180graus

Consumidor - 15/03/2017 às 12h55

Dia Mundial do Consumidor é oportunidade para discutir desafios






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Todos os anos, em 15 de março, celebra-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Ele foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida por causa do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, destacando que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

O pronunciamento foi um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991. O Código surgiu da luta do movimento em defesa do consumidor no País. Ele disciplinou todas as relações de consumo, com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

Membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara dos Deputados desde o início do seu primeiro mandato, Iracema Portella lembra que a data de 15 de março deve ser uma oportunidade para que a sociedade e o Estado aprofundem as discussões sobre o tema. Para ela, é de fundamental importância continuar aperfeiçoando o Código, levando em consideração as rápidas transformações tecnológicas no Brasil e no mundo, que afetam os mais variados tipos de consumo.

“É preciso, mais do que nunca, proteger os consumidores brasileiros. Com as facilidades promovidas pela Internet, as pessoas acabam consumindo mais, muitas vezes sem prestar atenção nas condições oferecidas”, afirma Iracema. Segundo a deputada piauiense, outro fator importante, a ser levado em conta nos debates sobre os direitos dos consumidores, é o atual cenário de crise econômica em que cresce o endividamento dos brasileiros.

“Nesse contexto, temos que incentivar o consumo consciente e também melhorar os mecanismos de proteção aos consumidores, evitando que tantas pessoas acabem se endividando”, sustenta Iracema Portella. Ela ressalta que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo nessa área.

“Nossa tarefa, como parlamentares, é aperfeiçoar o Código, sempre tendo em vista o interesse maior do consumidor, a proteção dos seus interesses econômicos e transparência nas relações de consumo”, conclui Iracema.

IRACEMA PORTELLA NO FACEBOOK: 
https://www.facebook.com/iracemaportella

 

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
Extensivo de Direito
CFO - MA - Vem pro Podium!
Agente Penitenciário | Vem pro Podium
Atualidades PM-PI
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Semana de Revisão PM
Últimas Notícias
02h22 Prefeita Doquinha fez várias solicitações à Secretária de Educação Rejane Dias 01h45 Tiradentes ganha do Náutico/PE e passa para semifinal do Brasileiro Feminino A/2 01h39 Rodrigo Janot pede o arquivamento de inquérito contra Assis Carvalho 01h36 Operação Pastor: empresário preso pela PF já era réu por corrupção 01h32 Assis Carvalho censura a corrupção e diz que Temer anda com o Satanás 23h27 Renan Calheiros deixa liderança do PMDB e critica governo de Temer 23h14 Michel Temer indicou Raquel Dodge para chefiar PGR no lugar de Janot 22h42 Proerd será implantado nas escolas municipais de Landri Sales 22h20 Prefeita Doquinha esteve na ADH tratando da conclusão das 40 casas do Sol Nascente 2 22h09 Prefeitura de Parnaíba elabora programação de eventos e inaugurações 22h02 Deputada Liziê Coelho acompanhou prefeito de Redenção do Gurgueia em visita 21h59 Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos em Parnaíba 21h43 Prefeitura de Santa Cruz do Piauí assinou Termo de Cooperação com a Saúde do Estado 21h31 Deputado Georgiano e secretário Fábio Xavier tratam de melhorias para Simões 21h31 Campanha Educativa da Secretaria de Politica para as Mulheres 21h26 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 21h11 Relator encaminha denúncia contra Temer para Presidência do Supremo 21h05 STF analisará ação que pede liberação de candidatos sem partido 20h59 Curso de defesa pessoal para mulheres em Teresina ensina técnicas de proteção 20h54 Prisões provocaram a queda de 18% nos roubos de veículos em Teresina 20h52 Selo 'Justiça em Números' passa a ser obrigatório aos tribunais de todo Brasil 20h42 Escola Roland Jacob será reformada na cidade de Parnaíba 20h33 Noite Católica anima terceiro dia da Semana Cultural de Água Branca 20h31 Sérgio Marone e Juliana Martins encenam peça no Teatro 4 de Setembro 20h30 Transporte de órgãos para transplante aumentou 35% no primeiro trimestre deste ano

Agente Penitenciário
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Semana de revisão | PM-PI

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Atualidades PM-PI
    PC-MA
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional