180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


BrJus - Vendedor
10 melhores piores prefeitos
18 Piauienses + Influentes de 2015
unimed fev
BrJus - Freelancer
Últimas Notícias
00h42 Google trabalha em aparelho de VR que não depende de smartphones ou PCs 00h35 Aprovados no Fies 2016 já podem contratar financiamento 00h25 Copa Nordeste: Com Maranhense em segundo plano, Chamusca mira estreia do Sampaio 00h04 Dolly sem Dollynho? Marca muda comunicação e bomba nas redes 23h20 River e EC Flamengo na expectativa de excelentes resultados na Copa Nordeste 21h30 Operários encontram carcaça de moto roubada dentro do Rio Surubim 21h03 Prefeitura irá retomar obra de revitalização do Açude de Campo Maior 20h54 Prefeitura doará terreno para instalação de montadora de tratores em Campo Maior 18h40 TCE-PI fará ele mesmo as auditorias nas obras do IDEPI no ano de 2014 18h33 POLÍCIA alerta para golpes aplicados dentro de shoppings 18h18 Líder do Vem Pra Rua, Adriana Sousa vai deixar o DEM de Antônio José Lira 18h15 Cacau Show abre mais de 6 mil vagas temporárias para a Páscoa 18h08 Envolvidos têm bens indisponíveis pela Justiça por irregularidades no Centro de Convenções 18h05 Google anuncia fim da ferramenta de fotos Picasa e aplicativo se junta ao time do 'Orkut' 18h01 Relatos de violência contra a mulher quase triplicam no carnaval 17h59 Após matéria do 180, Themístocles dá 'bronca' no secretário de Turismo 17h44 Selena Gomez e Sam Smith estão entre os apresentadores do Grammy 17h42 Dolly sem Dollynho? Marca muda comunicação e bomba nas redes 17h36 Papa Francisco se encontra com patriarca da Igreja Ortodoxa em Cuba 17h33 Justiça Federal mantém decisão e bloqueia R$ 192 milhões de conta de Neymar 17h23 Globo nega que filhos de William Bonner e Fátima Bernardes estagiam na emissora 17h20 Problemas com sono podem levar pessoas a terem vício em redes sociais 17h16 CTG vai iníciar o seu calendário de eventos em 2016, com o jantar dançante. Confira. 17h16 'BBB16': Daniel diz que já andou armado e sua mãe se assusta: 'Não imaginava' 17h15 'A Regra do Jogo': Merlô beija Mel, se separa de Janete e vai morar no mato

BrJus - Freelancer
BrJus - Vendedor

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    BrJus - Freelancer

    180graus no Instagramno Instagram