Fazenda da Paz · 13/03/2017 - 12h50

Iracema visita Unidade Feminina da Fazenda da Paz

Iracema visita Unidade Feminina da Fazenda da Paz


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) visitou hoje a Unidade Feminina da Fazenda da Paz, na zona rural de Teresina.

A parlamentar foi conhecer a instalações da Comunidade Terapêutica, que tem capacidade inicial de atender 20 mulheres dependentes químicas. De acordo com o coordenador Célio Barbosa, a unidade ainda não está em funcionamento porque foi detectado um excesso de ferro na análise da água do poço que vai servir à casa, tornando-a imprópria para consumo e banho. "Estamos dependendo apenas da água para trazer as primeiras mulheres para a casa. Enquanto não resolvemos isso continuamos trabalhando no terreno, temos uma equipe de internos da Fazenda da Paz que está responsável pela manutenção", explicou.

Iracema destacou a importância de oferecer um tratamento diferenciado às mulheres. "A recuperação da mulher é diferente, as necessidades são outras. Aqui nós sabemos que tudo foi pensado exclusivamente para elas, por isso podemos esperar resultados tão positivos quanto os das demais unidades da Fazenda da Paz, que são destaque nacional".

Para Célio Barbosa, o tratamento não pode ser pensado de forma simplista. "Não nos interessa apenas trazer as mulheres para a Casa. Queremos ajudá-las a encontrar um caminho. O tratamento não é só parar de usar drogas, porque existe muita marginalização em torno dessas mulheres. O objetivo aqui é conseguir que elas saiam com qualificação, que voltem para casa, para a sociedade, transformadas", disse o coordenador.

A deputada Iracema acompanha o trabalho da Fazenda da Paz desde o início do seu primeiro mandato, já destinou recursos da ordem de R$ 500 mil para a Unidade Feminina, faz visitas periódicas às comunidades terapêuticas e é uma das grandes apoiadoras da causa no Congresso Nacional.