase mil leitos em rede de hospedagem, aponta IBGE 17h32 Aparelho deverá coibir poluição sonora nos festejos em Demerval Lobão 17h21 Município de Demerval Lobão recebeu decibelímetro para ser usado nos festejos 17h13 Prefeitura de Caracol faz seletivo com 97 vagas 17h12 Ana Maria Braga confunde casca de madeira com barata gigante e agita a web 17h09 Miss Piauí sonha em abrir um salão especializado em cabelo cacheado 17h09 Prefeitura e secretaria de Simões promovem baile dos idosos 17h03 Domingos Mourão vai receber 1.500 m de asfalto urbano nas vias da cidade 17h01 Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre; inscrições iniciam terça (25) 16h52 Juliana Paes bate cabelo e recria vídeo que bombou na web; Confira vídeo 16h49 Bandas nacionais vão movimentar a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 16h40 PRF apreende maconha escondida na carroceria de veículo no interior do PI 16h31 Município de Lagoinha do PI receberá obras de pavimentação asfáltica 16h30 1ª etapa do C. Brasileiro de Basquete 3x3 está sendo disputada em Brasília 16h17 Ministro cochila várias vezes durante discurso de Temer em Conferência

Mestrado | Vem pro Podium!
Matemática Básica
Informática para concurso
Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Polícia Civil
    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional