180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
21h15 Prefeitura promove ações sociais na Vila Palmeira 21h05 Secretários tratam sobre ações para alcançar os Objetivos do Milênio 20h55 Secretário Marcos Affonso elogia atuação de Policial Civil no Fórum Desembargador Sarney Costa 20h41 Atiradinho! Cauã Reymond elogia seios de apresentadora argentina de 70 anos 20h38 Caminhão desvia de animal e sai da pista 20h35 Sefaz intensifica notificação de devedores de IPVA 20h30 Chris Pratt diz que passou fome para protagonizar 'Guardiões da Galáxia' 20h27 Secretaria de Saúde Promove Atividades Educativas em escola 20h15 Semu capacita profissionais de atendimento à mulher em situação de violência 20h06 Para presidente da república no Piauí: Dilma tem 58%, Aécio 18% e Campos 5 20h05 JEMS: Escolas do interior seguem invictas no futebol 20h02 Joelma diz que não se importa com rumores sobre seu casamento com Chimbinha 19h59 Zé Filho é aprovado por 57% do PI, segundo pesquisa do 'Jales' 19h53 Irmão nega que morte de Fausto Fanti tenha relação com briga conjugal 19h52 Para deputado estadual: Juliana tem 5%; Wilson 3% e Themístocles 2% 19h40 Para deputado federal: Marcelo tem 3%, Marllos 3% e Júlio César tem 2 19h35 Luana Piovani se irrita ao ser abordada por Repórter Vesgo em praia do RJ 19h32 Jales para senador: Wilsão tem 49% e Elmano Ferrer 27%; veja números 19h28 Governador Zé Filho desembarca em Floriano 19h25 UMA GRANDE MULTIDÃO DA INICIO AOS FESTEJOS DE CURRAIS 19h22 Caema divulga nota de utilidade pública 19h11 Recaída? Ana Maria Braga viaja com ex para Miami 18h49 Prefeitura vistoria veículos do transporte coletivo na capital 18h45 MP quer investigar Banco Central por autorizar venda do banco de Sílvio Santos 18h43 Ibope mostra Dilma com dificuldade em São Paulo e Minas e com folga no Rio