Municípios - PI

Contrato ainda em vigência · 11/08/2017 às 11h18

São João do PI: secretário municipal faz esclarecimentos sobre obras paralisadas

Para o vereador Zé Guinguirro, o prefeito deveria ter levado ao conhecimento da justiça


Compartilhar Tweet 1



Atendendo a uma convocação da Câmara Municipal, o secretário Municipal de Infraestrutura Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (antiga Secretaria de Obras), Francisco José (Chicão) prestou esclarecimentos sobre obras paralisadas há mais de três anos no município.

A convocação do secretário se deveu a um requerimento do vereador Zé Guinguirro (PP), que chegou a fazer uma lista de dez obras iniciadas, mas paralisadas desde a primeira gestão do prefeito Gil Carlos. O vereador Zé Guinguirro fez um levantamento de notas de empenhos e coletou informações sobre implantação de energia em comunidades, visitou obras que já deviam estar em fase de conclusão e, a partir daí, apresentou o requerimento que acabou com a convocar do secretário.

Na manhã desta quinta (10/08), o secretário municipal de Infraestrutura Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, acompanhado de um engenheiro da prefeitura, prestou esclarecimentos sobre como as obras se encontram. Segundo o secretário, as obras estão paralisadas porque as empresas, embora tenham iniciado e executado parte das obras, desistiram de prosseguir com a execução.

“A audiência foi muito proveitosa, mas nós estamos à disposição para fazer outro esclarecimento mais efetivo sobre as obras que estão paralisadas”, disse Chicão.

Os vereadores de oposição fizeram perguntas ao secretário sobre a execução e os recursos empregados nas obras paralisadas no município. Entre elas, Colégio do Grajau, Poliesportiva do Grajau, Colégio da Malhada, UBS da Lisboa, Poliesportivo da Lisboa.

Fotos: Portal Mandacaru

Para os vereadores, a paralisação das obras e a desistência das empresas licitadas e contratadas trazem um prejuízo muito grande para o munícipio e para a sociedade, que devia estar usufruindo do bem edificado.

Ainda de acordo com o engenheiro da prefeitura, Micail, as obras do município não estão inacabadas. As obras estão paralisadas, porque o contrato ainda está em vigência. Ele acredita que a audiência púbica foi proveitosa, pois o pessoal da prefeitura (equipe) conseguiu passar para os vereadores o porquê dos atrasos, foi possível mostrar que várias obras estão com um percentual de execução adiantado ao que foi repassado para as empresas. Micail disse ainda que “nós” (o município) enfrentamos bastante dificuldades por causa dos repasses federais, que acabaram demorando a chegar para dar continuidade a essas obras.

De acordo com o portal Mandacaru, o vereador Zé Guinguirro disse que nenhuma das explicações dadas pelo secretário o convenceu. Zé Guinguirro disse que o secretário não o convenceu até porque ele (Chicão) não respondeu às perguntas que foram feitas. Zé Guinguirro também afirmou que o secretário Chicão tentou responder as perguntas da forma dele; não da forma que foi questionado.

Zé Guinguirro disse que todo planejamento é feito para um mandato de quatro anos. Segundo o vereador, o prefeito Gil Carlos tinha que ter planejado as obras para serem executadas em quatro anos. “Ele foi reeleito por um acaso, mas se não acontecesse as obras estariam paralisadas aí e o prefeito atual, hoje, não tinha nada a ver com essas obras. O município perdendo dinheiro, a União perdendo e o povo pagando o preço, então, pelo menos eu, como vereador, não fiquei satisfeito porque não vi resposta a altura da audiência”, disse Zé Guinguirro.

Para o vereador Zé Guinguirro, o prefeito deveria ter levado ao conhecimento da justiça os motivos da desistência das empresas. Zé afirma que já faz cinco anos e que o que foram vistos nos balancetes foram empenhos de mais de R$ 1,2 mil, em 2015 e que foram reescritos em 2016 para a empresa que a equipe questiona que abandonou a obra.

“O vereador disse que está descartada a possibilidade de convocar novamente o secretário Chicão, pois ele não reponde a uma pergunta que se faz a ele”, finalizou.

Fonte: Portal Mandacaru