180graus

Encontro de prefeitos - 07/03/2013 às 05h04

Sebrae promove encontro de prefeitos em Santa Inês e Bacabal

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

LB Fitness
CEV
kangaço

O SEBRAE Maranhão deu continuidade esta semana à série de encontros regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos no Maranhão. Dessa vez, a missão esteve reunida com os gestores municipais das regiões do Vale do Pindaré, Litoral Ocidental a Alto Turi-Gurupi, em Santa Inês (dia 05) e da região do Médio Mearim, em Bacabal (dia 06). Vinte e dois prefeitos e 15 representantes estiveram presentes nos dois eventos, além de secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa esteve no foco das conversas, em especial, o apoio que o Sebrae oferece às prefeituras que assumirem o compromisso de aprovar e implementar a Lei em seus municípios.

“A implementação da Lei Geral ajuda a desenvolver os municípios através do incentivo aos pequenos negócios, que atualmente, são responsáveis por cerca de 99% das vagas de trabalho em todo o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O encontro procura esclarecer ainda que, com a regularização das micro e pequenas empresas nos municípios, as compras governamentais das prefeituras podem ser feitas em sua própria cidade, gerando divisas aos negócios locais e aumentando a arrecadação fiscal das gestões municipais.

“A Prefeitura que compra em Santa Inês, deixa o dinheiro em Santa Inês; a prefeitura que compra em Bacabal está gerando emprego e renda em Bacabal”,enfatizou Azevedo.

Como parte da programação do evento, os gestores municipais assistiram à palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, que compartilhou a experiência de ter transformado a cidade onde foi prefeito por dezoito anos em um dos maiores polos turísticos da região Sul do Brasil. “A minha presença neste encontro é para mostrar aos prefeitos maranhenses que é possível crescer empreendendo, apoiando os pequenos negócios e envolvendo a comunidade nas conquistas da cidade”, observou o gaúcho.

Santa Inês - Em Santa Inês, o prefeito anfitrião Ribamar Alves, deu as boas vindas aos convidados e falou da importância do encontro para o crescimento da região, que tem como base da economia o comércio, onde é registrada grande contribuição das micro e pequenas empresas para a geração de postos de trabalho formais e informais. “É um dos motivos para o nosso desejo de aprofundar nossas relações com o Sebrae; sabendo que é possível apoiar os pequenos empreendedores e aumentar a circulação de receita em nossa cidade”, analisou o prefeito.

Durante o evento, o Sebrae premiou e certificou o prefeito de Carutapera, Amin Quemel, por ter implementado a Lei Geral em seu município ainda em 2012. “É um reconhecimento pelo esforço que a Prefeitura fez para aprovar e implementar a lei, que requere muitas mudanças no perfil da gestão municipal; mas que é possível fazer e melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou Amin, que recebeu troféu e certificado.

Bacabal – No encontro do Médio Mearim, o Sebrae apresentou alguns projetos de sucesso em andamento nos 26 municípios da região. A gestora da unidade regional da instituição em Bacabal, Graça Fernandes destacou que o Sebrae atua de acordo com a vocação econômica de cada localidade, elaborando os projetos e capacitando os produtores envolvidos.

As potencialidades dos municípios e as parcerias institucionais foram o motor dos debates, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas por cada gestão, e muitos colocaram-se à disposição das equipes do Sebrae para a viabilização da implementação da Lei Geral.

“O Sebrae se coloca como parceiro para orientar e incentivar os administradores municipais que queiram fazer a adesão à Lei”, ressaltou Cláudio Azevedo. “E os resultados vistos nos municípios que implementaram a Lei são vistos imediatamente, num benefício de mão dupla que é notado pela população e também pela gestão”, encerra.

Ainda no Médio Mearim, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, receberam o reconhecimento do Sebrae pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em seus municípios em 2012.

“O Sebrae é um parceiro que faço questão de ter ao nosso lado para sempre, por ter a certeza de que o apoio aos pequenos negócios é a mola que vai impulsionar o crescimento de nosso município”, assegurou Maura Jorge. “Agradeço ao Sebrae por estender a sua mão à nossa gestão”, destacou a prefeita.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
12h13 Festejos de São Francisco do Piauí: Gonzaga e Lu e Trio Asa Branca no Arena Show dia 03 de outubro 12h06 Departamento Municipal de Esportes Divulga Horários de Funcionamento do Ginásio 12h06 W. Dias lança projeto e prevê o PIB de até R$ 70 bilhões em 10 anos no Piauí 11h55 Inter encerra novela dois anos depois e acerta volta de Nilmar 11h48 'Grupão da Unidade' em José de Freitas reúne vários comunitários 11h43 Cor Combinações quarto, dicas pra pintar sua casa. 11h39 Leonardo insinua que Enrico pode ser gay enrustido em Império; veja 11h33 Apple diz que 33 milhões de pessoas já ouviram o novo disco do U2 11h31 Crianças de Paço do Lumiar aprendem lições de cidadania com a Turma da Mônica 11h30 Prefeitura anuncia prorrogação do prazo de atualização do Bolsa Família 11h17 É realizada reunião para organização da inauguração do Programa Municipal Cartão Esperança 11h13 Confira programação dos Festejos religiosos do município de Miguel Alves 11h13 Deputada Juliana recebe apoio dos líderes de Altos 11h12 Secretaria de obras inicia sinalização da pavimentação do bairro trizidela 11h12 Professor Girafales é diagnosticado com depressão e vive isolado 11h09 Estudante miguelalvense tem trabalho aprovado em evento nacional na área da Agronomia 11h08 Inicia segunda etapa de vacinação contra HPV em Agricolândia 10h58 Semel divulga resultados da Taça Teresina Sub 13 de futebol; resultados! 10h56 Após impasse, PM e ocupantes de prédio entram em conflito em SP 10h56 Treinamento dos mesários e demais cargos do TRE em Curralinhos 10h53 Prefeitura de Curimatá realiza obras para investir cada vez mais na saúde da população 10h53 Aluno nota 10 Kayro Fernandes 10h50 Projeto discute distribuição regular de medicamentos para diabéticos do PI 10h50 Certificados dos cursos do Pronatec serão entregues pela prefeitura de Curralinhos 10h47 Cão salta com o próprio paraquedas a mais de 3.950 metros de altura nos EUA
Mesário Voluntário

Enquete

Dentre os 10 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, qual você acredita que será o campeão de 2014?

Total de Votos: 455

Válida de 15/09/2014 a 22/09/2014

Mais lidas

    CONSTRUSUL

    180graus no Instagramno Instagram

    CONTREINA