180graus

Maçonaria - 14/12/2009 às 14h57

Conheça: A força dos símbolos e seus significados

A linguagem simbólica exerce verdadeiro fascínio na comunicação entre os homens. Diversas são as formas e objetivos com que os símbolos de apresentam. Quanto à forma podem ser luminosos, sonoros, gráficos e gestuais.

Exemplo clássico de símbolos luminosos são os semáforos que, de modo imperativo, com a simples combinação de 3 cores básicas (amarelo, verde e vermelho), mundialmente convencionadas, controlam o trânsito das cidades, inclusive das grandes metrópoles, com eficiência e eficácia sobre-humana.

Na moderna comunicação de massas, especialmente na área de marketing, os logotipos e logomarcas desempenham papel fundamental de estímulo ao consumo, com seus apelos subliminares.

Os gestos, por sua vez, são rotineiramente utilizados para expressar os sentimentos, tais como: as palmas de aplausos aos fatos e atos positivos ou as vaias nas demonstrações de repulsa àquilo que desagrada. Um aperto de mão, um abraço e um aceno são gestos simbólicos de afeição.

OS SÍMBOLOS NAS ARTES

Obras do intelecto humano também podem se transformar em símbolos – de um povo ou de uma cidade – como é o caso das Pirâmides, que lembram o Egito, da Estátua da Liberdade, representando os Estados Unidos, da Torre Effel em Paris ou do Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, no campo das artes plásticas, cita-se o enigmático quadro da Mona Lisa, uma das obras primas de Leonardo Da Vinci, que retrata a beleza da mulher e o Homem Vitruviano, do mesmo pintor, símbolo da simetria básica do corpo humano com o universo.

OS SÍMBOLOS NAS RELIGIÕES

Diz-se que religião, em simplório conceito, é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou de conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas, com a adoção de símbolos representativos.

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Em regra, representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), como também a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e de mundano, na linha horizontal. Citam-se, ainda: O Yin-Yang, símbolo do Taoísmo, composto por um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yang), representado o equilíbrio entre as forças positivas e negativas do unierso e a Roda Dharmica, símbolo do Budismo, constituído de um círculo com oito braços surgidos no centro, apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa as posturas corretas da Compeensão, do Pensamento, da Fala, da Ação, do Meio de Vida, da Atenção, da Sabedoria e do Ponto de Vista.

A SIMBÓLICA MAÇÔNICA

A Maçonaria contemporânea é uma instituição simbólica por excelência. Suas ações doutrinárias são pautadas na interpretação filosófica e espiritual dos símbolos, tendo como escopo o aprimoramento dos valores morais e éticos do homem. Os Instrumentos de Trabalho, as Constelações Estelares, as Figuras Geométricas, a Numerologia e outras ciências exatas e da natureza, constituem fontes inspiradoras da simbologia maçônica.

O Esquadro e o Compasso, quando entrelaçados, formam o Escudo representativo da Ordem, universalmente reconhecido. Isoladamente ensejam um vasto leque de interpretações. O Esquadro representa, por exemplo, a retidão dos atos a serem praticados pelos maçons, enquanto o Compasso, mediante a faculdade do manejo de abertura e fechamento de suas pernas, serve para traçar o círculo virtual do campo de ação de cada um, tendo presente as aptidões, a capacidade e os limites de exeqüibilidade, legal e moralmente permitidos.

As figuras geométricas do quadrado, do triângulo e do círculo, representando, respectivamente, a matéria, o espírito e o intelecto, em suas infinitas combinações, expressam símbolos de extraordinária riqueza esotérica aos olhos dos intérpretes convenientemente preparados.

Este pequeno ensaio, retratando o fenômeno da força dos símbolos, em suas variadas acepções, tem como propósito despertar o nosso imaginário para uma leitura racional desse mundo emblemático que nos cerca e dela tirar lições que possam contribuir para dias melhores na vida em comunidade, presente e futura.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED DIA DAS MÃES
zika adv6
Últimas Notícias
09h33 Empresário australiano se identifica como criador do bitcoin 09h33 Dilma quer antecipar eleição presidencial para outubro, diz jornal 09h31 Atraso nos salários afeta 1,5 milhão de servidores públicos em todo país 09h30 Baixa Grande do Ribeiro comemora 24º aniversário com shows gratuitos 09h28 Delcídio diz que foi explorado para benefício de terceiros 09h27 Michel Temer avalia volta provisória da CPMF: alega caráter emergencial 09h27 Exército da Turquia mata 34 membros do Estado Islâmico na Síria 09h27 STF barra crédito extra de 100 milhões de reais para publicidade do governo 09h25 Cunha chama reajuste no Bolsa Família de irresponsabilidade fiscal 09h25 Menor suspeito de furto é apreendido com droga no município de Água Branca 09h23 Estado Islâmico reivindica autoria de atentado que matou 22 no Iraque 09h23 Cunha chama reajuste no Bolsa Família de irresponsabilidade fiscal 09h22 Flu projeta camisa 10 e mais quatro reforços para o Brasileiro 09h20 Promissor atacante alemão de 19 anos morre em acidente de carro 09h17 Munik pede para deixarem Laham em paz: 'Ele pode ficar com quem quiser' 09h14 Jogador do Piauí marca 3 gols e assume vice-artilharia do Campeonato Piauiense Sub 17 09h13 Afastamento de Cunha pelo STF pode levar ao mesmo fim para Renan Calheiros 09h12 Temer deve procurar ex-presidente Lula após o impeachment de Dilma 09h08 Cont.: Missa em Ação de Graças pelo 24º ano de Coivaras 09h04 Polícia gaúcha apreendeu menor do PI que fugiu com homem de 29 anos 09h03 Começa a contagem regressiva para o afastamento de Dilma da presidência 09h03 Santos e Audax empatam em 1 a 1 no primeiro jogo da final do Paulistão 08h59 Confira como foi a abertura dos festejos de Nossa Senhora de Fátima em Agricolândia 08h57 Vasco ganha do Botafogo no primeiro jogo da final do Carioca 08h45 Pousada e Pizzaria Emiliano é referência em atendimento e qualidade
SUNSET

foto gratis datas

Mais Lidas

    foto gratis datas

    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 131

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    elite
    ZikaZero
    foto gratis datas

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset