180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Publicado Por: Narciso Monte

Últimas Notícias
10h46 Secretaria de Infraestrutura realiza obra nas ruas de Floriano 10h45 Aos 31 anos, Dagoberto diz que pensa na família e vai se aposentar em 2015 10h40 Sorteio da Uefa em Monaco vira centro de negociações por Falcao 10h27 MPT e SRTE querem regularizar vínculos trabalhistas na extração da palha da carnaúba 10h05 Manipulação indevida de conta gera indenização de mais de R$ 1 milhão ao Banco do Brasil 10h05 Prefeito Gilberto Júnior participou da IX Marcha para Jesus 09h57 Audiência Publica sobre Prestação de Contas do Município 09h56 Saiba o que esperar da equipe econômica de Marina Silva 09h52 Prefeito Gilberto Júnior recebe representantes da Junta Militar em seu gabinete 09h51 Vídeos: Revoltosos, Taxistas fazem manifesto na Central de Flagrantes! 09h37 Beneficiários do Bolsa Família participam de curso de música através do PET em Campestre 09h34 Programa Mais Educação da Unidade Escolar Municipal Manoel Montorio Gomes 09h27 Veja as sete dicas para você utilizar a cadeira na hora do sexo 09h22 Confira quais são as melhores posições para ela chegar ao orgasmo 09h22 ICE-MA e Vale promovem I Encontro de Sustentabilidade 09h21 Há 20 dias sem água, moradores de Colônia do Gurguéia fazem protesto 09h21 Autoridades locais retiraram moradores de Rabaul em Papua-Nova Guiné que está coberta por cinzas 09h17 Grazi Massafera e Cauã Reymond tentam reatar; já foram vistos juntos 09h15 Movimento das penas de brincante de boi é tema de obra do artista 09h09 Marta planejará roubar o maior trunfo de José Alfredo, armará uma viagem ao Monte Roraima 09h08 Os cinco pincéis essenciais para uma maquiagem de arrasar! 09h05 Sedihc realiza seminário de Proteção Social Básica 08h55 PI: Mototaxista é esfaqueado e fica em estado grave após emboscada 08h55 Bandidos explodem agência do Bradesco em Gov. Newton Bello 08h51 3 maneiras de limpar seu pincel de maquiagem com itens caseiros
ControlX

Enquete

Os 7 candidatos a governo do Estado já ficaram frente a frente em 3 debates na TV. Para você, qual dos encontros foi o mais polêmico?

Total de Votos: 348

Válida de 27/08/2014 a 03/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram