180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
06h18 OAB-PI terá dois representantes para acompanhar fases de concurso do TRF 06h11 MPF fará correição no estado do Piauí e vai fiscalizar trabalho de promotores 05h53 Aprovado pela Anvisa, remédio inova como tratar a hepatite C 05h34 Ben Affleck leva 25 minutos para entrar no figurino de Batman 05h12 Anac recomenda a aéreas manter ao menos 2 pessoas na cabine 04h48 Medina vence bateria em Bells Beach e passa para a terceira fase do Mundial 04h39 Kardec chega à Argentina e Ganso é mantido no time por Muricy 04h24 Mais uma vez sem Messi em campo, Argentina vence o Equador por 2 a 1 04h03 Walter abandona o Fluminense antes do treino sem dá nenhuma satisfação 03h50 Católicos representam quase 18% da população mundial, segundo Vaticano 03h35 Anac recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões 03h11 Faculdade dos EUA expulsa três alunos por ofensas racistas na rádio 02h44 Prefeitura inaugura Centro para mulheres vítimas de violência 02h17 Apenas vítimas de trauma devem procurar o HUT durante a reforma 02h09 Fiesp não vê sinal de recuperação nas Industria do pais 01h42 Parnaíba terá uma unidade para tratamento de pacientes com câncer 01h26 Agora mães poderão registrar seus filhos sem a presença do pai no cartório 01h06 Tribunais superiores antecipam o início do feriado e cancelaram julgamentos 00h53 Ratinho alfineta Gugu e afirma que não vai apelar em seu programa 00h48 Funcionária da Record é presa por cometer racismo e tentar intimidar guardas 00h32 Miranda do Norte agora tem Secretaria Municipal da Pesca 00h14 Madonna sobe à mesa fazendo gracinha para assinar 'sociedade' de serviço musical 23h51 Investigada pela Lava Jato, OAS pede ao TJ recuperação judicial 23h44 Bombeiros resgatam cão preso no muro de uma residência, veja vídeo: 23h43 Sessões do Legislativo terão novo horário em virtude do feriado
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
MELHORES IMOVEIS

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 210

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram