180graus

Outubro Rosa - 29/10/2015 às 14h50

Ações importantes marcam o Outubro Rosa no Congresso Nacional






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) destacou que, na programação do Outubro Rosa deste ano, no Congresso Nacional, várias atividades importantes foram realizadas. Entre elas uma audiência pública, promovida pela Comissão Especial de Combate à Violência contra a Mulher, no último dia 27 de outubro, sobre Prevenção, Cura e Reconstrução Mamária.

Diversos especialistas falaram sobre o tema durante a reunião, esclarecendo pontos fundamentais sobre o câncer de mama. Com experiência profissional de 30 anos, a mastologista Maria Aparecida Pereira disse que o exame de mamografia é a melhor maneira para detectar precocemente o câncer de mama, que apresenta vários fatores de risco, entre eles o consumo regular de álcool e fumo, a obesidade, a herança genética e a exposição a radiações.

De acordo com a médica, em 2014, houve no Brasil 57.129 novos casos da doença, com o registro de 14.388 óbitos. O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres. “A gente só consegue a cura com o diagnóstico precoce. Precisamos lutar para que todas as mulheres tenham direito de fazer a mamografia”, destacou.

A oncologista Luci Ishii, presidente da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, que realiza mutirões preventivos em áreas carentes, acha que é necessário investir mais em esclarecimentos sobre a doença.

“A falta de conhecimento gera o medo e impede o tratamento da doença. Precisamos falar mais sobre o câncer de mama, temos que começar isso cedo, desde a idade escolar. Devemos colocar o tema de tal forma que a paciente em idade de risco não tenha medo de procurar o médico e se cuidar”, ressaltou. “Quanto mais cedo o câncer for detectado, menos sofrido e menos oneroso será o tratamento. E as chances de controle aumentam”, completou Luci.

O cirurgião plástico Marcelo Sampaio, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, falou sobre a importância de as mulheres brasileiras terem acesso à operação de reconstrução mamária. Ele afirmou que esse procedimento ajuda na cura, pois fortalece a autoestima das vítimas. Infelizmente, sublinhou o médico, apenas 10% das brasileiras com câncer de mama têm a chance de fazer essa cirurgia. “Deve existir um esforço coletivo para garantir esse direito”, disse o especialista.

Para a deputada Iracema, a audiência pública reforçou a necessidade de investimentos voltados para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Segunda ela, é fundamental continuar a luta pelo acesso à mamografia, que é o principal método para diagnosticar esse tipo de tumor.

“E precisamos também, sempre, incentivar hábitos saudáveis entre as mulheres, como a prática regular de atividade física, alimentação adequada, combate ao sobrepeso e à obesidade, não fumar e consumir álcool com moderação. Essas são atitudes preventivas que devem fazer parte da rotina das brasileiras”, finalizou a deputada piauiense.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
09h45 Terceirização deve ser sim sancionada pelo Palácio do Planalto, dizem fontes 09h43 Anúncio de aumento de tributos pode ficar para quarta-feira (29) , diz Meirelles 09h40 Para líder, Governo já tem 'votos' para aprovar a reforma da Previdência; veja 09h38 Corpo de oleiro é achado boiando em 'piscinão' de município no Norte do PI 09h37 Temer sanciona lei que cria Semana Nacional pela Não Violência contra a Mulher 09h34 Comissão de Ética adverte ministro da Saúde por campanha eleitoral de 2016 09h30 'Carne Fraca' pode ter efeitos positivos no agronegócio,diz sociedade do setor 09h28 Cria e ACONTEPI reúnem Conselheiros Tutelares de todo Piauí em capacitação 09h21 Secretaria de Saúde de Landri Sales realiza ações educativas no mês da mulher 09h21 Novo sucesso do YouTube, Mc Beni foi 'estrela' de ensaio fotográfico para loja 09h13 'Boca de fumo' usava câmeras para monitorar a chegada da polícia;veja 09h05 TSE pode julgar na semana que vem cassação da chapa Dilma-Temer 09h01 ProUni já abriu as inscrições para bolsas não preenchidas; vai até 05/04 09h00 4º Consolarte acontece nesta quarta-feira (29). Veja no cartaz. 08h57 Jovem sai para banhar em riacho e morre afogado em município do PI 08h55 Projeto oferece cursos de extensão gratuitos on-line; conheça 08h51 Conheça as novidades em viagens para Orlando a partir de 2017 08h43 Rejane Dias e o presidente da APPM discutem pacto pela educação no Pi 08h41 Educadores alertam para excesso de compromissos das crianças 08h38 Aplicativo facilita a vida de quem compra em supermercados; conheça 08h28 Veiculo capota em rodovia do Piauí e cinco pessoas ficam feridas; veja 08h17 Deu certo Escola de Governo oferece cursos de qualificação aos servidores estaduais 08h04 Prefeitos do Piauí terão que assinar o termo do acordo em áreas de 'conflito' 08h04 THE: delegada apura caso de jovem dopada e estuprada após formatura 08h03 Hildeth é novamente empossada como Defensora Pública Geral do Piauí; veja

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram