180graus

Estiagem deve continuar - 18/03/2017 às 17h15

Outono inicia na próxima segunda e o Piauí terá chuvas abaixo da média






comserv

O outono começa na próxima segunda-feira (20) no Hemisfério Sul, às 7h29, horário de Brasília, enquanto no Hemisfério Norte, será o início da primavera. A estação começa com o equinócio de outono. Nesta segunda, dia e noite têm praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites maiores até o início do inverno, em 21 de junho.

“O que marca as estações é o fato de o eixo de rotação da Terra estar inclinado em relação ao plano de órbita do planeta. Se não fosse inclinado, todo o tempo cada localidade teria a mesma quantidade de radiação solar chegando”, explica a astrônoma Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional (OB).

No outono, os raios solares já não vão mais incidir diretamente no Hemisfério Sul, mas começam a incidir de forma inclinada, diminuindo a quantidade de radiação que chega. Por isso, o outono apresenta temperaturas mais amenas.

“Essa diferença de temperatura é mais visível à medida que se está longe da Linha do Equador. Quem está na Linha do Equador praticamente não vê diferença de estação. Mas quanto mais ao Sul você está no Hemisfério Sul, ou mais ao Norte, no Hemisfério Norte, essa diferença fica mais evidente. Para nós, do Rio de Janeiro, que estamos nos trópicos, é praticamente verão o ano todo”, comentou a astrônoma.

Transição
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e, por isso, no início da estação, os dias ainda são quentes e há chuvas e, ao final do período, os dias começam a ficar mais frios e a chuva diminui em algumas partes do país, anunciando a chegada do inverno.

As regiões Norte e Nordeste têm temperaturas mais frias durante o outono. O trimestre março, abril e maio é chamado de inverno nessas regiões porque, em função do aumento de chuvas, há maior nebulosidade, menos irradiação solar chega para a Terra e a temperatura cai, mas não de forma abrupta.

Para o Centro-Oeste e o Sudeste, incluindo nessa média histórica boa parte da Bahia, o CPTEC indica que o outono é bem caracterizado como um período de transição porque há uma estação chuvosa que se estende de outubro até abril do outro ano, e uma estação seca, que vai de abril até meados de outubro. “Abril fica mais ou menos no meio do outono. Então, tem a transição entre a estação chuvosa em que a gente está agora e a estação seca para essas regiões”, disse a climatologista do CPTEC/Inpe, Renata Tedeschi.

No caso do Sul do país, a chuva ocorre o ano todo, mas durante o outono começam a ser vistas temperaturas amenas. Renata Tedeschi lembra também que, durante o outono, passam a ocorrer frentes frias com mais frequência. “Quando a gente tem frente fria, pode ter chuva associada e queda de temperatura também”.

Em relação às temperaturas outonais, a climatologista disse que principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o início do outono mostra temperaturas ainda quentes, como no verão, mas “quanto mais próximo a gente está do inverno, menor a incidência de raio solar e há temperaturas mais frias”.

Previsão
O CPTEC prevê que as temperaturas fiquem dentro da média histórica em grande parte do Brasil, no trimestre março, abril e maio, com exceção de uma parte do Centro-Oeste, do Sudeste e toda a Região Sul, mais o Cone Sul brasileiro, que devem ter temperaturas oscilando um pouco acima da média histórica.

No Nordeste, com exceção de quase toda a Bahia, o Maranhão e parte do Piauí, a previsão é de chuva abaixo da média histórica. A tendência, disse Renata, é piorar a grave situação de estiagem já existente na região.

Para o nordeste da Região Norte, a previsão é de chuva acima da média histórica. No noroeste da Região Norte, a previsão é chuva dentro da média, com possibilidade de algumas áreas ficarem acima da média histórica.

No Sul brasileiro, destacando o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, a previsão é de chuva dentro da média histórica, podendo ficar um pouco acima em algumas áreas.

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Últimas Notícias
00h10 Texto base da reforma trabalhista é aprovado pelo plenário da Câmara 00h05 Rodovia de acesso à Colônia do Gurguéia foi pauta de audiência 22h58 Firmino diz que gestão precisa estar antenada com necessidade do povo 20h42 Município de Paes Landim manda representantes ao Fórum Regional de Politicas Pública 19h49 Seriedade e Compromisso por parte do Poder Publico 19h46 Secretário de Saúde de Paes Landim Roberto Lucas firma parceria com o CAPS de São João - PI 19h30 Deputados federais do Piauí são PROCURADOS através de cartazes ao estilo velho oeste americano 19h13 Audiência |Pública trata da segurança em Alto Longá. 18h56 Mais Famílias são beneficiadas em Paes Landim pelo o PAA 18h51 Sexta-Feira Vai está a Venda Pulseiras para o Evento Blitz Sua Parada Obrigatória Segunda Temporada 18h38 Neste Sábado tem Voz e Violão no Brizolas Bar 18h29 Realizado Reunião em Pastos Bons 18h21 Loteamento Vale do Amanhecer 18h15 Joice Hasselmann receberá de Mão Santa uma 'medalha do mérito'; veja 18h12 6ª Companhia PM Independente Contempla Mais Uma Cidade do Médio Sertão Com O PROERD 17h56 TCE autoriza os novos prefeitos a parcelarem débitos previdênciários 17h54 Restaurante e Lanchonete Bom Gosto 17h52 Brasil ocupa posição 103 no ranking de liberdade de imprensa 17h49 Construsonhos Imobiliária 17h47 PI: ex-funcionários de banco são investigados por fraudes 17h40 Realizado Reunião sobre Poluição Sonora 17h27 Loteamento Vale do Amanhecer 17h25 Dupla assalta moto fan à mão armada em Barras 17h23 Paratleta Luis Alves conquista o segundo lugar em competição 17h19 Escola de Campo Maior recebe beneficio da deputada Rejane Dias

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 817

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram