180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
16h32 Candidato Responde:'Nosso projeto é ter mais UTIs', diz Rodrigo Martins 16h23 Credibilidade/Campo Maior: Aluísio Sampaio e Assis Carvalho lideram 16h13 Na sede do 180, Firmino Paulo fala de suas propostas para o Estado durante entrevista 16h13 Na sede do 180, Antônio Félix diz que quer o fortalecimento das indústrias 16h12 Mulher Moranguinho, lança coleção de jeans em loja no 'THE Shopping' 16h10 'Candidato Responde': Luciano Nunes (PSDB) fala de suas propostas para o PI 16h07 'Depois do concurso me soltei mais na cama', diz Aline Zattar no Paparazzo 15h55 Aluno de Beneditinos é medalha de Ouro em Olimpíada 15h47 Denuncia 15h43 Cidades com candidatos preocupam segurança, diz PM em reunião no TRE-PI 15h25 Deputada Juliana Moraes recebe apoio de trabalhadores da construção Civil 15h25 Cultura e Lazer - Festa do Vaqueiro de Itainópolis, 2014 15h23 Atriz cega fala de dificuldade na Disney: 'Não me deixaram tocar no cabelo da Cinderela' 15h21 Plano Municipal de Cultura será elaborado em Pimenteiras 15h20 Continuação 15h14 Vídeo registra a tentativa de fuga no presídio de Pedrinhas, no Maranhão 15h13 Candidato a Assembleia Legislativa, Firmino Paulo fala de suas propostas para o Estado 15h13 Há três meses, moradores do Minha Casa, Minha vida estão sem energia 15h13 Antônio Félix participa de entrevista e diz que quer o fortalecimento das indústrias 15h10 Luciano Nunes fala de suas propostas para o Piauí durante entrevista 'Candidato Responde' 15h10 Candidato Responde:Luciano Nunes quer melhorar a vida dos diabéticos 15h05 Amigas buscam no Facebook doador de medula para jovem com leucemia 14h58 Prefeito Antônio Francisco constrói mais uma unidade escolar em Olho D'Água do Piauí 14h51 Deputada Juliana recebe apoio dos artesãos e líderes da zona leste 14h43 Continuação
Mesário Voluntário