180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Publicado Por: Narciso Monte

VAL PRAEIRO HELICONIA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
WX - Village Leste
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
18h33 Timão calcula economia de quase R$ 2 mi com saídas de Sheik e Guerrero 18h28 Colisão entre dois caminhões na BR-316 deixa homem com perna decepada 18h28 W. Dias vai à Marcha dos Prefeitos e pede pelo vigor da Lei dos Royalties 18h20 Prefeito Flávio do Teté participa da XVIII Marcha dos Municípios em Brasília 18h15 Governo Dilma reduz para 1% projeção de crescimento do PIB para ano 2016 18h15 Reunião do Secretario Municipal de Educação Isaías Rocha com o Conselho Municipal de Educação 18h09 Festival de Inverno terá a 2ª edição do Espaço Criança 18h09 Entrega de cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas para portadores das necessidades especiais 17h57 Mãe de Lucas Lucco faz ensaio sensual prestes a completar 40 anos 17h45 Fronteiras comemora 80 anos de emancipação política no dia 9 de junho 17h35 Romário chama José Marin de ‘rato’ após saber da prisão por corrupção 17h35 MPE-PI oficializa Secretaria de Saúde para regularizar marcação de exame 17h30 Pagar reajuste pode implicar até em atrasos na folha de servidores do PI 17h29 Prefeito de Inhuma vai torrar R$ 77,5 mil do FPM e do ICMS com de forró 17h17 III Expoeiras acontece entre os dias 28 e 31 de maio 17h16 Prefeito de Avelino Lopes entrega carro “0km” ao Conselho Tutelar 17h16 Assistência Social realizará VIII Conferencia da criança e do adolescente 17h04 Função no Facebook 'dedura' a localização exata dos seus amigos 17h03 10 grandes novidades do mercado que você precisa saber; Confira 16h59 Prefeito Jonas Moura se encontra com Iracema Portella 16h58 Supremo Tribunal Federal deverá votar o financiamento eleitoral só em agosto 16h57 Agespisa avalia novo sistema de esgotamento sanitário de Água Branca 16h56 Continuação-Esgotamento Sanitário 16h52 Continuação-Esgotamento Sanitário 16h51 Bilionário misterioso transforma Boeing 747 em 'mansão que voa'
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Mirante da Mota Machado
Tire sua habilitação na Servemplac
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
BRISA SUL - BOA VISTA

Mais Lidas

    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    BRISA SUL PISCINA
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 31

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    Mirante da Mota Machado
    Tire sua habilitação na Servemplac
    WX - Village Leste