180graus

Outubro Rosa - 29/10/2015 às 14h50

Ações importantes marcam o Outubro Rosa no Congresso Nacional






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) destacou que, na programação do Outubro Rosa deste ano, no Congresso Nacional, várias atividades importantes foram realizadas. Entre elas uma audiência pública, promovida pela Comissão Especial de Combate à Violência contra a Mulher, no último dia 27 de outubro, sobre Prevenção, Cura e Reconstrução Mamária.

Diversos especialistas falaram sobre o tema durante a reunião, esclarecendo pontos fundamentais sobre o câncer de mama. Com experiência profissional de 30 anos, a mastologista Maria Aparecida Pereira disse que o exame de mamografia é a melhor maneira para detectar precocemente o câncer de mama, que apresenta vários fatores de risco, entre eles o consumo regular de álcool e fumo, a obesidade, a herança genética e a exposição a radiações.

De acordo com a médica, em 2014, houve no Brasil 57.129 novos casos da doença, com o registro de 14.388 óbitos. O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres. “A gente só consegue a cura com o diagnóstico precoce. Precisamos lutar para que todas as mulheres tenham direito de fazer a mamografia”, destacou.

A oncologista Luci Ishii, presidente da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, que realiza mutirões preventivos em áreas carentes, acha que é necessário investir mais em esclarecimentos sobre a doença.

“A falta de conhecimento gera o medo e impede o tratamento da doença. Precisamos falar mais sobre o câncer de mama, temos que começar isso cedo, desde a idade escolar. Devemos colocar o tema de tal forma que a paciente em idade de risco não tenha medo de procurar o médico e se cuidar”, ressaltou. “Quanto mais cedo o câncer for detectado, menos sofrido e menos oneroso será o tratamento. E as chances de controle aumentam”, completou Luci.

O cirurgião plástico Marcelo Sampaio, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, falou sobre a importância de as mulheres brasileiras terem acesso à operação de reconstrução mamária. Ele afirmou que esse procedimento ajuda na cura, pois fortalece a autoestima das vítimas. Infelizmente, sublinhou o médico, apenas 10% das brasileiras com câncer de mama têm a chance de fazer essa cirurgia. “Deve existir um esforço coletivo para garantir esse direito”, disse o especialista.

Para a deputada Iracema, a audiência pública reforçou a necessidade de investimentos voltados para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Segunda ela, é fundamental continuar a luta pelo acesso à mamografia, que é o principal método para diagnosticar esse tipo de tumor.

“E precisamos também, sempre, incentivar hábitos saudáveis entre as mulheres, como a prática regular de atividade física, alimentação adequada, combate ao sobrepeso e à obesidade, não fumar e consumir álcool com moderação. Essas são atitudes preventivas que devem fazer parte da rotina das brasileiras”, finalizou a deputada piauiense.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
21h22 Pedreiro despenca de torre em construção e morre no litoral do PI 19h21 Idoso cai de bicicleta e morre ao ser atropelado por caminhão em Piripiri 19h07 A Equipe futsal de Eliseu Martins participa do torneio de férias na cidade do Rio Grande do Piauí 19h02 Em Alto Longá, Vivo lança 4G e mantém liderança no mercado nacional 17h50 Polícia Federal já pode retomar emissão de passaportes 17h46 Provas para candidatos surdos do Enem já estão sendo produzidas 17h42 Capacitação para profissionais de atendimento socioassistencial em Floriano 17h42 Em rodovia no Ceará, placa sinaliza o perigo: 'poste a 100 metros' 17h39 Prefeitura realiza manutenção em praça para adequá-la para Festival Cultural 17h36 Ônibus pega fogo na BR-343 e fica completamente destruído 17h34 Teresina tem quase mil leitos em rede de hospedagem, aponta IBGE 17h32 Aparelho deverá coibir poluição sonora nos festejos em Demerval Lobão 17h21 Município de Demerval Lobão recebeu decibelímetro para ser usado nos festejos 17h13 Prefeitura de Caracol faz seletivo com 97 vagas 17h12 Ana Maria Braga confunde casca de madeira com barata gigante e agita a web 17h09 Miss Piauí sonha em abrir um salão especializado em cabelo cacheado 17h09 Prefeitura e secretaria de Simões promovem baile dos idosos 17h03 Domingos Mourão vai receber 1.500 m de asfalto urbano nas vias da cidade 17h01 Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre; inscrições iniciam terça (25) 16h52 Juliana Paes bate cabelo e recria vídeo que bombou na web; Confira vídeo 16h49 Bandas nacionais vão movimentar a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 16h40 PRF apreende maconha escondida na carroceria de veículo no interior do PI 16h31 Município de Lagoinha do PI receberá obras de pavimentação asfáltica 16h30 1ª etapa do C. Brasileiro de Basquete 3x3 está sendo disputada em Brasília 16h17 Ministro cochila várias vezes durante discurso de Temer em Conferência

Informática para concurso
Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium!
Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional