180graus

Reforma da Previdência - 20/04/2017 às 14h05

Relator altera parecer no item sobre a aposentadoria para mulheres; entenda






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O relator da reforma da Previdência (PEC 287/16), deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), fez uma modificação em seu relatório que acelera a transição para a idade mínima de aposentadoria de 62 anos para as mulheres.

Maia havia divulgado uma versão preliminar do relatório, fixando uma idade mínima de aposentadoria de 53 anos para as mulheres e de 55 anos para os homens logo após a promulgação da emenda. Nessa versão, a idade das mulheres aumentava 11 meses a cada dois anos a partir de 2020.

No texto apresentado à comissão, tanto a idade mínima dos homens quanto a das mulheres vai aumentar um ano a cada dois anos, chegando aos 65 anos em 2038 para os homens e, em 62 anos em 2036 para as mulheres.

O relatório foi apresentado nesta quarta-feira (19/04) na comissão especial e deve ser votado a partir do dia 2 de maio. Na semana que vem, o texto será discutido durante três dias.

O relator disse que há justificativa para a diferenciação entre homens e mulheres: "A discrepância resulta do reconhecimento de que ainda não se obteve a igualdade social entre gêneros. A própria exposição de motivos que acompanha a PEC conduz a tal conclusão na medida em que veicula quedas insignificantes no desequilíbrio entre homens e mulheres no que diz respeito ao tempo despendido em afazeres domésticos."

Na transição da reforma, quem já está no sistema terá um pedágio de 30% do tempo de contribuição necessário para a aposentadoria pelas regras atuais. Ou seja, se a emenda passar a valer em 2017, uma mulher com 20 anos de contribuição no momento da promulgação da emenda precisaria de mais 10 anos para completar o mínimo de 30 anos atual. Com o pedágio, isso se eleva para 13 anos. Portanto, só em 2030 ela cumpriria esse requisito. Como em 2030 a idade mínima passará para 59 anos, ela terá que cumprir essa condição de idade.

Tempo de contribuição
O texto mantém o aumento de 15 para 25 anos do tempo mínimo de contribuição para acesso ao benefício, que será igual a 70% da média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. Após 25 anos de contribuição, cada ano seria contado a mais, possibilitando a obtenção de 100% da média aos 40 anos de contribuição e não mais aos 49 anos como constava na proposta original. Hoje o valor depende de uma fórmula que leva em conta tempo de contribuição e a idade.

Trabalhadores rurais
No caso dos trabalhadores rurais, a idade mínima será de 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres após um período de transição.

O tempo de contribuição mínimo para estes trabalhadores foi proposto em 15 anos. O deputado Pepe Vargas (PT-RS), criticou a manutenção, pelo relator, da criação de uma nova contribuição do trabalhador rural em substituição à contribuição sobre a produção vendida. "Achar que todos os trabalhadores rurais podem ter contribuição mensal é desconhecer a realidade e a diversidade do Brasil rural. Milhões de agricultores familiares não têm condição de pagar contribuição mensal"

Policiais federais
No relatório final, também foi definido que os policiais federais terão idade mínima para se aposentar de 55 anos logo após a promulgação da emenda.

As regras permanentes para os policiais serão definidas em outro texto legal. Arthur Maia explicou que as regras dos policiais já vinham sendo negociadas separadamente há algum tempo e condenou a manifestação de alguns policiais que acabou resultando na quebra de vidros da entrada do Congresso na última terça-feira.

O parecer do relator prevê que os policiais que ingressaram na carreira antes da instituição da previdência complementar terão, na aposentadoria, a integralidade dos vencimentos desde que cumpram outros requisitos. Já os que ingressaram depois serão submetidos à regra geral do INSS como os demais servidores.

Fonte: Com informações da Agência Câmara Notícias

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
14h10 Ação da CGE permite economia de R$ 95 milhões aos cofres públicos no PI 14h03 CNJ discute com tribunais melhorias nos serviços judiciais 14h00 Município de União realiza licitação para aquisição de materiais em quase R$ 2 milhões 13h58 Prefeitos ironizam declaração sobre gastos 'irrisórios' com o DOM 13h56 Acidente envolvendo ônibus e carreta deixa pelo menos 15 mortos no ES 13h53 Comissão mantém possibilidade de reajuste em taxa cobrada do setor aéreo pela Anac 13h48 Norma para regularizar situação tributária é instituída por instrução normativa 13h47 No próximo sábado (24/07), acontecerá o II arraial da Vila Universitária 13h44 Garoto é assediado por dono de agência de modelos no PI 13h43 UM PROGRAMA DE SOCORRO SOCIAL 13h42 Policiais recuperam motocicleta roubada em Esperantina 13h38 TRE do PI fará reunião com 20 juízes e 44 prefeitos da região Sul do estado 13h32 Carol Dantas e João Alcântara deixam de se seguir nas redes 13h31 Festival Amarante Junino inicia nesta sexta (23) 13h30 Saiba quem é o empresário que conquistou o coração de Anitta 13h29 Jovem de Alagoinha do Piauí é aprovado no exame da OAB 13h25 Senado publica novos livros sobre leis e decretos que disciplinam a educação 13h22 X Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Padre Marcos 13h18 Projeto reserva vaga de trabalho para menor aprendiz com deficiência; veja 13h18 A XXII vaquejada da amizade acontecera nos dias 04 a 06 de agosto 13h11 Deputada Janaínna Marques participa de inauguração do calçamento de ruas em São Pedro do Piauí 13h10 Diário dos Municípios tentou adiar o julgamento de consulta feita ao TCE 13h06 Piauí é considerado o 1º do Nordeste na geração de empregos formais 13h01 Geração de empregos cresce em Teresina no mês de maio 12h59 Vídeo flagra mãe impedindo que filho doente seja atendido por médicos negros

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional