Maçonaria -

Maçonaria contemporânea e visão de futuro

Bastante aplaudida a palestra proferida pelo titular da coluna, José Narciso do Monte, na última 4ª feira (24) na Loja maçônica “Costa Araújo nº 3” (GL), da cidade de Campo Maior, com o título de Maçonaria Contemporânea e Visão de Futuro.

A amostragem de uma pesquisa nacional, patrocinada pelo Grande Oriente de São Paulo, sobre o Conhecimento e Conceito da Maçonaria no Brasil foi motivo de grande atenção e surpresas por parte dos presentes, principalmente pela revelação de que 60% dos brasileiros não têm conhecimento da existência da maçonaria. 20% já ouviram falar mas se mantêm indiferentes, em posição de neutralidade. Aqueles que condenam a Instituição somam 13%, diz a pesquisa. Apenas 7% têm uma visão positiva da Ordem Universal.

O quadro acima fornece sólidos indicadores de que a maçonaria contemporânea carece de uma maior aproximação com a sociedade, com vistas à disseminação de seus postulados em favor do resgate da ética, da cidadania e do bem estra comum, como sempre fez em tempos pretéritos.

Na Oportunidade foram mostrados, também, dados estatísticos da evolução/involução da comunidade maçônica, no Brasil e no mundo.

Foi dito que na atualidade o Brasil conta com o universo de 238.170 maçons, distribuídos em 6.872 Lojas. Nesse estudo foram consideradas as Obediências ditas regulares e reconhecidas: Grandes Lojas Estaduais, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Federação do Grande Oriente do Brasil (GOB) e Grande Oriente Independente, representado pela Confederação da Maçonaria do Brasil (COMAB).

(As Grandes Lojas respondem por 43% dos maçons brasileiros, seguidas do Grande Oriente do Brasil com 40% e da COMAB com 17%)

(Detalhamento da quantidade de Lojas e Obreiros, por obediência)

Conforme foi dado a conhecer, a maçonaria brasileira, nos últimos 8 anos, apresentou crescimento em termos de Lojas e de Obreiros.

(Apesar do crescimento quantitativo mostrado, a média de obreiros por Loja permaneceu praticamente inalterada: 32/35.

As estatísticas dos países da América Latina também mostram um quadro de estabilidade numérica, diferentemente do que vem acontecendo com a Inglaterra e com a França, berços da maçonaria simbólica, bem como com os Estados Unidos da América, maior contingente de maçons de todo o mundo, onde se verifica uma acentuada escalada de queda, fator de grande preocupação com os destinos da Ordem, por parte de seus analistas e simpatizantes.

(Ilustração do quadro recessivo na Europa)

(Situação de declínio nos EUA e no Canadá)

A segunda parte da palestra versou exatamente sobre a maçonaria do futuro, diante dos efeitos da globalização.

Os especialistas no assunto já falam no advento de um novo ciclo, provisoriamente denominado de Maçonaria Executiva, sucessora da Maçonaria Especulativa.

Citam-se como novas estratégias, dentre outras:

1) Definição mais específica e objetiva da missão institucional da Maçonaria.

2) Utilização dos recursos da Tecnoloiga de Informação.

3) Modernização dos métodos de atuação, com preservação dos paradigmas tradicionais.

4) Priorização do conteúdo da “Ordem do Dia” das sessões com assuntos da atividade-fim.

5) Instituição de Projetos e Programas que visem aprimorar a formação e a motivação dos maçons, de forma pedagógica.

6) Promover maior aproximação da Maçonaria com a sociedade.

7) Trabalhar a evolução dos níveis da consciência humana.

Fonte de dados: List Of Lodges e Acervos da CMSB

 

 

 

 

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco