180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
12h46 No interior, W. Dias ataca tucanos e pede que povo lembre do governo FHC 12h07 Agreste e Carrasco disputam título da 3ª divisão do Campeonato Altoense de Futebol nesta sexta 12h05 Nefrologia Multidisciplinar realiza aulas inaugurais no Maranhão, Tocantins e Rio de Janeiro 12h03 Homens são presos acusados de furto em Teresina; dois deles são menores 12h02 Exclusivo: Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel, revela à jornal que é virgem 12h00 Zona rural de Corrente ganhará escola modelo 11h57 Secretaria de Segurança proíbe venda de bebidas alcoólicas durante segundo turno das eleições 11h55 Justiça determina que criança com paralisia cerebral receba medicamentos 11h54 Prefeitura de Corrente inicia construção de escola modelo na zona rural do município 11h46 Município de Carolina recebe Prêmio Nacional em Responsabilidade Social 11h30 SHOW: Tudo se Transformou com Zizi Possi 11h24 Brasil segue em 6º no ranking da Fifa, Alemanha fica na ponta 11h22 GRANDE SERESTA na Chácara Beleza dia 14 de Novembro 11h16 Reunião do conselho de saúde para aprovação do plano municipal 11h15 Carutapera divulga balanço de sessões do Tribunal do Júri em 2014 11h15 Santistas dão apoio a Robinho após suposto estupro: 'Estamos juntos' 11h10 PI:BANDIDOS explodem agência do Bradesco no interior 11h05 Direito e tecnologia na X Jornada Jurídica UNDB 11h00 Teresina recebe o festival das cores 'Happy Holi' com DJ's do Egito e Portugal 10h59 Secretaria Municipal de Assistência Social promove comemoração alusiva ao Dia do Idoso 10h55 TJMA recebe denúncia do Ministério Público contra ex-prefeito de Pedreiras 10h55 Projeto Social inclui a pratica de esporte na rotina das crianças de Miguel Leão 10h49 CONTINUAÇÃO: Assistência Social de São Francisco do Piauí promove comemorações para Idosos do CCI 10h45 2 mil policiais reforçarão segurança na Grande São Luís no 2º turno da eleição 10h42 Aécio Neves diz que Lula 'apequena' a própria biografia ao atacar PSDB;saiba
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 759

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram