Plantas como louro e eucalipto -

Espante e elimine as baratas sem usar veneno

Nada é mais indesejável em uma casa do que baratas. Para mandar embora e até mesmo evitar esse tipo de visita é muito comum o uso de inseticidas industrializados, mas seu uso indiscriminado pode ser prejudicial para a saúde. Veja abaixo como eliminar as baratas sem utilizar veneno.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fabio Moraes, da Universidade Orgânica, a maioria dos princípios ativos usados no combate a esse tipo de inseto é muito perigosa e com potencial de poluição ambiental. “Sem falar que os inseticidas devem ser cuidadosamente manejados para que não contamine os alimentos e devem ficar longe das crianças”.

Uma saída menos nociva e mais econômica é apostar em receitas caseiras feitas com ingredientes naturais encontrados em supermercados e até pela internet. “Assim como os inseticidas convencionais, as soluções naturais podem exercer o efeito de repelência, quando o composto químico impede a alimentação e afasta as baratas do local, e também provocar a morte por inibição da alimentação causada por uma infecção no organismo dos insetos”.

Os compostos naturais mais utilizados como repelentes são os extratos de plantas como louro, eucalipto, mamona, jambolão e extrato de neem indiano. Para preparar a receita, pegue folhas dessas plantas e deixe secar na sombra. Depois triture até formar um pó. É possível fazer o extrato aquoso usando 100g do pó para cada 900 ml de água. Neste caso, deixe descansar por 48 horas e depois basta coar em um filtro de papel.

Aplique o pó ou pulverize a solução nas frestas das portas e nas bordas e interior dos ralos. Para aumentar a eficiência, basta usar nesses locais chumaços de algodão embebidos na receita. “Esses extratos não matam as baratas, apenas tem efeito repelente”, lembra o engenheiro.

Para eliminá-las, a solução é misturar açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em quantidades iguais, depositar o pó em tampas de garrafa e espalhar pela casa nos pontos mais críticos. A morte nesse caso é causada por uma reação química do bicarbonato de sódio no estômago da barata.

Uma alternativa para matá-las é usar inseticidas biológicos a base do fungo Metarhizum anisopliae e da bactéria Bacillus thuringiensis, usados para o controle de populações desse tipo de inseto. Eles podem ser encontrados em supermercados, lojas agropecuárias e de jardinagem.

Fuja das baratas:
– Elas adoram locais escuros, úmidos e quentes para se esconder e se alimentar;
– Saem geralmente à noite e preferem a cozinha e a sala, justamente pela facilidade em encontrar restos de alimentos nesses locais;
– Terrenos baldios com lixo orgânico são um verdadeiro parque de diversões para elas;
– Fique de olho na caixa de gordura da casa e do apartamento. É um ponto chave para a reprodução delas.

Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/como-eliminar-baratas-sem-veneno/

Fonte: Com informações da Revista Zap

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco