180graus

Outubro Rosa - 29/10/2015 às 14h50

Ações importantes marcam o Outubro Rosa no Congresso Nacional






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) destacou que, na programação do Outubro Rosa deste ano, no Congresso Nacional, várias atividades importantes foram realizadas. Entre elas uma audiência pública, promovida pela Comissão Especial de Combate à Violência contra a Mulher, no último dia 27 de outubro, sobre Prevenção, Cura e Reconstrução Mamária.

Diversos especialistas falaram sobre o tema durante a reunião, esclarecendo pontos fundamentais sobre o câncer de mama. Com experiência profissional de 30 anos, a mastologista Maria Aparecida Pereira disse que o exame de mamografia é a melhor maneira para detectar precocemente o câncer de mama, que apresenta vários fatores de risco, entre eles o consumo regular de álcool e fumo, a obesidade, a herança genética e a exposição a radiações.

De acordo com a médica, em 2014, houve no Brasil 57.129 novos casos da doença, com o registro de 14.388 óbitos. O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres. “A gente só consegue a cura com o diagnóstico precoce. Precisamos lutar para que todas as mulheres tenham direito de fazer a mamografia”, destacou.

A oncologista Luci Ishii, presidente da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, que realiza mutirões preventivos em áreas carentes, acha que é necessário investir mais em esclarecimentos sobre a doença.

“A falta de conhecimento gera o medo e impede o tratamento da doença. Precisamos falar mais sobre o câncer de mama, temos que começar isso cedo, desde a idade escolar. Devemos colocar o tema de tal forma que a paciente em idade de risco não tenha medo de procurar o médico e se cuidar”, ressaltou. “Quanto mais cedo o câncer for detectado, menos sofrido e menos oneroso será o tratamento. E as chances de controle aumentam”, completou Luci.

O cirurgião plástico Marcelo Sampaio, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, falou sobre a importância de as mulheres brasileiras terem acesso à operação de reconstrução mamária. Ele afirmou que esse procedimento ajuda na cura, pois fortalece a autoestima das vítimas. Infelizmente, sublinhou o médico, apenas 10% das brasileiras com câncer de mama têm a chance de fazer essa cirurgia. “Deve existir um esforço coletivo para garantir esse direito”, disse o especialista.

Para a deputada Iracema, a audiência pública reforçou a necessidade de investimentos voltados para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Segunda ela, é fundamental continuar a luta pelo acesso à mamografia, que é o principal método para diagnosticar esse tipo de tumor.

“E precisamos também, sempre, incentivar hábitos saudáveis entre as mulheres, como a prática regular de atividade física, alimentação adequada, combate ao sobrepeso e à obesidade, não fumar e consumir álcool com moderação. Essas são atitudes preventivas que devem fazer parte da rotina das brasileiras”, finalizou a deputada piauiense.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Vem pro Podium
Teresina Participativa
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Últimas Notícias
10h35 Barras: Ully Dias se apresenta como candidata ao Miss Piauí 10h27 Expectativa: Chegou o grande dia do Festival de Cultura 10h25 Centro de Educação Empresarial do Sebrae é inaugurado em Teresina 10h18 'CMN' aprimora a definição de imóveis novos para financiamento habitacional 10h11 Autorizada a renegociação rural em regiões atingidas pela seca em 2016 10h02 Sisu terá 51,9 mil vagas no próximo semestre; inscrição inicia segunda 09h57 Cerca de 23% das vagas do Fies não foram preenchidas este ano; confira 09h50 Concurso Público da UFPI é divulgado; oportunidade de nível médio e superior 09h46 MEC volta atrás em critério de oferta de EaD para ensino fundamental 09h45 Rodrigo Ibiapina solicita melhorias junto a SESAPI em reunião com Pablo Santos 09h44 Luciano Huck visita estudante que vende jujubas para construir casa 09h35 'Comigo só ficará quem não tiver sido denunciado', disse Wilsão em encontro 09h26 Grave acidente deixa duas pessoas feridas na BR343, região Norte do PI 09h24 Posse dos Diretores e Coordenadores da 14ª GRE foi um sucesso 09h22 Técnicos da Vigilância Sanitária participam de treinamentos 09h22 Penitenciária Feminina de Teresina recebe Mostra de Cinema 09h20 Postos de saúde continuam vacinando contra a gripe até dia 09 de junho 09h17 Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo 09h11 Centro de Iniciação ao Esporte de THE segue para etapas finais da obra; veja 08h52 Governo brasileiro condena ataque a cristãos na província de Minia, no Egito 08h50 Secretaria de Planejamento participou do seminário sobre Segurança Hídrica 08h48 Governo do Brasil diz ser 'tendenciosa' crítica da ONU sobre ações da polícia 08h45 THE: Jovem suspeito de assaltos e morto na zona Sudeste 08h43 Ministra Cármen Lúcia quer a 'Justiça Restaurativa' no combate à violência 08h39 Ministro do Trabalho afirma que Temer sairá fortalecido de crise política; veja

Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional