180graus

'dados adulterados' - 11/01/2017 às 17h18

Ex-prefeito será investigado por passar trote em analista político

A Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo abriu investigação criminal contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) por suposta adulteração de sua própria agenda oficial com o fim de passar trote no historiador e comentarista da rádio Jovem Pan Marco Antonio Villa, crítico de sua gestão (2013/2016). Haddad teria incluído no documento “falsos compromissos” no dia 16 de maio de 2016 “de forma livre, deliberada e consciente”.

Por sua assessoria, Haddad informou que desconhece o procedimento da Procuradoria. A investigação de âmbito penal foi instaurada em dezembro, quando o petista ainda ocupava a cadeira de chefe do Executivo paulistano.

A portaria que rotula Haddad como “investigado” é subscrita pelo procurador Mário Antonio de Campos Tebet, coordenador da Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica, e pela promotora Rita de Cássio Bergamo.

O ex-prefeito já é alvo de uma ação civil pública pelo mesmo motivo. A ação foi ajuizada pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social, braço do Ministério Público de São Paulo que investiga atos de improbidade administrativa. As sanções propostas nesse tipo de ação têm natureza civil, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

Foto: O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Felipe Cotrim/VEJA.com)
politica-candidatos-prefeito-sinesp-haddad-20160825-048.jpg

A investigação aberta pela Procuradoria-Geral de Justiça tem caráter criminal. Neste caso, a conduta atribuída a Haddad poderá, em tese, ser enquadrada – e ele denunciado à Justiça – como “crime de prefeito”, previsto no Decreto Lei 201/67, e ainda por violação ao artigo 313-A do Código de Processo Penal – inserir ou facilitar a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados.

Críticas

A suposta adulteração da agenda de Haddad ocorreu em meio às pesadas críticas desferidas por Villa contra sua gestão e seu modo de administrar.

Segundo a Procuradoria, no mesmo dia em que o documento oficial recebeu dados falsos, em sua página no Facebook, o então prefeito publicou relato sob o título “Trote num pseudo intelectual”. “Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de um tal de Marco Antonio Villa, da Jovem Pan. Ultimamente, ele tem comentado minha agenda pública com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco. Acho graça. Mas, hoje, para que os ouvintes tenham uma pálida ideia deste embuste, resolvemos substituir, por algumas horas, a minha agenda pela de outro político, apenas para vê-lo comentar. uma vez na vida, o dia-a-dia de quem ele lambe as botas. Peço desculpas se ofendo alguém pelo procedimento, mas sendo caluniado todos os dias por esse projeto de intelectual, imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo.”

“Depreende-se que o prefeito Fernando Haddad inseriu de maneira maliciosa e astuta, declaração não verdadeira em sua agenda oficial, publicada no portal da Prefeitura Municipal”, assinala a Procuradoria.

A Procuradoria mandou notificar Haddad e a ele deu prazo de 15 dias para “prestar informações que julgar cabíveis”. Também vai ser oficiado à Prefeitura “para que esclareça o procedimento adotado para inserção de dados no portal e identifique os responsáveis pela inserção das informações da agenda oficial do prefeito no portal da Prefeitura no dia 16 de maio de 2016”.

Segundo a assessoria da gestão Fernando Haddad, a Procuradoria está “equivocada porque não houve a divulgação de uma agenda falsa”. “Divulgou-se apenas uma agenda no padrão de políticos tradicionais, como o presidente da República ou o governador do Estado, que não detalham seus compromissos internos”. “Nisso que se resumiu a ação. Tão logo esclarecido, foi publicada a íntegra da agenda. O ex-prefeito Fernando Haddad desconhece qualquer procedimento ou inquérito do Ministério Público sobre este assunto.”

Fonte: Veja.abril

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
21h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 20h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 17h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 17h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 17h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 17h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 17h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 17h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 15h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 15h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 15h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 13h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 13h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 13h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 13h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 13h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 12h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 12h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 11h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 10h59 Acidente Grave na BR-135 10h46 Loteamento Vale do Amanhecer 10h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 10h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 10h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil 10h14 Gastos de brasileiros no exterior sobem 61,7% em fevereiro

Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram