Geral

Teresinenses 'sufocados' · 12/10/2016 às 17h56 | Última atualização em 12/10/2016 às 19h10

Teresina está literalmente 'pegando fogo': alguém precisa agir, e rápido!

Na capital, mais de 50 chamados são atendidos pelo Corpo de Bombeiros, por dia


Compartilhar Tweet 1



___________________
Socorro...

Teresina está pegando fogo!

Pode parecer exagero, mas é exatamente essa a sensação expressa pela maioria dos teresinense nos últimos dois dias.

São quase 50 chamados diários ao Corpo de Bombeiros na capital, dezenas de incêndios em grandes proporções, e pouco - muito pouco - contingente para combatê-los. A situação piora a cada minuto, e fica evidente em uma rápida olhada para o céu, que quase não se vê, diante da nuvem de fumaça estacionada sobre a cidade.

Sem expectativa de chuva para os próximos dias, e baixo índice de umidade, a situação requer medidas urgentes das autoridades. E não adianta culpar o Corpo de Bombeiros, que faz o que pode diante da estrutura com que tem de trabalhar.

A cidade está chegando ao seu limite, e se nada for feito, pode custar a vida de inocentes.

Na zona Rural de Teresina, trecho na saída para o município de União, moradores de diversos povoados tiveram de deixar suas casas. As chamas já consumiram mais de dez residências, e a população se vira como pode, para evitar perder o pouco que tem. Sem viaturas suficientes, os Bombeiros ainda não conseguiram controlar as chamas, que avançam rapidamente pela vegetação seca.

Durante esta tarde, as chamas avançaram pela vegetação nas margens da BR-343, trecho da zona Leste. Os moradores do condomínio Villa de Gales se uniram nos esforços de controlar as chamas, enquanto os brigadistas não chegavam. As residências foram tomadas pela fumaça, ameaçando inclusive comércios próximos à Rotatória da Ladeira do Uruguai.

Leitores informaram ao portal que em diversos pontos da BR-343, entre Altos e a capital, são incontáveis os focos de incêndio. Em alguns pontos, o fogo já avançou para a pista. Próximo ao centro de treinamento do São Paulo, a fumaça atrapalha a visibilidade dos motoristas.

E mesmo quem não está perto sente os efeitos do fogo, já que o vento espalha a fuligem, prejudicando principalmente crianças e idosos.

Não há imunes.

É preciso estar preparado
O 180 recebeu nesta tarde imagens que mostram o drama dos bombeiros militares, que se esforçam para atender a população de Teresina, e do interior. No vídeo, o flagra de uma das mangueira furadas, situação que dificulta operacionalmente o trabalho, e atrasa o atendimento.

- O retrato da inoperância

B-R-O-Bró tem todo ano! É preciso estar preparado. Mas no Piauí, a cultura do remediar ainda prevalece. Não se fala em prevenção, ações educativas, combate efetivo, aumento do efetivo, maiores investimentos. Só diante das tragédias, é que se toma uma providência.

__________________________

A prefeitura de Teresina, o governo do Estado, os parlamentares, precisam tomar medidas URGENTES, e pedir reforços, antes que seja tarde demais. Até mesmo "socorro" federal precisa ser solicitada, que com o Exército, poderia ajudar a diminuir os efeitos da irresponsabilidade de quem inicia um incêndio.
__________________________

O teresinense aguarda providências!