Maçonaria -

13 de março – única batalha campal pela independência do Brasil

Aconteceu nesta sexta-feira (13) sessão especial da Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE), sob a direção do Presidente João Alves Filho (foto), em comemoração à “Batalha do Jenipapo”, ocorrida em 13 de março de 1823, no entorno da cidade de Campo Maior, Estado do Piauí, único embate campal pela independência do Brasil, entre forças portuguesas e patriotas nacionais.

(João Alves Filho, Presidente da ACALE)

Nessa sessão a ACALE prestou uma justa homenagem ao ex-Deputado Estadual Homero Ferreira Castelo Branco Neto, autor do projeto de lei que autorizou a inserção da expressão-símbolo “13 DE MARÇO DE 1823”, na Bandeira do Piauí.

(Homero agradece a homenagem e faz um minucioso relato sobre a histórica "Batalha do Jenipapo).

Durante o trâmite do processo, após a aprovação pelos Senhores Deputados, verificou-se um fato lamentável: o então (e atual) Governador do Estado Wellington Dias, não convencido da magnitude da data ao ponto de merecer seu registro no Pavilhão Estadual, vetou o projeto, o qual, regimentalmente retornou à Assembleia para apreciação do ato governamental.

Incentivado por lideranças da sociedade civil campomaiorense, nesta incluída a própria Academia e a Maçonaria, tendo à frente o combativo João Alves, dentre outros, o Parlamento aprovou, por unanimidade, a derrubada do veto.

Coube ao então (e atual) Presidente da Assembleia Themístocles Filho assinar o Decreto Legislativo que converteu em lei a proposta parlamentar, resgatando, assim, a honra dos “Heróis do Jenipapo”.

Presente na sessão de sexta-feira, Themístocles recebeu menção honrosa pelo seu feito histórico.

Naquela oportunidade os Acadêmicos ADRIÃO JOSÉ NETO e ANTENOR DE CASTRO REGO FILHO foram galardoados com o Diploma de Sócios Honorários da Academia, em reconhecimento aos seus elevados préstimos à cultura e à história da terra dos carnaubais.

(Adrião Neto (centro), após agradecer o Diploma de sócio honorário, pousa com traje típico, ladeado por personagens representativos dos combatentes do "Jenipapo", integrados por vaqueiros e homens do campo).

(Antenor Rego parabeniza os organizadores do encontro e agradece a honraria recebida)

.Representantes de Grêmios Culturais das cidades de Barras, Floriano, Parnaíba, Piripiri e Teresina, também foram presenças marcantes no evento.

Muitos receberam insignias da Agremiação em festa.

No detalhe, membros do Conselho Diretor da Academia Piauiense de Mestres Maçons.

(José Narciso do Monte, Diretor Institucional)

(Luís Carlos Martins Alves, Diretor Administrativo)

Flagrantes da plateia:

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco