180graus

Ajuda ao Rio Gurgueia! - 11/11/2011 às 08h45

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia

Por Eugênio Paraguassú.

O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.

\"\"

Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).

Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).

Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.

Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

Fonte: Eugênio Paraguassú

Publicado Por: E. Paraguassu

Últimas Notícias
08h55 Fiema lança hoje a Expo Industria Maranhão 08h54 Surfista ignora sirenes de alerta e acaba perseguido por tubarão 08h45 Uema promove workshop de Geografia 08h38 Dispensada de Miss Bumbum, Urach reclama: 'Pessoas invejosas' 08h30 Governo repassa primeiro volume de informações à comissão de transição 08h15 8ª Feira do Livro de São Luís começa nesta sexta-feira (31) 08h12 Facebook libera foto de amamentação proibida que viralizou 08h07 Atleta de Gov. Edison Lobão vai disputar Jogos Nacional da Juventude na PB 07h55 DPE/MA recebe comitiva da Renade 07h50 Heloísa vence votação, e Cristina Mortágua é eliminada de A Fazenda 7 07h46 PI:Dupla é presa acusada de agredir homem durante briga por 'som alto' 07h45 Prefeitura inaugura Sala da Cidadania Digital 07h45 Mike Tyson revela que sofreu abuso sexual quando tinha 7 anos 07h42 Mulher esfaqueia sua rival após troca de insultos por um homem 07h30 Começa a Semana do Livro e da Biblioteca da Uema 07h21 Bom Jesus sediou a palestra “Iniciativa 2,4-D” 1ª PARTE 07h21 MPMA move ação contra prefeito por publicidade ilegal 07h19 Outubro Rosa acontece em Marcos Parente 07h19 PSDB pede auditoria na apuração dos votos que deram vitória a Dilma 07h15 Produção de mel de abelhas nativas é tema de encontro na Baixada 07h13 Democratização da CBF divide clubes e jogadores. Governo fica neutro; comente 07h13 Professor é atingido por 'bala perdida' durante tiroteio dentro de uma pizzaria 07h07 Fim de semana tem show no Kangaço, Thiaguinho, Xé Pop e festas Halloween 07h05 Município de Raposa recebe exposição em combate ao tráfico de drogas e a criminalidade 07h04 CONHEÇA AS VÍTIMAS do atirador de São Miguel do Tapuio

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 856

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram