Deputado disputa -

Eleições no PT: Mulheres da chapa 413 lançam manifesto em apoio a Assis

As mulheres petistas que participam da chapa 413 – Unid@s Pelo Piauí, concorrente ao Diretório Estadual do PT, nas eleições de amanhã (9), lançaram um manifesto em que afirmam a luta por espaços à altura de sua contribuição partidária e em apoio à candidatura do deputado Assis Carvalho à presidência do Partido no Piauí.

O Partido dos Trabalhadores reconhece o protagonismo das mulheres na construção partidária, da democracia e nas lutas populares. Dentro do Partido é garantida a paridade de gênero. Ou seja, o diretório inscreve a mesma quantidade de candidatos dos sexos feminino e masculino. Dessa forma, a chapa 413 tem 500 candidatos, sendo 250 mulheres e 250 homens.

Apesar disso, as mulheres afirmam que é importante fazer um constante esforço de autocrítica e diálogo permanente capazes “de concretizar, na prática, a democracia plena que esperamos, e que passa, necessariamente, pela organização e fortalecimento das mulheres no Partido numa perspectiva feminista”.

Elas analisam que “toda a luta das mulheres petistas em aprovar as medidas de paridade nas instâncias do Partido, bem como na obrigatoriedade de destinar 5% do fundo partidário na promoção da formação política das mulheres, não se reproduz efetivamente na nossa participação na elaboração, formulação e discussão política, ou mesmo nas esferas centrais da direção do PT”.

Diante disso, as mulheres da Chapa 413 reivindicam que, na direção partidária, “os espaços sejam construídos a partir de nós mesmas, de nossos lugares sociais, de classe e de gênero, considerando que reunimos as condições para assumir os espaços de poder”.

Por fim, as mulheres reafirmam apoio à candidatura do deputado Assis Carvalho à presidente do PT no Piauí: “Compreendemos também que a candidatura de Assis Carvalho à presidência do Partido contribui para consolidar a pauta construída pelas mulheres, pela compreensão que o companheiro tem de um Partido plural, centrado na nossa autonomia e na superação das desigualdades, como um dos princípios fundamentais na construção da cidadania e da vida partidária”.

Fonte: AsCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco