60 dias de exposição -

Margarete participa de reuniões preparatórias da exposição do Piauí na Alemanha

A vice-governadora Margarete Coelho participa de reuniões preparatórias entre os dias 5 e 14 deste mês na Alemanha a convite da Embaixada do Brasil. O objetivo é tratar sobre a exposição do Patrimônio Mundial Serra da Capivara, uma realização da Embaixada do Brasil em Berlim e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

“Estou indo para uma reunião que foi convocada pelos patrocinadores da exposição para acertar os detalhes da programação. O Estado do Piauí vai ter 60 dias de exposição patrocinada pelo Instituto Ecológico Alemã (DAI) junto com o Centro de Arqueologia e a Embaixada Brasileira da Alemanha no período de 16 de maio a 30 de junho em Berlim e Bonn”, informou a vice-governadora, antes de seguir viagem.

A divulgação da Serra da Capivara pela Europa é resultado de um trabalho de articulação da vice-governadora com o presidente da Associação ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht e a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom).

Em julho do ano passado, profissionais da equipe da TV Pública ZDF estiveram no estado pelo Território Serrra da Capivara captando imagens e colhendo dados sobre a origem do Homem nas Américas a partir de vestígios encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara com pesquisadores do Instituto de Arqueologia Alemão.

Para Uwe Weibrecht, a ida de um representante do Governo do Estado do Piauí nessa etapa final tem um peso na divulgação do Parque Nacional Serra da Capivara. “É fundamental termos alguém como a Margarete nessas reuniões preparatórias. Isso mostra a importância que o Parque tem para o Governo e o compromisso com os seus resultados incríveis da pesquisa arqueológica. Além disso, fomenta a cooperação cientifica, abre novas possibilidades de cooperação cientifica e incentiva o turismo internacional na região de São Raimundo Nonato”, explicou o presidente da ProBrasil, articuladora do projeto e das partes envolvidas.

Na programação do evento acontecerá o painel de discussão sobre a extraordinária importância do Patrimônio Mundial da Serra da Capivara com a participação da professora, pesquisadora e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, Dr. Niède Guidon.

Junto ao painel de discussão, será apresentada, pela primeira vez, a exposição fotográfica “O Patrimônio Mundial da Serra da Capivara – os mais antigos vestígios de povoamento nas Américas?”, reunindo os seguintes elementos: imagens fascinantes do fotógrafo André Pessoa sobre os sítios arqueológicos, a natureza e a cultura da Serra da Capivara; o filme documentário “Descoberta sensacional no Brasil – Os primeiros americanos” (Terra X / ZDF); pôsteres com resultados do projeto de pesquisa: "O início da produção de alimentos no semiárido nordestino: o exemplo da Serra da Capivara“ e informações sobre o projeto “Fundação Viveiro Mata Branca“, dedicado à preservação ambiental e ao reflorestamento de espécies nativas através de projetos educacionais.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco