180graus

'dados adulterados' - 11/01/2017 às 17h18

Ex-prefeito será investigado por passar trote em analista político

A Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo abriu investigação criminal contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) por suposta adulteração de sua própria agenda oficial com o fim de passar trote no historiador e comentarista da rádio Jovem Pan Marco Antonio Villa, crítico de sua gestão (2013/2016). Haddad teria incluído no documento “falsos compromissos” no dia 16 de maio de 2016 “de forma livre, deliberada e consciente”.

Por sua assessoria, Haddad informou que desconhece o procedimento da Procuradoria. A investigação de âmbito penal foi instaurada em dezembro, quando o petista ainda ocupava a cadeira de chefe do Executivo paulistano.

A portaria que rotula Haddad como “investigado” é subscrita pelo procurador Mário Antonio de Campos Tebet, coordenador da Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica, e pela promotora Rita de Cássio Bergamo.

O ex-prefeito já é alvo de uma ação civil pública pelo mesmo motivo. A ação foi ajuizada pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social, braço do Ministério Público de São Paulo que investiga atos de improbidade administrativa. As sanções propostas nesse tipo de ação têm natureza civil, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

Foto: O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Felipe Cotrim/VEJA.com)
politica-candidatos-prefeito-sinesp-haddad-20160825-048.jpg

A investigação aberta pela Procuradoria-Geral de Justiça tem caráter criminal. Neste caso, a conduta atribuída a Haddad poderá, em tese, ser enquadrada – e ele denunciado à Justiça – como “crime de prefeito”, previsto no Decreto Lei 201/67, e ainda por violação ao artigo 313-A do Código de Processo Penal – inserir ou facilitar a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados.

Críticas

A suposta adulteração da agenda de Haddad ocorreu em meio às pesadas críticas desferidas por Villa contra sua gestão e seu modo de administrar.

Segundo a Procuradoria, no mesmo dia em que o documento oficial recebeu dados falsos, em sua página no Facebook, o então prefeito publicou relato sob o título “Trote num pseudo intelectual”. “Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de um tal de Marco Antonio Villa, da Jovem Pan. Ultimamente, ele tem comentado minha agenda pública com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco. Acho graça. Mas, hoje, para que os ouvintes tenham uma pálida ideia deste embuste, resolvemos substituir, por algumas horas, a minha agenda pela de outro político, apenas para vê-lo comentar. uma vez na vida, o dia-a-dia de quem ele lambe as botas. Peço desculpas se ofendo alguém pelo procedimento, mas sendo caluniado todos os dias por esse projeto de intelectual, imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo.”

“Depreende-se que o prefeito Fernando Haddad inseriu de maneira maliciosa e astuta, declaração não verdadeira em sua agenda oficial, publicada no portal da Prefeitura Municipal”, assinala a Procuradoria.

A Procuradoria mandou notificar Haddad e a ele deu prazo de 15 dias para “prestar informações que julgar cabíveis”. Também vai ser oficiado à Prefeitura “para que esclareça o procedimento adotado para inserção de dados no portal e identifique os responsáveis pela inserção das informações da agenda oficial do prefeito no portal da Prefeitura no dia 16 de maio de 2016”.

Segundo a assessoria da gestão Fernando Haddad, a Procuradoria está “equivocada porque não houve a divulgação de uma agenda falsa”. “Divulgou-se apenas uma agenda no padrão de políticos tradicionais, como o presidente da República ou o governador do Estado, que não detalham seus compromissos internos”. “Nisso que se resumiu a ação. Tão logo esclarecido, foi publicada a íntegra da agenda. O ex-prefeito Fernando Haddad desconhece qualquer procedimento ou inquérito do Ministério Público sobre este assunto.”

Fonte: Veja.abril

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
13h04 Alunos concluem primeira fase do curso Licença B 13h01 Crianças tem dia de aula diferente em Beneditinos 12h56 Filho de coronel da PM faz 'rasante' no Corso e deve ser alvo da ANAC 12h51 Saiba por que a luta entre GSP e Anderson Silva pode sair do papel 12h51 Conheça a história por trás da criação do leite condensado 12h50 Policiais Militares Prende Assaltantes em São João dos Patos 12h46 Loteamento Vale do Amanhecer 12h42 Contratos do Fies já começam a ser assinados na Caixa;veja como fazer 12h41 Mais um mestre Beneditinense 12h40 Conheça as 16 candidatas do concurso ‘Garota Jaicoense 2017’ 12h39 Prefeito Júnior Bill participa do início ao fim do Zé Pereira de São Pedro do Piauí 12h38 União estável entre pessoas do mesmo sexo está na pauta da semana da CCJ 12h37 Prefeito recebe visita de colega vizinho 12h36 Apresentador da Record: ‘Aqui tem um monte de coisa que não presta’ 12h33 Secretários de Saúde, do Meio Ambiente e o prefeito de S. Mendes Dr Heli plantam árvores em Avenide 12h31 Assistente Social de São Julião participa de reunião do INSS sobre o BPC 12h30 Zé Pereira de São Pedro do Piauí agita comércio e economia da cidade 12h30 Governo oficializa financiamento para quitar dívida de hospitais filantrópicos 12h29 Plenário pode votar medidas de direito e proteção às mulheres nesta semana 12h27 Prévia do Carnaval Patoense 12h22 Júlio César se anima com rumores de que Ciro possa deixar base de W.Dias 12h21 Prefeito de Massapê fala de trabalho na nova gestão e fala sobre obras 12h20 Posições Sexuais: Guia Completo para homens e mulheres 12h15 Construsonhos Imobiliária 12h13 Governo apresentará projeto de PPP para PI Conectado nesta segunda (20)

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba