180graus

Maçonaria - 13/08/2017 às 11h47

Maçonaria não é dinastia e nem monarquia

FOTO A ARTE IMITA A VIDA.jpg

"A ARTE IMITA A VIDA"

O Brasil, enquanto nação, tem a seguinte configuração em seu ordenamento jurídico:

Regime, Democracia;
Forma de Governo, República e
Sistema de Governo, Presidencialismo.

As principais características da democracia são: a igualdade, a liberdade e o estado de direito. A república caracteriza-se pela eletividade e temporalidade do governante no poder. O presidencialismo preconiza a tripartição dos poderes: executivo, legislativo e judiciário. O executivo é exercido pelo Presidente da República, com funções de chefe de governo e de chefe de estado, eleito pelo povo, de forma direta ou indireta.

A Maçonaria brasileira, enquanto Organização não Governamental, segue a mesma estrutura.

Trilha por um regime democrático, com ênfase na igualdade, na liberdade e na obediência às normas institucionais. Assemelha-se à república na prática de eleição livre de seus dirigentes, pelo corpo maçônico, com mandatos por tempo determinado, a partir do Grão-Mestre.

O sistema é igualmente tripartite, sendo o Grão-Mestre o chefe do executivo e autoridade mor na jurisdição da Obediência que representa.

É permitida a reeleição por um mandato. A partir daí, o Grão-Mestre passa a ser o magistrado da sucessão, sem preferência por candidato, conferindo tratamento isonômico e igualitário a todos, sob pena de macular o pleito e comprometer a ética.

Todo maçom na plenitude de seus direitos, que tiver exercido a presidência de uma Loja (Venerável) e contar com o mínimo de 33 anos de idade civil, poderá pleitear o comando da Instituição e do seu adjunto. É licita e salutar a pluralidade de candidatos, visto que proporciona maior opção de escolha pelos eleitores, por meio de sufrágios diretos e secretos.

A legislação eleitoral é sábia ao vedar que o soberano e seu substituto sejam sucedidos por parente até o 2º grau, como forma de evitar o encastelamento no poder.

Nas eleições diretas cada Loja maçônica se constitui em sessão eleitoral autônoma e independente, sob a presidência do respectivo Venerável (art. 31, do Código Eleitoral), proibida, portanto, a realização de sessão conjunta, com captação de votos em urna única.

A lei eleitoral obedece ao princípio da anterioridade, não podendo sofrer quaisquer alterações para vigência antes de um ano da data programada para a realização do próximo pleito.

Em 2018 será o ano das mudanças.

O Grande Oriente do Brasil, por exemplo, já tem candidato a Grão-Mestre Geral, com o seguinte slogan para um Novo-GOB:

FOTO SLOGAN SEJA O VENTO QUE ESPALHA A MUDANÇA.jpg

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Matemática Básica
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Carreira administrativa
Informática p/ concursos
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram