Maçonaria -

Academia de maçons realiza XIV Assembleia Geral

Aconteceu nessa sexta-feira (06) no Bourbom Buffet, em Teresina, a XIV Assembleia Geral da Academia Piauiense de Mestres Maçons, sob a presidência do Confrade Flávio Lima Rocha.

(Presidente Flávio Rocha ao lado do novo Presidente José Raimundo de Oliveira)

Cerca de 150 convivas compareceram ao evento, entre acadêmicos, damas acadêmicas e convidados especiais.

A programação contou com quadro pontos de destaques:

1. Comemoração 5º aniversário de fundação da Academia, com apresentação de uma breve retrospectiva das atividades, pelo Diretor Institucional José Narciso do Monte;

(Memória. Reunião de fundação da Academia. Da esquerda para a direita: de pé, José Luiz Muniz - in memoriam - João Brandão Mendes, Carlos Del Prestes Monteiro, Ernâni Napoleão Lia e Antonio Ivan e Silva. Sentados, Osvaldo Pierotti, José Narciso do Monte, Orlando Martins Pinheiro e Luís Carlos Martins Alves - Data: 13.11.2010)

As 9 Cadeiras iniciais evoluíram para 99.

Hoje a Agremiação goza de reconhecimento além fronteiras. visto constar do calendário maçônico nacional, na coluna Datas Comemorativas do Blog de Fernando Paiva, Past-Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja do Rio de Janeiro, com o seguinte referencial:

"2010 - No dia 13 de novembro é fundada em Teresina a Academia Piauiense de Mestres Maçons – APMM - associação civil, de caráter não iniciático, com autonomia administrativa e financeira, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação no âmbito do Estado do Piauí, composta de 81 cadeiras. Juridicamente tem suas bases fincadas nos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988 e institucionalmente abriga-se na Definição de Princípios da Ordem Maçônica"

(Fernando Paiva, médico e maçom de renome internacional)

2. Homenagem póstuma ao Confrade e ex-Grão-Mestre Martinho Ribeiro de Sá, que deixou a vida terrena em 02.10.15, com a narração de uma mensagem espirituall dirigida ao mesmo, em alegoria com o “Trem da Vida” (V. texto abaixo).

CARTA A UM GRÃO-MESTRE

AO ILUMINADO IRMÃO
MARTINHO RIBEIRO DE SÁ

Fostes um dos passageiros que, silenciosamente, desembarcou do trem da vida no dia 2 de outubro de 2015, deixando um vazio presencial em nosso vagão. Partistes a bordo de uma nave prateada ruma à Grande Loja Celestial, sem se despedir, até porque nessa viagem não há mesmo despedidas, visto que, mais tarde, todos nos encontraremos na última estação.
Todavia, o teu legado de trabalho permanecerá indelével aqui na terra.
Levantastes Templos à Virtude, tanto materiais quanto morais.
Fostes o talhador de pedras polidas para a edificação de oito Lojas na jurisdição da Grande Loja Maçônica do Piauí e nelas esculpistes, com o maço e o cinzel da razão, protótipos de verdadeiros maçons, extensivos às futuras gerações.
Constituístes, com a tua esposa Madalena, uma família e dela fostes o timoneiro ideal.
Na vida profissional exercestes a magistratura com zelo e dignidade.
Somos, portanto, imensamente admiradores de teu exemplo de simplicidade, de fidelidade e de lealdade, virtudes que cimentam as verdadeiras e imorredouras amizades.
São esses os sentimentos de todos os teus companheiros que fazem esta Academia Piauiense de Mestres Maçons.
Receba, pois, um brinde com os acordes dos “Bandolins de Oeiras”, terra que, em vida, tanto amastes.

3. .Investidura de 3 novos Membros na Academia: Marcos Vieira de Melo, da Loja “Barão de Gurgueia nº 22”. de União, José de Anchieta Mendes de Oliveira e Raimundo Nonato Rufino Santos, estes da Loja “Abdias Neves nº 4”, de Teresina;

(O Secretário Executivo Ernâni Napoleão faz a apresentação dos candidatos a Membros da Academia)

(Novos Acadêmicos Marcos Vieira, Nonato Santos e Anchieta Mendes)

(Pierotti faz entrega de Diploma a Marcos Vieira)

(Nonato Santos recebe de Francisco de Almeida Diploma de Membro da Academia)

(O "Neófito" Anchieta Mendes fala sobre a Cerimônia de posse e agradece o convite para integrar a Academia)

4. Referência ao 67º aniversário de fundação da Grande Loja Maçônica do Piauí.

(Data da fundação: 13.11.1948. Lojas fundantes: "Higino Cunha nº 1", "Pátria e Liberdade nº 2", ambas de Teresina e "Costa Araújo nº 3", de Campo Maior. Carta Constitutiva: outorgada pela Grande Loja Symbólica do Rio de Janeiro)

 

(ANTONIO DE CASTRO FRANCO1º Grão-Mestre – 1949 a 1958)

(Membros da Mesa Diretora se confraternizam em torno da comemoração do aniversário da Grande Loja)

(Membros do plenário solidarizam-se com a festa comemorativa)

A animação musical ficou por conta do quinteto feminino “Sambatom”.

(Show de samba & Cia.)

No próximo bloco, registros do festejado encontro.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco