180graus

Encontro de prefeitos - 07/03/2013 às 05h04

Sebrae promove encontro de prefeitos em Santa Inês e Bacabal

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Negócios ou lazer em Parnaíba?
comserv





O SEBRAE Maranhão deu continuidade esta semana à série de encontros regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos no Maranhão. Dessa vez, a missão esteve reunida com os gestores municipais das regiões do Vale do Pindaré, Litoral Ocidental a Alto Turi-Gurupi, em Santa Inês (dia 05) e da região do Médio Mearim, em Bacabal (dia 06). Vinte e dois prefeitos e 15 representantes estiveram presentes nos dois eventos, além de secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa esteve no foco das conversas, em especial, o apoio que o Sebrae oferece às prefeituras que assumirem o compromisso de aprovar e implementar a Lei em seus municípios.

“A implementação da Lei Geral ajuda a desenvolver os municípios através do incentivo aos pequenos negócios, que atualmente, são responsáveis por cerca de 99% das vagas de trabalho em todo o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O encontro procura esclarecer ainda que, com a regularização das micro e pequenas empresas nos municípios, as compras governamentais das prefeituras podem ser feitas em sua própria cidade, gerando divisas aos negócios locais e aumentando a arrecadação fiscal das gestões municipais.

“A Prefeitura que compra em Santa Inês, deixa o dinheiro em Santa Inês; a prefeitura que compra em Bacabal está gerando emprego e renda em Bacabal”,enfatizou Azevedo.

Como parte da programação do evento, os gestores municipais assistiram à palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, que compartilhou a experiência de ter transformado a cidade onde foi prefeito por dezoito anos em um dos maiores polos turísticos da região Sul do Brasil. “A minha presença neste encontro é para mostrar aos prefeitos maranhenses que é possível crescer empreendendo, apoiando os pequenos negócios e envolvendo a comunidade nas conquistas da cidade”, observou o gaúcho.

Santa Inês - Em Santa Inês, o prefeito anfitrião Ribamar Alves, deu as boas vindas aos convidados e falou da importância do encontro para o crescimento da região, que tem como base da economia o comércio, onde é registrada grande contribuição das micro e pequenas empresas para a geração de postos de trabalho formais e informais. “É um dos motivos para o nosso desejo de aprofundar nossas relações com o Sebrae; sabendo que é possível apoiar os pequenos empreendedores e aumentar a circulação de receita em nossa cidade”, analisou o prefeito.

Durante o evento, o Sebrae premiou e certificou o prefeito de Carutapera, Amin Quemel, por ter implementado a Lei Geral em seu município ainda em 2012. “É um reconhecimento pelo esforço que a Prefeitura fez para aprovar e implementar a lei, que requere muitas mudanças no perfil da gestão municipal; mas que é possível fazer e melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou Amin, que recebeu troféu e certificado.

Bacabal – No encontro do Médio Mearim, o Sebrae apresentou alguns projetos de sucesso em andamento nos 26 municípios da região. A gestora da unidade regional da instituição em Bacabal, Graça Fernandes destacou que o Sebrae atua de acordo com a vocação econômica de cada localidade, elaborando os projetos e capacitando os produtores envolvidos.

As potencialidades dos municípios e as parcerias institucionais foram o motor dos debates, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas por cada gestão, e muitos colocaram-se à disposição das equipes do Sebrae para a viabilização da implementação da Lei Geral.

“O Sebrae se coloca como parceiro para orientar e incentivar os administradores municipais que queiram fazer a adesão à Lei”, ressaltou Cláudio Azevedo. “E os resultados vistos nos municípios que implementaram a Lei são vistos imediatamente, num benefício de mão dupla que é notado pela população e também pela gestão”, encerra.

Ainda no Médio Mearim, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, receberam o reconhecimento do Sebrae pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em seus municípios em 2012.

“O Sebrae é um parceiro que faço questão de ter ao nosso lado para sempre, por ter a certeza de que o apoio aos pequenos negócios é a mola que vai impulsionar o crescimento de nosso município”, assegurou Maura Jorge. “Agradeço ao Sebrae por estender a sua mão à nossa gestão”, destacou a prefeita.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
18h42 Piauí: água em péssimo estado faz moradores adoecerem em município 18h10 Seminário do Partido Progressista reúne mais de 500 pessoas 18h06 Diferentão, Sílvio Mendes tenta vender discurso de que se filia ao PP de graça 17h59 Se cuida, Bela Gil. Angelina Jolie come aranha e escorpião; veja o vídeo 17h46 Partido Progressista realiza solenidade de filiação no Piauí 17h45 Loja Premium da Apple é inaugurada em Teresina; confira as novidades 17h43 Prefeitura de Palmeirais premiará em dinheiro os três blocos que mais se destacarem no Carnaval 17h36 Prefeito do município de Belém do Piauí tem encontro com W.dias 17h28 Conheça o homem que foi ressuscitado 27 vezes após infartos 17h27 Estados e municípios podem aderir a Brasil Alfabetizado até dia 6 de março 17h22 Prefeito Julyvan Mendes se filia ao Partido Progressista com Ciro Nogueira 17h13 PMT aumentará valor de aluguel social para famílias atingidas pelas chuvas 17h11 Saiba como será o funcionamento do comércio durante período de Carnaval 17h10 CCJ recebe abaixo-assinado de estudantes contra indicação de Alexandre de Moraes 17h09 Shopping do Produtor é inaugurado pela família 'Félix' em Campo Maior 17h05 Ally Brooke, do Fifth Harmony, fará show solo no Brasil 17h04 STJ anula pena de usuário de droga condenado a sete anos de prisão 17h02 Prefeito Carlão do Feijão é acusado de usar 'notas frias' em compras de merenda escolar 16h59 Micróbios de 50 mil anos são encontrados em caverna no México 16h55 Prefeita Lúcia participa de evento do PP com comitiva de Ciro Nogueira 16h53 Alepi: Deputados solicitam a suspensão da subconcessão da Agespisa 16h51 Supremo Tribunal retoma julgamento sobre ‘blindagem’ a Fernando Pimentel 16h50 Prefeito Oscar marca presença em evento do Partido Progressista com autoridades 16h48 João Henrique Sousa fala sobre foto e aposta em 'todos juntos' para 2018 16h32 Pé Trocado participa de evento de novos filiados do Partido Progressista 'PP'

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba