180graus

Consumidor - 15/03/2017 às 12h55

Dia Mundial do Consumidor é oportunidade para discutir desafios






Casa do cartucho

Todos os anos, em 15 de março, celebra-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Ele foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida por causa do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, destacando que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

O pronunciamento foi um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991. O Código surgiu da luta do movimento em defesa do consumidor no País. Ele disciplinou todas as relações de consumo, com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

Membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara dos Deputados desde o início do seu primeiro mandato, Iracema Portella lembra que a data de 15 de março deve ser uma oportunidade para que a sociedade e o Estado aprofundem as discussões sobre o tema. Para ela, é de fundamental importância continuar aperfeiçoando o Código, levando em consideração as rápidas transformações tecnológicas no Brasil e no mundo, que afetam os mais variados tipos de consumo.

“É preciso, mais do que nunca, proteger os consumidores brasileiros. Com as facilidades promovidas pela Internet, as pessoas acabam consumindo mais, muitas vezes sem prestar atenção nas condições oferecidas”, afirma Iracema. Segundo a deputada piauiense, outro fator importante, a ser levado em conta nos debates sobre os direitos dos consumidores, é o atual cenário de crise econômica em que cresce o endividamento dos brasileiros.

“Nesse contexto, temos que incentivar o consumo consciente e também melhorar os mecanismos de proteção aos consumidores, evitando que tantas pessoas acabem se endividando”, sustenta Iracema Portella. Ela ressalta que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo nessa área.

“Nossa tarefa, como parlamentares, é aperfeiçoar o Código, sempre tendo em vista o interesse maior do consumidor, a proteção dos seus interesses econômicos e transparência nas relações de consumo”, conclui Iracema.

IRACEMA PORTELLA NO FACEBOOK: 
https://www.facebook.com/iracemaportella

 

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Teresina 165 anos
Quer mudar de vida?
Aux. Administrativo UFMA
Assist. Administrativo UFMA
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
21h18 Polícia prende suspeitos de matar jovem após festa no PI 21h17 Professor Gilbert Gaertner II fará palestra sobre sonho de estudar no exterior 21h12 51 concursos oferecem salários de até R$ 26,1 mil em várias regiões do Brasil 21h07 Comissão especial conclui votação e antecipa fim das coligações partidárias 20h36 Número de mortos em naufrágio no Rio Xingu sobe para dez 20h32 Festival da Cajuína reúne produtores na capital durante três dias 20h31 Uespi lança edital com mais de mil vagas para especializações nesta quinta (24) 20h30 Secretário Estadual Fábio Abreu estará ao vivo no EugenioShow nesta quarta-feira 20h27 Semana universitária do ASA orienta estudantes do ensino médio na escolha de profissão 20h25 Ex-prefeito que sofreu acidente na BR-135 criticou sobre obra em vídeo 20h23 Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam unidade de produção familiar em José de Freitas 20h17 Secretaria de saúde de Pimenteiras realiza mutirão com crianças 20h14 Prefeito Márcio Alencar tem prestações de contas aprovadas pelo TCE 20h14 Prefeito e secretária trazem aula de balé para Santa Cruz do Piauí 20h08 Prefeito Roger Linhares participa de evento em homenagem aos pais em José de Freitas 20h08 Cajazeiras: Dentistas realizam ações e entrega de kits para alunos 20h03 Audiência Pública apresentará direitos e deveres das famílias beneficiárias do Bolsa Família 20h03 Polícia prende homem suspeito de praticar furto em Esperantina 19h56 Joaquim Pires promoverá o segundo campeonato de futebol amador 19h54 Colisão deixa poste caído na 'Miguel Rosa' e dois motociclistas feridos 19h49 Secretaria de Educação de Joaquim Pires realiza o IV Seminário Municipal 19h48 Secretaria de saúde promove palestra sobre saúde bucal 19h38 Saiba como incentivar o seu parceiro a fazer mais sexo oral 19h35 Atleta medalhista ouro no Mundial de Paracanoagem é natural de Picos 19h27 Filme pornô: quando ele ajuda e quando atrapalha na relação

Matemática Básica
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Aux. Administrativo UFMA
Assist Administrativo UFMA

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Ajude!
    Assist. Administrativo UFMA
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Aux. Administrativo UFMA