Foi lançamento o programa Criança Feliz na sede do Cras do município de Jatobá do Piauí, na manhã desta sexta-feira (15/09), com a presença das mães e crianças beneficiárias do programa.

Participaram do evento o prefeito Zé Carlos Bandeira, vereador Agenor Gomes, secretária municipal de Assistência Social, Nilda Lima, coordenadora do Cras Kelly Gomes, orientadores sociais, conselho tutelar e representantes da educação.

O Programa Criança Feliz, tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento das mães gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias, e acesso as políticas e serviços públicos do qual necessitem.

O público alvo do programa, são prioritariamente as famílias beneficiárias do Bolsa Família, e tem uma parceria com a prefeitura municipal, Smas Jatobá e Cras.

Fotos: Tony Sobrinho

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí
Assinado pelo prefeito · 22/08/2017 - 14h28

Jatobá do Piauí participará da 5ª Edição do Selo UNICEF


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom / Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Zé Carlos, de Jatobá do Piauí, autorizou a distribuição de 15 toneladas de melancia durante a XII Festa da Melancia, no sábado (19/08). A mercadoria que estava estocada na festa acabou em poucos minutos. As frutas foram adquiridas como forma de incentivo à produção local, que esse ano colheu 15 mil toneladas.

Prefeito Zé Carlos recebeu a visita do gestor de Campo Maior, Professor Ribinha, quando autorizou a distribuição das melancias, que é uma das atividades da festa mais esperadas.

Ribinha, que é presidente do Comitê Regional de Desenvolvimento Sustentável, estava prestigiando a festa, acompanhado da primeira dama Nilzana Gomes, apreciaram a premiação da 1ª Volta da Melancia, feita por motoqueiros da região dos carnaubais e de outros estados.

Foto: Portal de Campo Maior


Fonte: Portal de Campo Maior

Compartilhar Tweet 1



A abertura da XIII Festa da Melancia de Jatobá do Piauí, já deu início nesta sexta-feira (18/08), que tornou tradição no município, chegando a XV Edição.

O evento deu início por volta das 7:00h com a feira da agricultura familiar, mostrando a produção agrícola da região. Stands foram montados na praça central, com a presença do vice-prefeito Hilton Gomes, representando o prefeito municipal Zé Carlos, que teve que se ausentar pela manhã, atendendo um compromisso urgente.

Na oportunidade, estiveram várias Stands na praça prestando atendimentos ao público, a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social, Agricultura e outros serviços, e teve também serviço da expedição da primeira via do RG.

Fotos: Tony Sobrinho


(Equipe de Municípios)


Fonte: jatoba100fronteiras

O prefeito de Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade esteve presente o Senador Ciro, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Zé Carlos Bandeira (PT) do município de Jatobá do Piauí, continua com o trabalho de recuperação de estradas na zona rural do município. Dessa vez, foram contempladas as estradas que dão acesso as comunidades: Cerâmica, Morro do Urubu, Chapada e Gonçalo Alves.

Com recursos e equipamentos próprios, os serviços realizados estão beneficiando os moradores das comunidades que tinham problemas para trafegar nos trechos.

Foto: Portal de Campo Maior

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal de Campo Maior

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí realizou na manhã desta quarta-feira (26/07) a XI Conferência Municipal de Assistência Social no município.

O evento aconteceu no auditório do STTR, e tratou do tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

A conferência contou com a participação do prefeito Zé Carlos e da primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Nilda Lima; secretário de Educação, Professor Joseano Oliveira, secretária de Saúde, Noemia Oliveira, e sociedade organizada.

Durante o evento tivemos palestras com uma conferencista e oficinas em grupos, parta discutir e aprovar propostas em plenária para a conferência estadual, que deverá acontecer nos próximos meses na capital Teresina.

Fotos: Tony Sobrinho

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de Jatobá do Piauí

Na próxima sexta-feira (28/07), acontece na Câmara Municipal de Jatobá do Piauí, as 14h30, uma Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, através da sua secretária, Noemia Maria de Oliveira.

Em consonância com a Lei Federal, que tem como objetivo apresentação do relatório Quadrimestral das ações desenvolvidas na Secretaria de Saúde de Jatobá do Piauí. Participe.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog: jatoba100fronteiras

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Zé Carlos Bandeira acompanhado dos vereadores Filho Almeida e José Raimundo realizaram uma visita de campo para acompanhar o escoamento da produção da melancia.

Segundo Zé Carlos Bandeira, essa animação fortalece a organização da XIII Festa da Melancia, que está marcada para acontecer nos dias 18 e 19 de agosto, evento que será realizado na comunidade Tamarindo, sob a coordenação da administração municipal, em parceria com o Governo do Estado.

O prefeito Zé Carlos Bandeira disse que o cultivo da fruta tem características particulares que ajudam a produzir melancias de boa qualidade para o consumo e garante uma melhor renda para o plantador.

Fotos: Portal de Campo Maior

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal de Campo Maior

Compartilhar Tweet 1



A programação cultural e musical da tradicional Festa da Melancia em Jatobá do Piauí que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, já foi definida.

A festa acontecerá no Galpão da Melancia, no Povoado Tamarindo, as margens da rodovia PI-320, que liga Jatobá à BR-434, em Campo Maior.

O evento tem alcançado grande importância para os cultivadores da fruta e que a cada ano vem despertando a atenção da imprensa nacional, devido vários atrativos.

As atrações musicais da 13ª Festa da Melancia já foi definida, as quais prometem movimentar toda a região, como Waldo & Felipe, Mara Pavanelly, Vicente Nery, entre outras bandas. Durante a festa, terá trilha e a 1ª Volta da Melancia.

Foto: AsCom/Prefeitura de Jatobá do Piauí

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O Piauí é conhecido nacionalmente e internacionalmente por exportar grandes talentos nas mais diversas áreas, sejam eles nos esportivos, científicos ou tecnológicos.

Desta vez, quem está tomando grande destaque nacional é o jovem Jatobaense Denis Oliveira de apenas 19 anos, que vem demonstrando um grande talento quando o assunto é bola na rede.

O jogador, que já é artilheiro do Time Fortaleza (o famoso tricolor cearense), conta com uma marca de oito gols na competição do Cearense Sub-20. Apesar da pouca idade, Denis Oliveira já passou por times importantes, tais como o Racing/PI, River/PI, Sabiá/MA, Flamengo/RJ e Figueirense/SC.


Fonte: Com informações do portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



A justiça do trabalho notificou o município de Jatobá do Piauí devido os atrasos no pagamento de precatórios. No último dia (21/06), a juíza substituta da 4ª Vara do Trabalho de Teresina Ana Ligyan de Sousa Lustosa pediu que a prefeitura comprove os repasses e esclareça os motivos dos atrasos.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Eleneide Pereira, explica que existem duas ações de precatórios. Numa, o valor de 20 mil é descontado automaticamente das contas do município. Em outra, a prefeitura deve repassar 15 mil ao sindicado. Porém, desde o segundo semestre de 2015 o acordo com não é cumprido.

Prefeito disse que Jatobá não arrecada um real. "Dependemos do FPM, que dá mal pra pagar a folha", revelou.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



O Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu esteve no município de Jatobá do Piauí, em reunião com vereadores e agentes da Polícia Civil, do 5º Distrito de Polícia Civil de Campo Maior que abrande várias cidades vizinhas, tratando de relações institucionais na área de Segurança Pública no município Jatobaense. Entre os presentes estavam os vereadores Filho Almeida, Branco e o agente civil Martins Baker.

(Da equipe de Municípios)

Gerência Regional de Educação · 28/06/2017 - 15h28

Prefeito de Jatobá se reúne com gerente da 5ª GRE em Campo Maior


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira se reuniu nesta quarta-feira (28.06) com a gerente da 5ª Regional Estadual de Educação - GRE, a professora Lucimayre Barros para tratarem de assuntos institucional a educação estadual no município. O encontro foi na cidade de Campo Maior com a participação do vereador de Jatobá Filho Almeida e professores.

(Da equipe de Municípios)

Nesta segunda-feira (05/06) o prefeito de Jatobá do Piauí, José Carlos marcou presença na APPM para participar do seminário sobre redução e contenção de gastos com pessoal.

O seminário visa tirar as principais dúvidas dos gestores, além de instruir e orientar, com diversas palestras e cursos, sobre os riscos e os cuidados com a Folha de pagamento.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Eletrobrás foi acusada de realizar cobranças irregulares na fatura de moradores da zona rural do município e ainda de desobedecer a uma liminar do Programa de Defesa do Consumidor (PROCON-MP).

Segundo a denúncia, a Eletrobras incluía nas faturas mensais de consumidores da zona rural uma taxa de 3,20 centavos referente à Contribuição Social de Iluminação Pública (COSIP). A cobrança é irregular porque a lei orgânica do município isenta moradores da zona rural de pagar a contribuição.

Na decisão, o PROCON condena a empresa pela cobrança irregular nas faturas, bem como por deixar de cumprir uma liminar. A Eletrobrás deverá devolver no prazo de 30 dias o valor de R$576.000,00 ao Fundo Estadual de Proteção do Consumidor.

Foto: Jatobá Terra da Melancia

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



O jatobaense Antônio Ribeiro de Carvalho, o Antônio Barra, não resistiu aos ferimentos provocados por um acidente de trânsito ocorrido na tarde da última segunda-feira (29/05) na BR-343, em Campo Maior.

Antônio Barra, que é pai do vereador Zé Raimundo (de Jatobá), colidiu a moto que andava com um veículo Fiesta, com placas de Teresina. O acidente aconteceu quando o idoso tentou fazer a travessia da BR em sua moto, mas terminou se chocando com o veículo, que trafegava no sentido Piripiri- Campo Maior.

Por causa de Antônio Barra, que é muito conhecido em Jatobá, o prefeito municipal, José Carlos Bandeira, decretou Luto Oficial, por três dias, no município.

De acordo com informações, nesta terça-feira (30/05/17), será Ponto Facultativo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal de Campo Maior

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado por Antonio Ribeiro de Carvalho, conhecido por Antonio Barra, de 62 anos, foi colhido por um carro modelo Fiesta, placa NIT-4543. O acidente aconteceu por volta do meio dia desta segunda (29/05), na BR-343, na altura do posto de combustível Jenipapo, em Campo Maior.

Antonio Barra é pai do vereador Zé Raimundo (PT) da cidade de Jatobá do Piauí, e seguia de Campo Maior para Jatobá quando, já no momento de deixar a BR-343 e seguir pela PI-320, na Comunidade Goela da Cobra, teria ido abastecer sua motocicleta no posto de combustível, quando fez a conversão para o posto, foi colhido frontalmente pelo carro que, seguia no sentido a Campo Maior. O motorista do carro evadiu-se do local.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Abordado pelo PGP · 23/05/2017 - 13h36

Homem é detido com moto roubada em Jatobá do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Policias do Grupamento da Polícia Militar do município de Jatobá do Piauí detiveram um homem identificado por Francisco Ariel Silva Freire, quando o mesmo abastecia uma moto modelo Honda BIZ, 125, placa NIN-0459, de Teresina.

Segundo informações da polícia, a motocicleta tem registro de roubo. O homem é morador da comunidade Novo Santo Antonio, que já fica no município de Capitão de Campos.

Segundo o Sargento Cunha, comandante do GPM, a polícia já foi orientada a abordar todos os veículos, principalmente motocicleta com placa de outras cidades ou sem placa, para fazer averiguação, pois nos últimos meses muitas foram furadas e roubadas muitas motocicletas na região dos carnaubais.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



A Festa do Trabalhador na cidade de Jatobá do Piauí, na noite desse domingo (30), registrou o furto de uma moto. O veículo pertencia a um jovem identificado por Wellikes, filho do casal de comerciantes Arlene Rodrigues e Antônio Celso.

O comandante do Grupamento de Polícia Militar de Jatobá do Piauí, Sargento Cunha, disse que a vítima estacionou a moto modelo CG 125 Titan próximo a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao sair do evento, por volta da 4h:00, a vítima procurou o veículo e constatou o furto.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito Dalberto Rocha de Andrade (PP), de Jatobá do Piauí, foi condenado pela 3ª Vara da Justiça Federal pela prática de improbidade administrativa cometida durante sua gestão entre os anos de 2005 e 2008.

A ação proposta pelo Ministério Público resultou ainda na condenação de Gardênia Félix de Andrade Nóbrega, ex-secretária de Saúde.

O MPF apontou, com base em relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS- DENASUS, que os ex-gestores praticaram irregularidades quando da aplicação de recursos financeiros do Programa Saúde da Família/Saúde Bucal-PSF/ SB.

Eles terão de ressarcir o dano causado ao erário e pagar multa de R$ 100 mil e R$ 70 mil, aplicadas respectivamente a Dalberto e Gardênia. Pela decisão, terão ainda suspensos os direitos políticos por 5 anos.


Fonte: Banda Larga - Apoliana Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Sete municípios piauienses, incluindo Jatobá serão beneficiados com obras de abastecimento de água e melhorias sanitárias. O convênio para a realização das obras foi assinado, na última segunda-feira (03/04), pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, pelo governador Wellington Dias, com a participação do deputado federal, Fábio Abreu, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões que vai permitir a realização das obras.

O critério das cidades escolhidas foi feito por meio de visitas técnicas que diagnosticaram a necessidade emergencial nesses municípios, o deputado federal Fábio Abreu, autor da emenda, explicou que a demanda dessas comunidades chamou atenção durante as visitas técnicas realizadas.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Funasa
Tragedia abala Jatobá do Pi · 06/04/2017 - 10h01

Três pessoas morrem em colisão entre Campo Maior e Jatobá do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma colisão entre Jatobá do Piauí e Campo Maior resultou na morte de três pessoas. Dois morreram ainda no local do acidente e uma terceira vítima, ainda chegou a ser transferida com vida ao Hospital regional de Campo Maior, mas apresentava quadro grave de hemorragia. Tentaram fazer sua transferência para o HUT em Teresina, mas ele foi a óbito antes mesmo da remoção.

Os pilotos colidiram os veículos frontalmente numa curva da rodovia, nas proximidades da comunidade Santa Rosa, na zona rural de Jatobá do Piauí. As vitimas que faleceram no local foram Danilo e Romualdo França de Oliveira. A terceira vítima, José Valter Filho, faleceu no Hospital Regional de Campo Maior pouco antes da meia noite.

Todas as vítimas eram da zona rural de Jatobá do Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



A Eletrobrás Distribuição Piauí, por meio da Gerência Metropolitana de Campo Maior, comunica que neste sábado, dia 25 de março, fará desligamento programado de Energia Elétrica atingindo municípios de Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Juazeiro do Piauí e São João da Serra.

De acordo com informações de um técnico do Departamento de Serviços da Empresa, o desligamento se faz necessário para substituição de uma chave danificada na localidade Bonito no município de Castelo do Piauí.

O desligamento terá duração de uma hora, ou seja, das 06 às 07 horas. A empresa comunica ainda que caso os serviços sejam finalizados antes do tempo estabelecido no comunicado, a energia elétrica será normalizada antes do horário programado.

(Redação Piauí)


Fonte: Com informações de Portal samita