180graus

Mais de 200 denúnciados - 13/11/2016 às 09h07

Delação da Odebrecht vai dobrar ações da Lava Jato






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Em fase de conclusão com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a delação premiada de executivos da Odebrecht vai ampliar significativamente o volume de trabalho da Operação Lava Jato. A avaliação é de investigadores, advogados e profissionais com acesso às negociações com a empreiteira. Eles estimam que o número de inquéritos, agentes e empresas sob suspeita, além de valores desviados, mais que dobre em relação aos apresentados até agora.

Em 2 anos e 8 meses de investigações da força-tarefa, foram 250 denunciados em 54 ações penais, dos quais 82 já condenados a mais de mil anos de prisão, e R$ 6,4 bilhões de propina identificados no esquema de formação de cartel, desvios e corrupção na Petrobras. A delação da maior empreiteira do País vai revelar a atuação de empresas, políticos, partidos e agentes públicos em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro em negócios com o governo federal ainda desconhecidos pela Justiça.

Marcelo Odebrech - Interna.png

Obras de aeroportos, rodovias, metrôs, usinas de energia, estádios da Copa, contratos nos setores petroquímico, de saneamento, de defesa, negócios com fundos de pensão e operações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão dar nova dimensão ao escândalo da Petrobrás, avaliam profissionais com acesso às negociações.

Contratos da Petrobras em áreas que ainda não foram alvo ou não tiveram aprofundamento nas investigações, como os de exploração e produção de petróleo e também de gás natural, devem permanecer nos inquéritos de Curitiba, sob a guarda do juiz federal Sérgio Moro. São todos negócios citados nas tratativas da delação da Odebrecht.

Petroquímica
Outro setor importante que entrará no foco de atuação da Lava Jato é o de petroquímica. Os negócios da Braskem, maior empresa da área na América Latina, formada em sociedade entre Odebrecht e Petrobras, serão o centro dessa nova frente de apuração dos investigadores da capital paranaense.

Nos anexos apresentados pelos advogados da construtora, os executivos confirmam que a Braskem foi uma das principais unidades do grupo a colocar dinheiro no caixa do Setor de Operações Estruturadas - o "departamento da propina".

Os delatores já confessaram que o setor funcionava dentro do organograma da empreiteira para efetuar lavagem de recursos e pagamento de propinas e caixa 2 para políticos e também agentes públicos.

Fonte: Com informações do O Estado de S. Paulo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
01h01 Deborah Cecília apita Maranhão x River domingo(28), no Castelão em São Luis/MA 00h53 Venicio do Ó defende empréstimos para Pimenteiras 22h41 Manifestante fica com a mão dilacerada ao tentar jogar um rojão em policial; vídeo 21h51 Polícia prende dois homens com munições de arma de fogo 21h43 Campanha de vacinação em Parnaíba tem baixa procura 21h24 CONDOLÊNCIAS ÀS FAMILIAS: Granja de Farias, Mariano da Silva e Alves Trindade ) 21h11 Tentativa de roubo perto do Sinopse faz boato se espalhar no WhatsApp 17h47 Tribunal de Contas faz exposição e mostra ‘armas’ de combate à corrupção 17h43 STF mantém sessão apesar de protestos na Esplanada 17h42 Eleições do COSEMS incluem secretária de Lagoa do Piauí no Conselho fiscal suplente 17h41 TCE-PI envia ao TCU denúncia sobre obra de R$ 1 milhão 17h33 Garoto de apenas 13 anos é encontrado morto por familiares em Altos 17h25 Heinz fará recall de 22 mil embalagens de molho de tomate com pelo de roedor 17h25 Prefeito de Jaicós participa do VII Congresso de Secretários Municipais da Saúde 17h25 Pronunciamento da Secretaria de Educação na Câmara Municipal de Vereadores 17h25 Chico Lucas estará em Brasília para entrega de pedido de impeachment 17h22 Maior campeonato de eSport do Nordeste deve acontecer em junho 17h20 Prefeito Erivelto participa de Congresso da Saúde em Teresina 17h15 Alunas ingerem 'Rivotril' escondidas em escola de Teresina e passam mal 17h14 Prefeito de Corrente participa de Congresso de Secretário Municipais da Saúde 17h10 Meu Malvado Favorito 3: Gru encontra irmão gêmeo em novo trailer dublado 17h07 Iracema comemora aprovação que regulamenta atribuições de agentes de saúde 17h02 Festival de Inverno 2017 traz novidades para gastronomia e artesanato 17h01 Piauí atinge 58% da cobertura vacinal e campanha vai ser encerrada sexta (26) 17h01 Prefeitura De Jaicós realiza Programa Minha Casa Minha Vida e faz sorteio de 15 casas

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional