180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Publicado Por: Narciso Monte

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


LIKE HR
WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
meu blog 2
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
03h05 Vitor Miranda nocauteia americano e leva torcida ao delírio no UFC 190 02h55 Ibra alimenta especulação e diz que pode ter feito último jogo pelo PSG 02h35 'Não existe nada de poder, recebo ordens', diz Íris Abravanel sobre SBT 02h02 Brasil doa 4 mil toneladas de alimentos a vítimas da seca na Guatemala 01h57 R10 admite surpresa por atuar 90 min e celebra estreia com vitória no Flu 01h35 Confira as dezenas da Mega-Sena deste sábado; prêmio é de R$ 3 milhões 01h06 Auxiliar do Grêmio absolve volante expulso e diz que derrota foi injusta 00h53 Ronaldinho se diz feliz com estreia, mas espera evoluir: 'Ainda falta ritmo' 00h34 Pato faz declaração ao São Paulo e agradece ao goleiro Rogério Ceni 00h03 Volante do Grêmio vê desatenção em gol sofrido: 'Tem que acompanhar' 23h48 Equipe Mundial vence primeira partida da NBA na África 23h30 Funeral de Bobbi Kristina, filha de Whitney Houston, atrai dezenas nos EUA 23h09 Ator Channing Tatum fecha acordo para viver Gambit nas telonas 23h01 Confira a programação de palestras do mês na Federação Espírita Piauiense 22h55 Dilma atribui à 'intolerância' o atentado contra Instituto Lula 22h39 Apesar da crise econômica, brasileiros estão consumindo mais vinho 22h06 Erekat visita em Tel Aviv família do bebê palestino morto em atentado 22h05 Série D: River empata com Imperatriz/MA e continua na liderança do GA2 21h47 Mídia chinesa diz que Pequim pode lidar com qualquer problema para sediar Jogos de Inverno 21h30 Sete entre dez profissionais de segurança tiveram colegas assassinados, diz pesquisa 21h10 Filosofia e faculdade: como o 'inimigo de Neymar' virou um novo homem 20h18 Bombeiros removem panela presa à cabeça de criança no litoral do Piauí 20h10 Cintia Valentin, candidata a mais sexy do país, revela preferências na hora 'h' 20h08 Datena não poderá mais criticar autoridades e políticos no 'Brasil Urgente' 20h06 Juliano Cazarré será um funkeiro ostentação em 'A Regra do Jogo'
Mirante da Mota Machado
virada geek
HR like

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC