O mercado de cursos de graduação tem crescido bastante no Brasil e muitas profissões já chegaram ao ponto de saturação. Em alguns estados brasileiros, há cursos de graduação que já formam mais profissionais do que o mercado consegue absorver.
A situação se agrava ainda mais nos grandes centros, por desinteresse do profissional recém formado em migrar para pequenas cidades do interior.
Na área de farmácia, o Brasil possui mais de quatrocentas faculdades que ofertam cursos nesta área, o que representa mais do que em todo o restante da América Latina somada a Espanha e Portugal.
Em alguns estados brasileiros, principalmente do sul, do sudeste e do centro-oeste, já começa a surgir indícios de saturação. Algumas faculdades já não conseguem inscrever novos alunos nos seus cursos.
Nos estados do norte e nordeste, ainda há muitos postos de trabalho a serem criados para a garantida de uma melhor assistência farmacêutica em todos os municípios.
Estima-se que para uma cobertura efetiva e de qualidade, seja necessário praticamente o dobro, ou em alguns estados até mesmo o triplo, de profissionais já atuantes.
Imprimir