Dívida líquida de R$ 76,3 bi -

Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência

A Odebrecht, que viu sua situação financeira ficar bastante complicada desde que virou alvo da Operação Lava Jato, sofre com a falta de reconhecimento do acordo de leniência por parte de órgãos federais.

Sem o reconhecimento do Ministério da Transparência, antiga Controladoria Geral da União (CGU), a empreiteira passa a ser reconhecida como “inidônia” e não pode firmar contratos com órgãos federais, nem receber créditos de bancos públicos.

De acordo com texto publicado neste domingo (26/03), o Grupo Odebrecht acumulava dívida líquida de R$ 76,3 bilhões até o fim do ano passado.

O Tribunal de Contas da União (TCU) deixou de aplicar a sanção de “inidoneidade” às empreiteiras envolvidas na Lava Jato (Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez) por terem contribuído com a Operação Lava Jato por meio de acordos de leniência.

Por outro lado, apenas o Ministério da Transparência tem a competência para tornar acordos desse tipo oficiais, de acordo com a Lei Anticorrupção (n° 12.846/2013).

Com isso, a Odebrecht iniciou a negociação para, enfim, firmar um acordo de leniência válido, mas ainda aguarda resposta sem previsão para que o processo seja oficializado.

Fonte: Com informações da Rede TV

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco