Conscienci... o quê? -

Qualidade essencial para um profissional (do Direito ou não) – a conscienciosidade. Você tem?

Se você, assim como eu, busca excelência no desempenhar de suas funções laborativas, seja no trabalho, faculdade ou escola, com certeza possui diversas qualidades e requisitos essenciais que favorecem a realização dos mesmos. Mas e a conscienciosidade, você tem? “Como vou saber se tenho se não sei o que é isso?” Calma, calma.

Consciencioso é aquela pessoa que tem cuidado, cautela e precisão! A presença deste traço de personalidade é fundamental para que seja alcançado o almejado sucesso profissional. Não é a toa que muitos homens e mulheres que alcançaram o topo de suas carreiras com maestria possuem essas características em sua personalidade.

O site fatordesucesso.com.br cita algumas das várias pesquisas existentes sobre esse traço de personalidade. Segundo o próprio site: “Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH), concluiu que homens conscienciosos ganham salários mais altos. O Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA), também nos Estados Unidos, descobriu que conscienciosidade está ligada à renda e à satisfação no trabalho. Outros estudos mostram que conscienciosidade é o fator mais importante para encontrar e reter um emprego."

A presença positiva da conscienciosidade não reflete somente no âmbito profissional, mas também em todas as áreas da vida. Ainda segundo o site que cita o renomado escritor e pesquisador do assunto Paul Tough, muitas pessoas com níveis altos de conscienciosidade vivem de forma mais centrada e, com isso possuem uma qualidade de vida mais equilibrada e saudável, a saber:

• Cometem menos crimes;
• Permanecem casadas por mais tempo;
• Vivem mais tempo;
• Menos chances de sofrerem acidentes vasculares cerebrais;
• Pressão arterial mais baixa;
• Menor incidência do Mal de Alzheimer.

Você pode estar pensando: “isso é quase o Noni da cognitividade humana!”. Elementar, meu caro Watson, se não fosse pelo Noni ainda não ter robusta comprovação científica, sim, a conscienciosidade é uma arma poderosa para “quase tudo”.

Como, pois, saber se você tem esse traço fundamental da personalidade? Bom, consoante o site anteriormente citado: “Pessoas conscienciosas tendem a ser super organizadas, responsáveis, e planejar com antecedência. Elas trabalham duramente, em face dos desafios, e mantêm o controle sobre seus impulsos.” Você é assim?

Senhores, nós, operadores do direito precisamos disso! A título de exemplo, para confeccionar uma peça, seja uma petição, contestação, recursos, etc. precisamos organizar as ideias minuciosamente, se ater aos fatos, conferir documentos, rebater argumentos. Isso só será feito de forma exemplar se formos cuidadosos, cautelosos e planejar bem os passos a serem dados.

O bom advogado trabalha duramente. E isso não é necessariamente uma referência aos parcos honorários recebidos (quem lê, entenda!). Trabalhar duro, com pesquisas amplas, estudos aprofundados, atendimento e cuidados especiais para com os clientes são exemplos de como trazer a conscienciosidade para o dia a dia.

Profissionais da psicologia elencam a conscienciosidade como um dos 5 pilares da personalidade humana. É sabido, no entanto, que mudar a personalidade de alguém é algo muito difícil. Difícil mas não impossível. A prática de novos hábitos ao tempo em que se afasta de velhos comportamentos é fundamental para, como diz Augusto Cury, reeditar a memória e abrir novas janelas em sua mente. Janelas essas que, quanto mais presentes na mente, mais facilidade se terá com novos hábitos.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco