Luga pelo Bi -

Após superar má fase, Sarah é esperança de ouro para o Brasil

Uma das maiores promessas e esperanças de medalhas do Brasil na Olimpíada Rio 2016 está no judô e é piauiense. A judoca Sarah Menezes entra hoje, na Arena Carioca 2, palco do judô na Rio, em busca do bicampeonato olímpico no peso-ligeiro, categoria na qual as atletas possuem um peso até 48kg. Mas o desafio que vai enfrentar não vai ser nada fácil. No primeiro dia de competição, Sarah já pulou a primeira rodada diretamente para a oitava de final, por ser cabeça de chave. Mas a adversária só será descoberta hoje, na luta entre a belga Charline Van Snick e a romena Monica Ungureanu.

A primeira, Sarah venceu três de cinco duelos, mas as duas derrotas que sofreu foram justamente nos dois últimos encontros. Já contra a segunda, o confronto direto está igual, mas a brasileira também caiu no último combate. Segundo o treinador de Sarah, Expedido, é justamente a luta considerada mais perigosa.

Expedito acredita que a romena passe no duelo e enfrente a brasileira nas oitavas. Em 2015, Van Snick derrotou Sarah no Mundial de Astana, e para ele é uma rival que se mostra perigosa. Para o treinador, o cruzamento é mais duro do que Londres 2012, quando Sarah conquistou a medalha dourada.

"Conversei com ela. Ela disse que está preparada para ganhar de qualquer uma. Está tranquila, é esse o pensamento. Não tem muito mistério, é fazer o que treinou. Não tem o que fazer. Agora é avaliar a estratégia para cada adversária e cair para dentro. É descansar, esperar a luta e fazer um bom aquecimento. Ela deu o peso hoje, está tranquila e não tem o que se preocupar em ficar perdendo peso", comentou Expedito.
Esta semana, Sarah Menezes passou por várias táticas para entrar com tudo no tatame e buscar uma vitória. Ela chegou a alterar o ciclo menstrual para poder estar menstruada durante as lutas. A explicação médica seria por conta da produção natural de testosterona no corpo humano, por conta do aumento da testosterona, hormônio que promove força, o que segundo ela, a deixa mais forte e determinada.

"Eu regulei meu ciclo e vou estar menstruada no dia da competição na Olimpíada. Isso me ajuda, mas tem atleta que tem TPM, tem atleta que sangra mais. Eu acredito que fico mais forte e mais determinada, e isso pode me ajudar bastante nas lutas", disse.
Outro recurso foi o jejum. Sarah precisou fechar a boca para poder continuar no peso ideal. "Eu estou no peso, mas tenho que manter. É só aguardar a pesagem. Fico quietinha, sem falar muito, sem beber e sem comer nada. Vai ser assim até amanhã", disse. A pesagem ocorre sempre um dia antes da luta e ela não pode passar dos 48kg.
Sarah Menezes chegou à Vila Olímpica na quinta-feira após deixar a base de treinamentos da seleção brasileira em Mangaratiba. A campeã olímpica chegou junto com Felipe Kitadai, bronze em Londres 2012.

Fonte: Com informações do jornal Diário do Povo

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco