180graus

Encontro de prefeitos - 07/03/2013 às 05h04

Sebrae promove encontro de prefeitos em Santa Inês e Bacabal

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

CEV
RESERVA HELICONIA
ZAP ZAP DO BETO
Osório - Ed. Neuton Oliveira
REVISAO FINAL





O SEBRAE Maranhão deu continuidade esta semana à série de encontros regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos no Maranhão. Dessa vez, a missão esteve reunida com os gestores municipais das regiões do Vale do Pindaré, Litoral Ocidental a Alto Turi-Gurupi, em Santa Inês (dia 05) e da região do Médio Mearim, em Bacabal (dia 06). Vinte e dois prefeitos e 15 representantes estiveram presentes nos dois eventos, além de secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa esteve no foco das conversas, em especial, o apoio que o Sebrae oferece às prefeituras que assumirem o compromisso de aprovar e implementar a Lei em seus municípios.

“A implementação da Lei Geral ajuda a desenvolver os municípios através do incentivo aos pequenos negócios, que atualmente, são responsáveis por cerca de 99% das vagas de trabalho em todo o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O encontro procura esclarecer ainda que, com a regularização das micro e pequenas empresas nos municípios, as compras governamentais das prefeituras podem ser feitas em sua própria cidade, gerando divisas aos negócios locais e aumentando a arrecadação fiscal das gestões municipais.

“A Prefeitura que compra em Santa Inês, deixa o dinheiro em Santa Inês; a prefeitura que compra em Bacabal está gerando emprego e renda em Bacabal”,enfatizou Azevedo.

Como parte da programação do evento, os gestores municipais assistiram à palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, que compartilhou a experiência de ter transformado a cidade onde foi prefeito por dezoito anos em um dos maiores polos turísticos da região Sul do Brasil. “A minha presença neste encontro é para mostrar aos prefeitos maranhenses que é possível crescer empreendendo, apoiando os pequenos negócios e envolvendo a comunidade nas conquistas da cidade”, observou o gaúcho.

Santa Inês - Em Santa Inês, o prefeito anfitrião Ribamar Alves, deu as boas vindas aos convidados e falou da importância do encontro para o crescimento da região, que tem como base da economia o comércio, onde é registrada grande contribuição das micro e pequenas empresas para a geração de postos de trabalho formais e informais. “É um dos motivos para o nosso desejo de aprofundar nossas relações com o Sebrae; sabendo que é possível apoiar os pequenos empreendedores e aumentar a circulação de receita em nossa cidade”, analisou o prefeito.

Durante o evento, o Sebrae premiou e certificou o prefeito de Carutapera, Amin Quemel, por ter implementado a Lei Geral em seu município ainda em 2012. “É um reconhecimento pelo esforço que a Prefeitura fez para aprovar e implementar a lei, que requere muitas mudanças no perfil da gestão municipal; mas que é possível fazer e melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou Amin, que recebeu troféu e certificado.

Bacabal – No encontro do Médio Mearim, o Sebrae apresentou alguns projetos de sucesso em andamento nos 26 municípios da região. A gestora da unidade regional da instituição em Bacabal, Graça Fernandes destacou que o Sebrae atua de acordo com a vocação econômica de cada localidade, elaborando os projetos e capacitando os produtores envolvidos.

As potencialidades dos municípios e as parcerias institucionais foram o motor dos debates, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas por cada gestão, e muitos colocaram-se à disposição das equipes do Sebrae para a viabilização da implementação da Lei Geral.

“O Sebrae se coloca como parceiro para orientar e incentivar os administradores municipais que queiram fazer a adesão à Lei”, ressaltou Cláudio Azevedo. “E os resultados vistos nos municípios que implementaram a Lei são vistos imediatamente, num benefício de mão dupla que é notado pela população e também pela gestão”, encerra.

Ainda no Médio Mearim, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, receberam o reconhecimento do Sebrae pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em seus municípios em 2012.

“O Sebrae é um parceiro que faço questão de ter ao nosso lado para sempre, por ter a certeza de que o apoio aos pequenos negócios é a mola que vai impulsionar o crescimento de nosso município”, assegurou Maura Jorge. “Agradeço ao Sebrae por estender a sua mão à nossa gestão”, destacou a prefeita.

Publicado Por: Igor Leonardo

Curta a nossa fanpage
VAL PRAEIRO HELICONIA
WX - Village Leste
ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
13h58 Prefeitura Municipal de Picos investe em redutores de velocidade nas ruas e avenidas do município 13h54 Após ganhar guarda, Francileudo Bezerra vai a Recife buscar filho 13h53 Em seminário, entidades anunciam projetos e investimentos para o PI 13h47 Inácio Carvalho diz que voto de repúdio ao Senado 'dá um ar de corporativismo' 13h38 Ducati Diavel é renovada no Brasil e parte de R$ 64.900 13h37 Prefeitura de Oeiras realiza curso de formação em Libras para funcionários de escolas 13h34 Luciano Huck sobre saída de Xuxa: 'O bom é que ganhei 40 minutos de programa' 13h34 Piauí será o quinto maior produtor de energia eólica do país em 2017 13h30 Diego Faria beija Thaiz Schmitt em clipe e afirma: 'Tá rolando um clima' 13h23 Justiça Federal garante pensão para família de jovem vítima de Algodões 13h02 Cearense é resgatado no Monte Everest após um terremoto 13h02 Walteres Arrais lamenta morte do pai, aos 91 anos, após internação 13h02 Walteres Arrais lamenta morte do pai, aos 91 anos, após internação 13h01 Homem é morto a tiros na porta de sua casa após tiroteio;droga foi apreendida 13h01 TIM foi notificada por publicidade enganosa da Internet do Whatsapp ilimitado 13h00 Serrinha ou salinas? Final da Copa Municipal de Futsal 2015 acontece nesta sexta-feira (1º de maio) 13h00 Caixa Econômica reduz teto de financiamento para imóveis usados 13h00 Prefeitura de Oeiras realiza curso de formação em Libras para funcionários de escolas 12h50 Casa da Cultura de Teresina recebe oficina de teatro do Palco Giratório 12h49 Mostra de Filmes 'Divas do Cinema' tem continuidade na Casa da Cultura 12h45 Solange Frazão posta em rede sociais foto com 30, 40 e 50 anos: 'Boa forma' 12h33 'Superstar': Banda Serial Funkers faz jurados dançarem no palco ao vivo 12h32 Ford fará recall de cerca de 390 mil carros com portas que abrem sozinhas 12h17 Autoridades prestigiam grande clássico da Copa de Futsal de São Francisco do Piauí 12h16 Detento fica preso em teto de delegacia após tentativa de fuga
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Curta a nossa fanpage

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Para você, no âmbito do Executivo, qual o pior nível de administração?

    Total de Votos: 224

    Válida de 25/04/2015 a 02/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC
    Curta a nossa fanpage

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC