180graus

Criação de parcerias - 11/01/2017 às 17h01

Senador Aécio Neves propõe a Temer modelo de PPPs para o sistema prisional

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu nesta quarta-feira (11/01) ao presidente Michel Temer a criação de parcerias público-privadas (PPP) para a gestão de prisões como parte da solução para a crise do sistema carcerário brasileiro. Segundo Aécio, a referência pode ser o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, considerado o primeiro presídio privado do país, inaugurado em 2013.

O senador argumentou que o modelo de PPP é diferente da gestão de presídios por meio de empresa terceirizada, como ocorre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde 56 presos foram assassinados entre os dias 1º e 2 de janeiro.

“Nas PPPs há o pressuposto de que o setor privado faz o investimento e é remunerado a partir de condicionantes estabelecidas em contrato, que vão desde o percentual de presos estudando, trabalhando a [obrigações como] não haver fuga, nenhum tipo de rebelião. Com o descumprimento, [a empresa] deixa de receber a remuneração previamente estabelecida”, explicou Aécio em entrevista após reunião com Temer, no Palácio do Planalto.

Para o senador mineiro, que é presidente do PSDB, a privatização de presídios pode ampliar a oferta de vagas no sistema carcerário do país.

“Por maior que seja o esforço do governo, poderão se chegar a 30 mil novas vagas em todo o país. Poderemos falar no dobro disso a partir de investimento do setor privado, onde o Estado mantém sua responsabilidade de polícia, portanto a direção de segurança interna e a segurança fora dos muros são do Estado, mas a gestão administrativa interna em condições humanizadas passa a ser dessas empresas, com salas de aulas, gabinetes odontológicos”, argumentou.

Inaugurado em 2003, na gestão do ex-governador Antonio Anastasia, também do PSDB, o Complexo Penitenciário Ribeirão das Neves é o primeiro do Brasil construído e administrado por um consórcio de empresas privadas, que disputou a prestação do serviço em uma licitação. Na época da inauguração, o governo mineiro informou que o investimento privado no presídio foi de R$ 280 milhões.

Aécio interna.jpg

Votação de reformas
No encontro, Aécio disse ter reiterado a Temer que o PSDB está comprometido com o avanço de reformas como a da Previdência e a flexibilização das leis trabalhistas, que dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Segundo o senador tucano, neste “ano das reformas” é preciso ter a “compreensão clara de que o tempo é curto”.

“Apoiar o governo Temer hoje é um ato de responsabilidade com o Brasil”, acrescentou. Aécio reafirmou a manutenção do PSDB na base aliada do governo Michel Temer, inclusive “colocando os quadros do partido à disposição” do presidente “neste governo de transição”.

Sobre a eventual nomeação do deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo, cujo cargo está desocupado desde a saída do peemedebista Geddel Vieira Lima, o senador disse que “no momento oportuno” o deputado poderá estar à disposição de Temer, mas que quem decide é o presidente da República.

Fonte: Com as informações da Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
13h04 Alunos concluem primeira fase do curso Licença B 13h01 Crianças tem dia de aula diferente em Beneditinos 12h56 Filho de coronel da PM faz 'rasante' no Corso e deve ser alvo da ANAC 12h51 Saiba por que a luta entre GSP e Anderson Silva pode sair do papel 12h51 Conheça a história por trás da criação do leite condensado 12h50 Policiais Militares Prende Assaltantes em São João dos Patos 12h46 Loteamento Vale do Amanhecer 12h42 Contratos do Fies já começam a ser assinados na Caixa;veja como fazer 12h41 Mais um mestre Beneditinense 12h40 Conheça as 16 candidatas do concurso ‘Garota Jaicoense 2017’ 12h39 Prefeito Júnior Bill participa do início ao fim do Zé Pereira de São Pedro do Piauí 12h38 União estável entre pessoas do mesmo sexo está na pauta da semana da CCJ 12h37 Prefeito recebe visita de colega vizinho 12h36 Apresentador da Record: ‘Aqui tem um monte de coisa que não presta’ 12h33 Secretários de Saúde, do Meio Ambiente e o prefeito de S. Mendes Dr Heli plantam árvores em Avenide 12h31 Assistente Social de São Julião participa de reunião do INSS sobre o BPC 12h30 Zé Pereira de São Pedro do Piauí agita comércio e economia da cidade 12h30 Governo oficializa financiamento para quitar dívida de hospitais filantrópicos 12h29 Plenário pode votar medidas de direito e proteção às mulheres nesta semana 12h27 Prévia do Carnaval Patoense 12h22 Júlio César se anima com rumores de que Ciro possa deixar base de W.Dias 12h21 Prefeito de Massapê fala de trabalho na nova gestão e fala sobre obras 12h20 Posições Sexuais: Guia Completo para homens e mulheres 12h15 Construsonhos Imobiliária 12h13 Governo apresentará projeto de PPP para PI Conectado nesta segunda (20)

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba