Intenções de votos -

BrVox divulga primeira pesquisa de 2015; veja todos os números

O Instituto Brvox sai na frente e com o objetivo de abrir caminhos para a eleições 2016, realiza primeira pesquisa de 2015. A pesquisa que avaliou as administrações do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e do recém empossado Wellington Dias (PT), no Governo do Estado, mostra a opinião dos teresinenses sobre o poder executivo. Além disso, os eleitores puderam opinar sobre quem pretendem votar para prefeito ano que vem.

A gerente executiva do instituto BrVox, Chyara Xavier, falou da importância de se avaliar uma administração. “A pesquisa teve como objetivo saber como andam as administrações na opinião do eleitor. Isso serve para começar a desenhar as eleições do ano que vem, e para que os envolvidos elaborem suas estratégias. Os prefeitos chegam ao meio do mandato e já pensam em 2016, por isso é importante saber como anda sua gestão”, afirmou.

As pesquisas são de extremo interesse da sociedade e da classe política, explicou Chyara Xavier. “As pesquisas de avaliação servem principalmente para saber se o que está sendo feito pelos gestores está correspondendo à expectativa da população e se as promessas feitas estão sendo cumpridas. Estamos numa fase de planejamento para começar as pesquisas nos municípios. Essa foi a primeira do ano, e faremos em todas as regiões do estado”, disse.

CREDIBILIDADE NO ESTADO
O Instituto BrVox teve grande índice de acertos nas eleições 2012 e em 2016 pretende manter a credibilidade conquistada. “Vamos repetir os acertos, aliando isso à nossa margem de erro e a nossa confiabilidade. A pesquisa é importante em vários aspectos, primeiro numa avaliação e depois na aceitação”, concluiu Chyara Xavier.

VEJA OS NÚMEROS DA PESQUISA
A pesquisa realizada pelo Instituto BrVox questionou os eleitores, entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2015 em Teresina, sobre os possíveis candidatos à prefeitura no ano de 2016. No levantamento estimulado, Elmano Férrer (PTB) aparece em primeiro lugar na preferência dos teresinenses, caso deixe o senado para disputar o Palácio da Cidade.

O prefeito Firmino Filho (PSDB), que ficou em terceiro lugar na pesquisa, Elmano e Rejane Dias (PT), que ficou em segundo, foram os mais citados pelos eleitores como possíveis candidatos e comentaram os resultados das intenções de votos, mas os três preferiram não falar disso no momento.

A pesquisa também questionou a aprovação de Firmino e do governador Wellington Dias (PT) entre os eleitores da capital. Nela o petista aparece melhor avaliado do que o gestor tucano.

A pesquisa ouviu 500 eleitores com 16 anos ou mais anos de idade. Tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,38%. As entrevistas foram realizadas em 50 bairros de Teresina.

ELMANO EM PRIMEIRO NA ESPONTÂNEA
O petebista lidera e tem hoje 19% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a primeira-dama do Estado, e deputada federal Rejane Dias (PT), com 12,4%. Só em terceiro colocado aparece o prefeito Firmino Filho (PSDB). 12,2% afirmaram que votariam nele em 2016.

No quarto lugar aparece o deputado federal e futuro Secretário de Segurança do Estado, Capitão Fábio Abreu (PTB), com 12%. Em quinto está Sílvio Mendes (PSDB), com 11,8% das intenções. Já Silas Freire (PR), é a preferência de 5,6% do eleitorado entrevistado. Leia mais sobre a pesquisa.

POSSÍVEIS EMBATES
O levantamento mediu ainda como ficariam os confrontos diretos na eleição de 2016, para a prefeitura de Teresina.

No embate entre Elmano Férrer e Sílvio Mendes, o petebista aparece em primeiro lugar com 35% dos votos, enquanto o tucano tem 22%. 23% dos entrevistados responderam que votariam em Nenhum/Nulo/Branco. Não Sabe/Não Opina são 18%.

No confronto entre Sílvio Mendes e Firmino, o ex-prefeito aparece com 28% dos votos, contra 22% do atual gestor. Dos entrevistados, 26% responderam Nenhum/Nulo/Branco, e 22%, Não Sabe/Não Opina.

Elmano também aparece em primeiro no confronto com Firmino. Se duelarem diretamente, segundo a pesquisa, o petebista apareceria com 37% dos votos, contra 25% do atual prefeito. Nenhum/Nulo/Branco são 20%, e Não sabe/Não Opina, 17%.

APROVAÇÃO DE W.DIAS É MAIOR QUE A DE FIRMINO
No levantamento que mede a aprovação do prefeito Firmino Filho (PSDB) e do governador Wellington Dias (PT) entre os eleitores da capital, o petista aparece melhor avaliado do que o gestor tucano. 46% disseram aprovar a gestão do prefeito Firmino Filho.

44% disseram que não aprovam, e 10% responderam Não Sabe/Não Opina. Saiba mais sobre as aprovações.

Já para o governador Wellington Dias, com pouco mais de um mês de administração no terceiro mandato, sua aprovação ficou em 53,4%.

Outros 28,6% disseram não aprovar sua gestão. Dos teresinenses entrevistados, 18% responderam Não Sabe/Não Opina.

AVALIAÇÃO DOS GOVERNOS
Na pesquisa, 28% dos entrevistados avalia a administração do prefeito como Regular. 25% consideram ruim, e 22% avaliam como Bom.

Os que avaliam como péssimo são 11%, Ótimo 3% e Não Sabe/Não Opina, 7%.

Com relação à administração do governador, 29% avaliam como Bom, 21% avaliam como Regular, e 19% avaliam como Ruim.

8% responderam que o governo de Wellington Dias é Ótimo, e 7% disseram que é Péssimo.

MAIOR LÍDER POLÍTICO VIVO
O governador Wellington Dias (PT) foi apontado como o maior líder político vivo, do Piauí. Esta foi a opinião de 35,8% do eleitorado entrevistado. Leia mais.

No questionamento estimulado, Elmano Férrer (PTB) aparece em segundo, como 8,2%. Na sequência seguem Firmino Filho (PSDB) com 7,6%, Sílvio Mendes (PSDB) com 5,4%, Mão Santa (PSC) com 3,8%, João Vicente Claudino (PTB), 3%, Wilson Martins (PSB) com 2,2%, Ciro Nogueira (PP) com 1,8% e Zé Filho (PMDB) com 1,2%.

19% responderam Nenhum/Nulo/Branco, enquanto 12% responderam Não sabe/Não Opina.

QUEM MAIS DEFENDE OS POBRES
O governador Wellington Dias foi também apontado como o político que melhor representa uma candidatura que defende os pobres, também em questionamento estimulado. 28,8% acreditam que o petista tem mais claramente este discurso.

FIRMINO SÓ FALA EM 2016
Firmino Filho apareceu apenas com 12,2% das intenções, atrás de Elmano Ferrer, com 19,8% e Rejane Dias, que tem 12,4%. Afirmou durante o carnaval que não vai comentar o assunto agora. "Só falo sobre isso em 2016", respondeu. Pois então, vamos aguardar, disse. Leia mais.

ELMANO DIZ QUE NÃO ESTÁ NOS PLANOS
Segundo o senador, esse resultado é “ um reconhecimento do nosso trabalho”. No entanto, disse que ser candidato “não é algo que esteja em seus planos”.

“Não estou pensando nisso, não. Nós fomos eleito para um mandato de 8 anos. Eu não estou pensando em 2016. Isso não passou pela minha cabeça. Minha preocupação é o que fazer com esse mandato que não é meu, é do povo”, declarou. Leia mais.

REJANE LISONJEADA
Por meio de nota, Rejane Dias disse que só tem a agradecer pela confiança que a população lhe deposita. Disse ainda estar lisonjeada, mas ainda não é o momento de tratar sobre eleições.

“Só tenho a agradecer à população de Teresina pela lembrança e a confiança. Mas é muito cedo para se falar em eleições, pois o novo Governo do Estado mal tomou posse e temos muitos desafios a enfrentar em diversas áreas. O máximo que posso dizer é que estou lisonjeada, mas não podemos tratar de eleições neste momento”, dizia a nota. Leia mais.

INSTITUTO BrVox
Chyara Xavier - Gerente Executiva
86 8167-8818

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco