Piauí · 25/05/2017 - 17h50

Programa Água Corrente muda vida de lavradores em Corrente

Programa Água Corrente muda vida de lavradores em Corrente


Compartilhar Tweet 1



Através de parceria com a Codevasf, a Prefeitura de Corrente está realizando o programa Água Corrente, com o objetivo de garantir o acesso das comunidades rurais à água potável. O projeto conta com o empenho da deputada federal Iracema Portella (PP-PI).

De acordo com o prefeito Murilo Mascarenhas, uma das prioridades da administração é levar água às comunidades que sobrem com a estiagem. “Para termos produção temos que ter água”, diz, acrescentando que os longos períodos de seca tem inviabilizado o desenvolvimento da região. “Corrente tem terras férteis e povo trabalhador, mas é preciso garantir a água na zona rural para voltarmos a registrar crescimento”.

A deputada federal Iracema Portella destinou R$ 250 mil do Orçamento Geral da União, via Codevasf, para o programa Água Corrente. As comunidades Brejo e Miroró, próximas à localidade Riacho Grande, já estão sendo contempladas com a perfuração de dois poços artesianos. “Sempre defendo que o sertanejo tem que dispor de ações de convivência com a seca.

Não se trata de ‘combate’ à estiagem, e sim de ter projetos e programas que permitam que as comunidades continuem seu trabalho mesmo nos meses mais secos. O importante é garantir que as pessoas consigam água para consumo, para produção e para criação de animais em todos os períodos do ano”, comenta a parlamentar.

O vereador Luís Augusto frisa que os poços serão como um oásis na região castigada pela seca. “Os poços serão a redenção dessas comunidades, assim como as outras ações de abastecimento d’água realizadas pela Prefeitura. Recentemente foi instalado o sistema de abastecimento na localidade Boqueirão, com 3 mil metros de canos, bombas e demais equipamentos.

Agradecemos à deputada Iracema pela atenção que dedica aos nossos pleitos e projetos”, diz. Luís Augusto citou ainda outra realização importante viabilizada pela deputada Iracema e pelo senador Ciro Nogueira, que foi a implantação de um escritório da Receita Federal em Corrente, beneficiando toda a região.