Geral

Alimentação em destaque · 15/02/2009 - 15h51

Segredo da boa alimentação é consumir de forma balanceada

Em todas as idades o ideal é se fazer de cinco a seis refeições diárias


Compartilhar Tweet 1



Regra para ter saúde é uma alimentação balanceada. Mas são tantas as dietas, as dicas e formas de se comer que muitas vezes as pessoas ficam em dúvida, principalmente sobre as quantidades de alimentos que devem ser consumidas diariamente. Para isto, existem algumas regras simples que podem ser seguidas por qualquer pessoa que queira os alimentos como aliados no combate às doenças. Para os nutricionistas, o segredo está em consumir diferentes alimentos em proporções energéticas balanceadas.

Segundo a nutricionista e professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI e da Faculdade Santo Agostinho - FSA, Celma de Oliveira Barbosa, para todas as idades, o ideal é se fazer de cinco a seis refeições diárias. "Uma boa alimentação deve conter cereais, leguminosas, carnes, verduras, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, distribuindo-os pelas refeições", disse a nutricionista.

As frutas e sucos são os alimentos essenciais para qualquer idade. Eles são ricos em vitaminas e sais minerais, são eficientes para hidratar o organismo e tonificar os músculos. De acordo com Celma de Oliveira, devemos lembrar que os sucos naturais são muito saudáveis, mas temos que ter cuidado, pois eles podem ser muito calóricos.

"Os sucos não devem ser adoçados com açúcar, pois as frutas normalmente já têm sua quantidade de doce", diz a nutricionista. Ela ensina que uma alimentação saudável deve ser composta de, no mínimo, 50% de alimentos naturais, frescos e crus.

Para o café da manhã, a nu-tricionista recomenda comer frutas, leite, pão, beiju, cuscuz, margarina (uma colher de chá), tudo moderadamente. Para o almoço e jantar, o prato correto deve ser composto de arroz, feijão, salada e carne. "A carne vermelha orienta-se comer uma vez por semana, e a carne branca fica sen-do revezada entre o peixe e o frango. Além disto, estão fazendo troca de alimentos gordurosos no lugar das frutas e verduras. O arroz e feijão é a melhor combinação porque são bastante ricos em ferro e proteínas. Mas como o feijão não é absorvido pelo organismo, para complementar, é recomendado consumir frutas cítricas como caju, acerola, laranja", comenta.


Fonte: Com Informações Diário Do Povo