180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
03h59 Faculdade FAR abre inscrições para o vestibular 2015.1; veja todos detalhes 03h33 TSE corta tempo de propaganda de Aécio na TV e de Dilma no rádio 03h04 Americana com câncer terminal no cérebro planeja morrer em 1º de novembro 03h03 Praça Rio Branco na cidade de Teresina recebe o Projeto Arte na Praça 02h35 Empresário revela os bastidores do beijo de Britney Spears e Madonna 02h29 Romulo Neto grava novela 'Império' de cueca e chama atenção na praia 01h20 Deborah Secco: 'Dane-se quem acha cafona, sou romântica mesmo!' 01h15 'Paulo é meu amigo e não tem volta', diz Thaila Ayla sobre foto com o ex 00h24 Roy Rossello recorda abuso sexual na época do Menudo e revela: 'Tentei me matar' 00h19 Fernanda Gentil não gosta de se maquiar: 'Não vou convencer toda montada' 00h14 Jocamarquense é assassinado em Belo Monte no estado do Pará 23h58 Mutirão da Documentação chega a São Miguel do Tapuio e região 23h55 Juízes recebem Selo Bronze do Conselho Nacional de Justiça 23h53 Italianos ensinarão produção de hortaliças usando hidroponia em Pedro II 23h38 Educadores discutem o PNAIC em Pedro II 23h35 Seminário apresenta as principais evoluções do marketing nesta quarta-feira 23h31 Seduc reúne equipe técnica para organizar mudança de gestão 23h26 Pré-festejo da padroeira de Pedro II começa dia 23 em Teresina 23h15 Programas do TJMA promovem qualidade de vida no trabalho 23h15 Imperdível! Cadastro para troca de geladeira em Turiaçu e Buriticupu 23h11 III Encontro Técnico das Categorias de Base 23h09 ZPE Parnaíba apresentará balanço de ações em Brasília 23h06 SÃO JOÃO BATISTA - MPMA requer afastamento de prefeito 23h03 Ilha do Caju é paraíso ecológico no Delta do Parnaíba 22h55 SÃO LUÍS - Empossado novo diretor das Promotorias de Justiça da Capital
TRE

Enquete

O que você acha sobre o horário de verão?

Total de Votos: 195

Válida de 18/10/2014 a 26/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram