Agora é Oficial -

Sem sorteio, CBF confirma os confrontos das oitavas de final da Série D

Entidade finalmente esclareceu o regulamento e divulgou os copnfrontos das oitavas de final

Campinas, SP, 22 (AFI) – Na manhã desta segunda-feira, finalmente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se pronunciou oficialmente sobre os confrontos das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Justificando que a média de gols, citada no regulamento como primeiro critério de desempate para conhecer a melhor campanha nada mais é do que a divisão do número de gols marcados por número de jogos, a entidade concluiu que o Confiança-SE teve a melhor campanha e excluiu qualquer necessidade de sorteio.

A decisão sobre como ficariam os confrontos da Série D gerou confusão em todos os cantos do país pelo texto com entendimento dúbio no regulamento. Sem explicar exatamente o que seria a média de gols, alguns clubes entenderam que poderia ser o saldo de gols e outros até a divisão do saldo de gols pelo número de jogos.

O próprio site da CBF aumentou a confusão divulgando uma nota (veja aqui) em que o Rio Branco-AC aparecia com a melhor campanha por ter somado mais pontos, mesmo tendo aproveitamento pior, por ter realizado mais jogos.

Com a oficialização da CBF, a ordem dos primeiros colocados, por melhor campanha ficou: Confiança-SE, Tombense-MG, Londrina-PR, Moto Club-MA, Rio Branco-AC, Brasiliense-DF, Brasil-RS e Jacuipense-BA.

Já na ordem de melhores campanhas entre os segundos colocados ficou: Globo-RN, Operário-MT, Remo-PA, Anapolina-GO, Ituano-SP, Santos-AP, Metropolitano-SC e Central-PE.

Segundo regulamento, as oitavas de final, os clubes com melhor campanha e que terminaram na primeira colocação, sucessivamente, enfrentam os piores segundo colocados em jogos de ida e volta e podendo decidirem em casa.

Segundo o planejamento da CBF, os jogos de ida devem acontecer no próximo domingo (28/09) e os de volta na semana seguinte (04/10)

Nos anos anteriores, a CBF utilizou um critério simples, fazendo os cruzamentos de forma regional. A primeira fase já foi regionalizada por economia. Desta forma, o primeiro colocado do Grupo A1 pegava o segundo do Grupo A2 e vice-versa. Com este novo formato, vários clubes vão cruzar o país para jogar. O Santos do Amapá, por exemplo, vai enfrentar o Londrina, do Paraná; o Ituano, de São Paulo, vai até o Maranhão para pegar o Moto Club e o Operário, do Mato Grosso, vai até o interior gaúcho para enfrentar o Brasil, de Pelotas (RS). A CBF promete pagar hospedagem e transporte para os clubes.

Assim, os confrontos serão:

Central-PE x Confiança-SE

Metropolitano-SC x Tombense-MG

Santos-AP x Londrina-PR

Ituano-SP x Moto Club-MA

Anapolina-GO x Rio Branco-AC

Remo-PA x Brasiliense-DF

Operário-MT x Brasil-RS

Globo-RN x Jacuipense-BA

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco