Caminhões circulam pelo estado -

'Setre' leva cursos de qualificação a mais de 200 pessoas em três municípios

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) iniciou, nesta semana, cursos de qualificação em construção civil nos municípios de Miguel Leão e São Braz e do curso de Embelezamento e Corte e Costura em Bonfim do Piauí. Ao todo, serão beneficiados com a oferta dos cursos de qualificação cerca de 200 pessoas. Os cursos têm a duração de um mês.

O objetivo do programa 'Setre' nos Municípios é qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes. O programa é realizado de forma itinerante com quatro caminhões que circulam todo o Piauí e contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, destacou o propósito do programa. “Nós acreditamos que a qualificação profissional é a chave para uma carreira de sucesso e para uma vida mais digna dos trabalhadores. Por esse motivo, criamos o programa 'Setre' nos Municípios que vai até essas pessoas levando cursos profissionalizantes que podem modificar a vida delas”, declarou o gestor.

Dentro do curso de Embelezamento, os alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já, no curso de Corte e Costura, aprenderão a confeccionar kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

No curso de construção civil, os alunos recebem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. O curso tem o módulo teórico que é ministrado na sala de aula do próprio caminhão, e o módulo prático, em que os alunos aplicam o aprendizado dentro de um canteiro de obra.

No decorrer do curso, são ofertadas palestras e minicursos para os alunos a respeito do mercado de trabalho e empreendedorismo. Após a conclusão dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam a aptidão para ingressar no mercado de trabalho, além disso, contam com oportunidades de emprego ofertadas por meio do cadastro realizado pelo Sine em parceria com a secretaria.

Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco