PIAUÍ -

Iracema parabeniza 41 anos da Maternidade Evangelina Rosa

Inaugurada no dia 15 de julho de 1976, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) completa, neste sábado (15), 41 anos de existência, prestando atendimento às parturientes e neonatais de alto risco de todo o Piauí e estados vizinhos.

A maternidade faz parte da história de mais de 40 mil pessoas que nasceram na instituição. É a maior maternidade pública do Piauí, referência em alta complexidade. Por ano, a MDER realiza aproximadamente 11 mil partos.

A Evangelina Rosa possui uma estrutura mais humanizada e mais adequada no que diz respeito às normas de recomendação que existem para o bom atendimento e segurança das pacientes que fazem uso do serviço. E o momento é de comemoração pelos bons índices obtidos nos últimos anos. Entre eles, a redução da mortalidade neonatal, que caiu 40%, entre 2016 e 2017, dados levantados pelo Núcleo de Epidemiologia da maternidade.

Além da redução dos índices de mortalidade materna, a Evangelina Rosa apresenta bons índices em satisfação de atendimento. O resultado de um levantamento realizado em 2017 mostra os indicadores de assistência da instituição, como satisfação em relação ao atendimento médico, de Enfermagem, serviços gerais e, ainda, acerca das informações prestadas sobre o registro de nascimento.

A deputada federal Iracema Portella não deixou me mencionar a inauguração de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) na Maternidade. Com isso, aumentará a resolutividade na assistência neonatal, com a oferta de 64 leitos para bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.

Trata-se de uma obra de R$ 83 milhões, e parte destes recursos provém de emendas da deputada federal Iracema Portella (PP-PI) e do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), com contrapartida do Governo do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o início da obra está previsto para julho deste ano.

Segundo a deputada progressista, esse é um sonho antigo das mulheres piauienses e uma das prioridades do seu mandato. Iracema reforça que sua atuação parlamentar sempre priorizou temas que dizem respeito aos direitos de crianças, jovens e mulheres, com ênfase na saúde feminina.

"Esses recursos são prova de que tenho lutado pelos direitos e pela qualidade da saúde das piauienses. Com esse hospital, serão ampliados os espaços para o atendimento à população do nosso Estado. Fico muito feliz que esteja concretizando”, finalizou Iracema Portella.

Banco de Leite e Casa da Gestante

O Banco de Leite da MDER é um dos mais atuantes do Brasil, prova disso é que a instituição possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas de incentivo ao aleitamento materno.

Um importante avanço que teve impacto direto na assistência à mulher foi à implantação, ainda no ano passado, da Casa da Gestante, Puérpera e Bebês, com capacidade em atender simultaneamente 20 mulheres, que precisam de cuidados especiais, mas sem a necessidade de internação.

Atendimento

A Maternidade Dona Evangelina Rosa conta com equipes completas 24 horas, mobilizando obstetras, pediatras, anestesistas, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermeiros com especialização em obstetrícia e pediatria. Estes profissionais oferecem atendimento às gestantes de alta complexidade e aos bebês.

Com informações Portal do Governo do Piauí

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco