180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Publicado Por: Narciso Monte

INOCOOP
VANGUARDA
Inscreva-se
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
Curta a nossa fanpage
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
08h28 Atraso no repasse a bancos públicos é prática antiga e não fere lei 08h28 Mineirinho supera Slater, vai à semi e é novo líder do Mundial de surfe 08h11 Blitz surpresa apreende dezenas de motos em cidade do interior do Piauí 08h07 Policia prende suspeitos de explodir Bradesco de Cristalândia. 08h06 Governador nomeiará 653 professores concursados na próxima quarta-feira 08h03 Modem que rotea Wi-Fi para até dez pessoas é lançado pela Vivo 08h00 Saiba por que negociar direto com o inquilino pode resultar em dor-de-cabeça 07h42 Projeção do crescimento potencial do Brasil foi reduzida pelo FMI para 2,5% 07h27 WhatsApp ilimitado a todos os planos será oferecido pela operadora Tim 07h22 A leitura e seus benefícios 07h10 Próximo iPhone terá metal 60% mais forte para evitar 'entortar' como o atual 07h04 Projeto de modernização do Metrô de Teresina foi adiantado pelo governo 06h58 'Tentativa de impeachment é patética', diz ministro Eduardo Cardozo; detalhe 06h55 OAB-PI cobra implantação do PJ-e no âmbito da Justiça Eleitoral piauiense 06h51 Tabela com os preços de serviços deverá ser exibida em hospitais 06h36 Cartão Nordestina: Maior investimento na vida dos consumidores 06h27 Piauí cresceu bastante sua economia e a meta é dobrar o PIB; afirmou W. Dias 06h08 Hackers conseguem controle das aeronaves pelo Wi-Fi de passageiros 05h52 Polícia pede internação de aluna suspeita de esfaquear colega 05h31 Executivos da Apple têm os maiores salários por desempenho 05h16 Dirceu pede ao STF autorização para visitar mãe no estado de Minas Gerais 04h53 Crise atinge indústria naval no RJ após escândalos com a citação da Petrobras 04h28 Reconstituição de três mortes a tiros no Alemão mobiliza mais de 100 policiais 04h07 OAS recebe proteção de ativos nos EUA, mas processos seguem 03h59 Ford investe US$2,5 bi em fábrica de motores e transmissões
Inscreva-se
MELHORES IMOVEIS
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Inscreva-se
Curta a nossa fanpage
Outlet Chic

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    A Secretaria de Segurança apresentou números que mostram que o índice geral de violência caiu até 37% no Piauí após a chegada da Força Nacional. Você concorda com estes números?

    Total de Votos: 50

    Válida de 17/04/2015 a 24/04/2015

    VAL PRAEIRO
    Dantas Imobiliaria
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC
    Curta a nossa fanpage

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA