180graus

Encontro de prefeitos - 07/03/2013 às 05h04

Sebrae promove encontro de prefeitos em Santa Inês e Bacabal

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

VAGA VENDAS
PIAUI FEST
Kangaco
CONSTRUTORA HIDROS
MANINHO ATACADISTA
CONSTRUIR
TELHAS MAFRENSE

O SEBRAE Maranhão deu continuidade esta semana à série de encontros regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos no Maranhão. Dessa vez, a missão esteve reunida com os gestores municipais das regiões do Vale do Pindaré, Litoral Ocidental a Alto Turi-Gurupi, em Santa Inês (dia 05) e da região do Médio Mearim, em Bacabal (dia 06). Vinte e dois prefeitos e 15 representantes estiveram presentes nos dois eventos, além de secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa esteve no foco das conversas, em especial, o apoio que o Sebrae oferece às prefeituras que assumirem o compromisso de aprovar e implementar a Lei em seus municípios.

“A implementação da Lei Geral ajuda a desenvolver os municípios através do incentivo aos pequenos negócios, que atualmente, são responsáveis por cerca de 99% das vagas de trabalho em todo o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O encontro procura esclarecer ainda que, com a regularização das micro e pequenas empresas nos municípios, as compras governamentais das prefeituras podem ser feitas em sua própria cidade, gerando divisas aos negócios locais e aumentando a arrecadação fiscal das gestões municipais.

“A Prefeitura que compra em Santa Inês, deixa o dinheiro em Santa Inês; a prefeitura que compra em Bacabal está gerando emprego e renda em Bacabal”,enfatizou Azevedo.

Como parte da programação do evento, os gestores municipais assistiram à palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, que compartilhou a experiência de ter transformado a cidade onde foi prefeito por dezoito anos em um dos maiores polos turísticos da região Sul do Brasil. “A minha presença neste encontro é para mostrar aos prefeitos maranhenses que é possível crescer empreendendo, apoiando os pequenos negócios e envolvendo a comunidade nas conquistas da cidade”, observou o gaúcho.

Santa Inês - Em Santa Inês, o prefeito anfitrião Ribamar Alves, deu as boas vindas aos convidados e falou da importância do encontro para o crescimento da região, que tem como base da economia o comércio, onde é registrada grande contribuição das micro e pequenas empresas para a geração de postos de trabalho formais e informais. “É um dos motivos para o nosso desejo de aprofundar nossas relações com o Sebrae; sabendo que é possível apoiar os pequenos empreendedores e aumentar a circulação de receita em nossa cidade”, analisou o prefeito.

Durante o evento, o Sebrae premiou e certificou o prefeito de Carutapera, Amin Quemel, por ter implementado a Lei Geral em seu município ainda em 2012. “É um reconhecimento pelo esforço que a Prefeitura fez para aprovar e implementar a lei, que requere muitas mudanças no perfil da gestão municipal; mas que é possível fazer e melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou Amin, que recebeu troféu e certificado.

Bacabal – No encontro do Médio Mearim, o Sebrae apresentou alguns projetos de sucesso em andamento nos 26 municípios da região. A gestora da unidade regional da instituição em Bacabal, Graça Fernandes destacou que o Sebrae atua de acordo com a vocação econômica de cada localidade, elaborando os projetos e capacitando os produtores envolvidos.

As potencialidades dos municípios e as parcerias institucionais foram o motor dos debates, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas por cada gestão, e muitos colocaram-se à disposição das equipes do Sebrae para a viabilização da implementação da Lei Geral.

“O Sebrae se coloca como parceiro para orientar e incentivar os administradores municipais que queiram fazer a adesão à Lei”, ressaltou Cláudio Azevedo. “E os resultados vistos nos municípios que implementaram a Lei são vistos imediatamente, num benefício de mão dupla que é notado pela população e também pela gestão”, encerra.

Ainda no Médio Mearim, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, receberam o reconhecimento do Sebrae pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em seus municípios em 2012.

“O Sebrae é um parceiro que faço questão de ter ao nosso lado para sempre, por ter a certeza de que o apoio aos pequenos negócios é a mola que vai impulsionar o crescimento de nosso município”, assegurou Maura Jorge. “Agradeço ao Sebrae por estender a sua mão à nossa gestão”, destacou a prefeita.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
00h35 Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8% 00h06 Caso no TCE-PI mostra que até na Lei Fiscal existe brecha para o tal 'jeitinho brasileiro' 00h04 Bombardeios de Israel em Gaza já mataram 121 crianças, diz Unicef 00h02 Morre em São Paulo o fundador da Brastemp; problemas no pulmão 00h01 Deputada dá carona a advogada black bloc; Assembleia quer cassação 23h55 Município deve adequar centro de saúde para acesso de deficientes 23h35 TJMA aumenta em 15% o número de processos julgados em 2014 23h24 Pedra do Sal, mais uma opção de férias no litoral do Piauí 23h15 Fiema realiza curso ‘Como atender fiscais do trabalho’, nesta quarta-feira 23h14 Ciclista foge da PM e é preso por tráfico de drogas, em Parnaíba 23h11 Seleção de Boa Hora vence Baixa de Traz em amistoso preparatório 23h06 Serviço de Inteligência do 9º BPM realiza prisão de traficante 22h55 Secretário José Costa vistoria obras do Centro de Empreendedorismo na Ufma 22h49 Prefeitura firma parceria para desenvolvimento da cadeia produtiva em feiras e mercados 22h37 Policia Militar prende hackers em Bacabal 22h35 Secretário Marcos Affonso destaca obra do governo na área de segurança pública 22h33 Prefeito Edivaldo supervisiona obras no Cras da Cidade Operária 22h31 O Flamengo quer a vaga na Copa do Brasil, mas o Piauí ameaça apelar para o TJD/PI. 22h29 Rapidinhas do Blog 22h07 25 Anos do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí 22h07 Festejo da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí 22h06 Várias bandas vão agitar aniversário de Pedro II em São Paulo 22h05 Seir realiza reuniões para sensibilização e mobilização na microrregião de Chapadinha 21h55 Aged de Zé Doca realiza fiscalização de produtos agrotóxicos em seis municípios 21h46 'Já fomos os melhores', diz Dunga ao ser anunciado técnico da seleção
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Você acha que o Dunga vai fazer realmente um bom trabalho de volta ao cargo de técnico da Seleção Brasileira ou sai antes mesmo da Copa 2018?

Total de Votos: 6

Válida de 22/07/2014 a 29/07/2014

Mais lidas

    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS

    180graus no Instagramno Instagram