Maçonaria -

Maçonaria do Piauí perde uma grande referência

Faleceu às 11 horas de hoje (2) o ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Piauí Martinho Ribeiro de Sá (1925-2015).

(Desembargador Martinho)

Martinho ingressou na Maçonaria em 13.11.1969, na Loja “Caridade e Justiça Oeirense nº 11”, da cidade Oeiras (PI), na qual permaneceu filiado por toda a sua trajetória Maçônica.
Exerceu o cargo maior de Grão-Mestre da Grande Loja por dois mandatos consecutivos, de 1976 a 1981.

Maçom de paz e amante da concórdia. Fazia da humildade uma de suas grandes virtudes, porém sem jamais perder o respeito,

Outra virtude marcante do ex-Grão-Mestre era a gratidão. Fez de seus colaboradores e assessores amigos para sempre. Foi assim com Joaquim Copeiro, João Matos, José Reis. Nestor Coelho, Antonio Xavier Neto, Achiles do Brasil Rocha, João Brandão Mendes, Rufino Damásio, Francisco Eulálio, Francisco Lopes, Cláudio Passos, José Eduardo Pereira, Osires Neves, Manoel Barros e silva, Xenócrates Sá, Gerônimo Rodrigues Alves, Ernâni Napoleão, Orlando Martins Pinheiro, Albino Alencar, Edson Brandão D'Águiar, Alberto Hidd, João Afonso, José Narciso do Monte e muitos outros.

Realizou uma expansão coerente da Grande Loja, com a fundação de 8 Lojas estrategicamente localizadas em cidades do interior do Estado:

“São João Batista nº 17”, em São João do Piauí; “Antonio de Castro Franco nº 18”, em Guadalupe; “”Professor João Meneses nº 20”, em São Raimundo Nonato; “União e Justiça nº 21”, em Gilbués; “Barão de Gurgueia nº 22”, em União; “Monte Sião nº 23”, em Corrente e “Francisco Tomé da Frota nº 24”, em Fronteiras. Na Capital (Teresina), fundou a Loja “Guatimozim nº 19”.

Em 01.04.2011 tomou posse na Cadeira nº 17, da Academia Piauiense de Mestres Maçons, que tem José Reis como Patrono Vitalício.

Martinho merece todas as homenagens póstumas institucionais da Grande Loja.

Na vida pública era Magistrado, com atuação em diversas Comarcas do Estado. Em Teresina, chegou ao topo da carreira, por merecimento, como Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Era casado com Dona Madalena. O casal teve 5 filhos

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco