180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
20h23 Hospitais Universitários abrem 964 vagas em concurso para todo Brasil 20h20 Bandeiras tarifárias entram em vigor a partir de janeiro de 2015 no Piauí 20h00 Ana Hickmann volta ao 'Hoje em Dia' em 2015 ao lado de César Filho 19h50 Diretor do HUT rebate vereador e diz que Ouvidoria funciona diariamente 19h41 Alpinista Rodrigo Raineri ministrará palestra sobre motivação e superação em Teresina 19h40 Conheça a dieta que fez a presidente Dilma Rousseff perder 4 quilos 19h28 81% das mulheres já deixaram de fazer algo por medo de assédio 19h26 Técnico Bernardinho revela um tumor maligno e pedido de demissão 19h18 Renovação Carismática realiza 'Louvemos a Jesus que vem', domingo (21) 18h48 Em Piripiri o prefeito Odival Andrade foi cassado por abuso de poder 18h47 Semáforos param de funcionar e prejudicam trânsito em Teresina 18h42 Ex-gerente da Petrobras reafirma que toda cúpula sabia dos desvios; confira 18h38 A Prefeitura de Oeiras está viabilizando a construção e a manutenção de estradas vicinais 18h38 Em Piripiri homem não identificado sofre acidente na estrada do caldeirão 18h34 Trio faz arrastão em praça e pizzaria no interior do PI 18h22 Construções e recuperações de estradas devem beneficiar 14 mil pessoas em Oeiras 18h17 Presidente do Flamengo diz que negocia com nomes para temporada de 2015 18h17 Escritório de advocaciado PI é eleito um dos melhores do país; saiba mais 18h17 Bandidos armados assaltam posto de combustíveis em Piripiri 18h10 MILHÕES anunciados por W.Dias não vão chegar ao Piauí 18h09 Prefeitura de Oeiras realizou uma ação solidária na comunidade Canto Fazenda Frade 18h03 Ranking nacional coloca escritório do Piauí entre os melhoes do pais 17h26 Vereadora Teresinha Medeiros é mais cotada para assumir comando do PPS 17h22 Comunidade de Oeiras Canto Fazenda Frade recebe ação solidária 17h17 Famoso advogado Kakay dará festa e a dupla Bruno & Marrone é atração
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 176

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram