180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

INOCOOP
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
09h57 Prefeito Josimar Coelho participa de audiência com W. Dias 09h57 Em Miguel Alves Incêndio destrói barracas na prainha 09h56 IFPI abre 80 vagas em preparatório para Enem; Acesse o edital 09h51 'Se eu sair, quero ir para um grande europeu', afirmou o jogador do Santos 09h49 Novo gestão da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Largo do Piaui abre as portas a população 09h48 Veja receita de como preparar um delicioso ' Porco Arretado' 09h36 Incêndio destrói barracas na prainha em Miguel Alves 09h32 Tribunal não está paga o milionário precatório aos professores do Piauí 09h31 Substituta de Spider? Ronda Rousey quer ser novo rosto do UFC 09h29 Jennifer Lawrence faz propaganda para nova campanha da Dior. Musa! 09h27 Deputado sobre ser prefeito de THE: 'Não fugi nem na época da Ditadura' 09h20 Duda afirma que vê 'passos lentos em direção ao crescimento' do handebol 09h19 Anvisa suspende publicidade de 25 produtos estéticos 09h19 Mayã Frota, filho de Alexandre Frota, se lança como modelo aos 15 anos 09h16 Amanda tem crise de choro ao lembrar que foi rejeitada por Fernando 09h08 Gisele Bündchen celebra seis anos de casamento com Tom Brady: 'Dia mágico' 09h05 Ex-BBB coloca calcinha à la Paolla e tira quase todo o resto; veja as fotos 09h01 Foi roubado o vestido de R$ 300 mil que Lupita Nyong'o usou no Oscar 09h00 Câmara Federal aprova o projeto que endurece lei contra tráfico de pessoas 08h59 Fundação Wall Ferraz abre inscrições para instrutores temporários 08h55 Prefeitura investe mais de R$ 66 milhões em construção da ponte da Gil Martins 08h55 Depois de pressionados Internacional vence o Universidad de Chile por 3 a 1 08h54 É possível pegar dois tipos de gripe ao mesmo tempo? 08h52 Ministros do STF criticam demora de Dilma pra indicar sucessor de Barbosa 08h50 Hospital Universitário deverá implantar serviços de Oncologia
Vanguarda
ISLAMAR
VANGUARDA
ABC

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Uma ordem judicial determina que o WhatsApp seja retirado do ar. Os motivos estão sob segredo de justiça. Como isso lhe afetaria?

    Total de Votos: 213

    Válida de 25/02/2015 a 04/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP