180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


JALES-PÓS GRADUAÇÃO
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
Terno e Cia
Phocus Galerie
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
10h40 Governador teve audiência com ministro do Supremo Tribunal 10h37 Prefeitura 'engaveta' cadastro de benefício e é investigada 10h34 Corrente majoritária articula comando do PT com ex-presidente Lula, em 2017 10h31 Grupo aciona Supremo para garantir direito a aborto se mulher tiver zika 10h25 A gente vaza aquilo que tem, diz Janot sobre suposta delação que cita Toffoli 10h06 Vende-se um lote de terreno ao lado da PI 223,veja 09h43 Bandeira olímpica chega a Tóquio e governadora pede unidade 09h40 Candidatos têm caminhadas, reuniões e panfletagem nesta quarta-feira, 24/08 09h36 TJ-PI terá colegiado para julgar crimes de 'organizações criminosas'; entenda 09h33 Advogados estão proibidos de prestar serviços de graça para candidatos 09h26 Técnico faz treino no deserto e usa cavalo para ser mais exigente 09h23 Índices de vacinação contra febre aftosa deverá ser divulgado na quinta, 25 09h20 Rosberg tenta virada em prova cheia de surpresas: 5 motivos para ver o GP 09h13 Seis presos não retornam da saída temporária do Dia dos Pais no PI 09h07 Seu filho é bom aluno? Isso o fará sair mais cedo de casa 09h02 Distintivo do São Paulo é eleito o mais bonito do mundo, diz pesquisa 09h02 Polícia Rodoviária já apreendeu mais de 700 animais nas estradas em 2016 08h55 Quem é Hamza, o filho de Bin Laden que pode ser o novo líder da Al Qaeda 08h52 Após um ano na Record, Xuxa Meneghel 'reaparece' na TV Globo 08h50 Suspeito de assassinar o cozinheiro da boate 'Tulipe' é preso pela polícia 08h46 Niède 'coleciona' desafetos e recebe ameaça de morte:'isso é um inferno' 08h41 Homem armado rende funcionária e faz assalto a joalheria; prejuízo de R$ 7 mil 08h39 Segundona: 4 de Julho x Comercial na Arena Ytacoatiara muda de horário ;Veja 08h37 Jovens de 19 anos morrem em acidente dois dias após se casarem 08h31 Leonardo é o grande vencedor da 3ª edição do MasterChef Brasil

Terno e Cia
Phocus Galerie
Laurice - Projetos
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 36

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    Shop Festa - Inauguração
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Casa do cartucho
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé