Jornalismo investigativo -

Helderlaine Eugênio realiza almoço e faz homenagem a Rômulo Rocha

A gerente de Marketing 180/Oxente, Helderlaine Eugênio, recebeu na tarde deste domingo (12/07) em seu apartamento na zona Leste de Teresina, convidados para um almoço em homenagem ao jornalista Rômulo Rocha, que vem se destacando com uma série de reportagens investigativas publicadas no 180.

A recepção foi também acompanhada pelo diretor-geral do 180, o empresário Helder Eugênio. Entre os convidados, colaboradores do Maior Portal do Piauí, publicitários, advogados e amigos do jornalista.

“A chegada do Rômulo mudou muito a nossa realidade no 180graus, e é perceptível essa mudança dentro de toda empresa. Com certeza o trabalho dele na imprensa piauiense será visto como um divisor de águas”, disse Helderlaine Eugênio, ao iniciar a sessão de homenagens.

O empresário Helder Eugênio mencionou que a tarde de almoço foi uma oportunidade de reconhecer o trabalho do jornalista. “É uma satisfação muito grande, e esse almoço veio da ideia de fazer um elogio, e com que ele se sinta bem. Por isso trouxemos aqui pessoas para prestigiá-lo. Hoje estou em um dos meus melhores momentos como pessoa e como empresário, a melhor fase da minha vida, e graças ao trabalho que ele [Rômulo] vem desenvolvendo”, afirmou, durante o encontro.

Lisonjeado com a homenagem, Rômulo Rocha admite porém que, o que é hoje feito pelo 180graus, ainda não é tudo o que pode ser feito. “Acredito que a maioria dos governos trata hoje a imprensa como uma prostituta. Acho que a gente está evoluindo, no sentido de mostrar uma certa independência, divulgando aquilo que é de maior interesse do público, ao invés daquilo que interessa ao governo (...) Acho que é esse o momento que a gente precisa fazer acontecer no estado do Piauí. Hoje há uma geração com muitos questionamentos, que precisam ser postos em prática”.

O discurso em homenagem ao jornalista ficou por conta do advogado e amigo, Gilberto Ferreira. "É preciso que nós, que fazemos comunicação, tenhamos a consciência de que somos a vista da nação. Somos os olhos. É a através da imprensa séria, de jornalistas do porte de homens como Rômulo Rocha, que o Piauí poderá se desenvolver", enfatizou.

Alex Nastácio, publicitário, destaca que o jornalismo que vem sendo praticado pelo jornalista Rômulo Rocha é bom não só para o veículo de comunicação, mas principalmente para o leitor. “Sempre é bom ler matérias investigativas com qualidade. O grande diferencial das matérias que o Rômulo vem fazendo é este. São matérias embasadas, em número, em pesquisa, não é denúncia vazia”, destaca.

Já Chico Lucas, advogado que disputará nas próximas eleições para presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, afirma que o jornalismo investigativo vem para contrapor o que hoje é chamada de imprensa marrom, no Brasil. “O 180graus vem para investigar, bater e principalmente, contestar os poderosos. Espero que ele continue sua missão, que está na constituição. Infelizmente temos uma tradição de imprensa marrom, que se vende, e o 180graus sempre se coloca sem medo de bater em quem está no poder”, afirma.

Alexandre Melo, que é hoje cineasta, menciona que o momento não poderia ser mais propício para o portal, que trabalha hoje como um exemplo a ser seguido. “Acho que o 180graus faz escola ao retornar uma tradição da imprensa mundial, de investigar o que está acontecendo de maneira responsável. Não ficando somente na superfície, na coisa branda e moderada. Envolvendo o lado contábil, jurídico e tudo que nos cerca”, disse Alexandre.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco