180graus

Gordura é uma preocupação - 15/04/2017 às 05h29

Aprenda a limpar a caixa de gordura e evite entupimentos






A caixa de gordura é um recipiente que fica entre as linhas de drenagem e as linhas de esgoto sanitário de um estabelecimento ou de sua casa. É a partir dessa caixa que é possível separar a gordura e óleos dos alimentos da água que foi utilizada nas lavagens, prevenindo que o esgoto fique contaminado. Dessa maneira você deve saber como limpar a caixa de gordura para que o encanamento funcione perfeitamente.

Feitas dos mais variados materiais, as caixas de gordura recebem toda a água das cozinhas, antes que ele corra para os esgotos de uma cidade. Seu principal objetivo é filtrar toda e qualquer gordura que seja despejada. Para isso existe uma divisão interna, na qual o líquido oleoso fica depositado e água sai pelo lado oposto.

Em pontos comerciais e alimentícios de uma cidade, limpar a caixa de gordura é uma preocupação que sempre deve ser maior, já que o fluxo de óleos é mais alto. Evitando assim entupimentos dos canos, transbordamentos e maus cheiros.

Preocupações ao limpar a caixa de gordura
Com a caixa cada vez mais cheia, o acúmulo de gordura vai criando uma crosta de sujeira, como uma bola, a qual não consegue mais se movimentar pelo cano, causando problemas no mecanismo da caixa e no entupimento dos mesmo. Por isso é importante sempre manter a caixa o mais limpa possível.

Fique atento a alguns sinais que o mau funcionamento da caixa apresenta e evite transtornos como por exemplo, escoamento lento da água, transbordamento da caixa de gordura, mau cheiro e possíveis infestações por baratas e outro insetos.

- Coloque a caixa de gordura em linha reta com a pia da cozinha, sendo mais fácil de limpar qualquer cano.
Evite fazer curvas nas tubulações da caixa, por que isso ajuda o entupimento.
- Utilize um sistema de sifão que ajuda a reter a sujeira.
Evite jogar qualquer tipo de óleo de cozinha diretamente na pia, e se possível faça uma coleta seletiva para descartar de forma adequada.
- Evite deixar sobras de comida nos pratos para não deixar o ralo da pia congestionado.
- Faça manutenções de limpeza, o ideal é a cada seis meses.

Existem também alguns mitos sobre como limpar a caixa de gordura, e alguns produtos que oferecem certa mágica. Não se deixe enganar por isso, e sempre prefira adquirir produtos especializados para não ocasionar estrago e perda de dinheiro ainda maior.

Refrigerantes não têm o poder de desentupir pias como muito falado por ai, a água quente só auxilia na limpeza, a soda cáustica além de ser altamente química, pode corroer seus canos e não limpar as crostas grudadas.

Misturas de bicarbonato de sódio e vinagre não são uma bomba milagrosa, e assim como a água quente não tem o poder de desentupir um cano, já que sua composição não é forte o bastante. Eles apenas auxiliam em uma limpeza.

Como a limpar a caixa de gordura
Agora que você já sabe que a caixa de gordura é fundamental para o bom funcionamento de qualquer rede de esgoto, aprenda como manter a manutenção periódica:

- Retire a tampa da caixa de gordura.
- Separe uma vasilha para colocar a sujeira retirada.
- Use uma luva plástica para retirar a sujeira.
- Caso já esteja entupida, tome cuidado ao tentar desentupir com objetos pontudos.
- Depois de limpar, jogue dentro da caixa cerca de 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente para concluir a limpeza.

Todos os resíduos que você joga nas pias da sua casa vão direto para a caixa de gordura. Desde os óleos usados na preparação dos alimentos, até os que ficam nas sobras de comida deixadas nos pratos sujos. Fique atento e certifique-se de limpar a caixa de gorduras.

Fonte: Com informações do DINO

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Teresina Participativa
Terrazzo Poti
Últimas Notícias
01h50 Com grande Culto evangélico iniciou-se as festividades em Passagem Franca. 00h37 Congresso movimenta o Setor de Esportes da UFPI 22h57 Vereadores realizam sessão na Câmara de Picos e aprovam projetos de lei 22h12 Greve-geral deve defender a não prisão de Lula na Lava Jato 21h52 Brasil ocupa a 103ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa mundial 19h11 THE: Homem morre afogado no Parque 'Lagoas do Norte' 18h38 Homem é preso pela 2º vez ao se masturbar em rua de cidade do Piauí 18h23 Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília 18h12 Em Campo Maior, ônibus com estudantes desce aterro em estrada vicinal 18h07 Em Alegrete, segundo dia de festividades é iniciado com o I Torneio Municipal de Sinuca 18h00 Taty Girl convida a todos para participar de show em Madeiro, dia 01/05 17h58 Prefeito está entre os 20 apostadores que ganharam R$ 101 milhões na Mega Sena 17h38 Prefeito de Campinas do Piauí prestigia evento na APPM, em Teresina 17h38 Dr. Heli participa de seminário sobre previdência, na APPM, em Teresina 17h36 Ashley Graham diz que 'as mulheres não devem temer as celulites' : veja 17h35 Regina Sousa diz que reforma permite agora a escravidão legalizada no país 17h27 Prefeito Alcione Barbosa prestigia evento em Teresina 17h26 Loja do Armazém Paraíba é assaltada em Corrente 17h21 Novo medicamento para pacientes com HIV será testado em Manaus 17h20 Em boa fase,Fred não é descartado por Tite na Seleção do Brasil, diz o auxiliar 17h15 Prefeita Ceiça Dias prestigia evento sobre Previdência na APPM 17h15 Em Teresina, prefeito Ângelo Pereira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência 17h12 Adolescente posta vídeo esquentando porquinho-da-índia em microondas e revolta internautas 17h11 Agenilson Teixeira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência, em Teresina 17h05 Prefeito de Joca Marques participa de seminário em Teresina

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 856

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram