180graus

Regina fala sobre situação - 13/08/2017 às 13h10

Estudantes de duas cidades italianas vão conhecer comunidades do Piauí

Estudantes de duas cidades italianas vão conhecer a realidade de comunidades piauienses. O grupo de 20 jovens vai ficar uma semana ajudando moradores de dois assentamentos de Teresina, de comunidades de Cajazeiras, Piripiri e Pimenteiras, no Piauí e de Paraibano, no Maranhão. E antes de seguirem, eles conversaram com a senadora Regina Sousa e o sociólogo Antonio José Medeiros sobre a situação política brasileira.

A convite do padre Alesssandro Spinelli, que trabalhou por muitos anos em Teresina, na paróquia do Parque Piauí, a senadora Regina Sousa falou sobre as ações dos governos Lula e Dilma em prol dos menos favorecidos, como os programas sociais. E explicou como o atual presidente chegou ao poder e a crise pela qual o país passa.

Regina Sousa destacou as suas ações no Senado, principalmente o trabalho na Comissão de Direitos Humanos, em que são discutidos assuntos variados, como a situação dos índios, negros, da população de rua. Ela disse que são temas poucos discutidos e que a Comissão está dando voz aos que não tem e visibilidade aos invisíveis.

DSC_0050.JPG

O padre Sandro, como é conhecido, mesmo aposentado continua fazendo trabalho de conscientização política e evangelização de jovens. E por isso trouxe ao Brasil, 20 estudantes de diversas áreas para vivenciar a realidade de comunidades pobres e assentamentos. E foi taxativo: “ se for para terem mordomias, não irão”. Eles vão conhecer ainda uma comunidade quilombola, em São João da Varjota.

Os estudantes são das cidades de Verona e Vallegio. E participam do trabalho que o padre realiza na Itália juntos aos jovens de várias idades. O padre vive entre o Brasil e o país de origem desde que se aposentou, sempre ajudando populações carentes. Os jovens são divididos em grupos para realizar o trabalho nas comunidades e assentamentos.

Francesca Bulighin, 24, anos, é de Verona, está pela primeira vez no Brasil. E disse que tinha curiosidade em conhecer a cultura e os costumes brasileiros. Comentou que as informações que chegam do Brasil à Itália, via meios de comunicação são diferentes da realidade. Informou que os meios passam é que os governantes brasileiros são corruptos e o país tem muitos problemas. A estudante destacou que ao chegar tem outra visão do país, pois encontra um povo gentil e hospitaleiro, comida variada e saborosa.

Os jovens estão em férias escolares e seguirem nesse domingo para as comunidades e assentamentos onde ficam uma semana. Depois vão a Barra Grande, no litoral do Piauí e retornam para Itália no final de agosto.

Fonte: Com informações da assessoria

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Informática p/ concursos
Agente PRF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Agente PF
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Informática p/ concursos
Matemática Básica
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram