180graus

Até 15 dias após o nascimento - 12/08/2017 às 09h50

Saiba como registrar o recém-nascido e reconhecer a paternidade






Casa do cartucho

Os pais podem aproveitar a licença-paternidade para registrar o recém-nascido e emitir a certidão de nascimento, que deve ser feita em até 15 após o nascimento. O registro é obrigatório e muito importante para o futuro da criança.

A certidão de nascimento permite a emissão de outros documentos, como identidade e CPF, e garante o acesso à vacinação e matrícula em escolas, entre outros.

Para serem feitas fora do prazo de 15 dias, as declarações de nascimento dependem de requerimento assinado por duas testemunhas, exceto se a criança tiver menos de 12 anos de idade. Nesse caso, não são necessárias as assinaturas.

Emissão

O processo de emissão é simples. Os pais devem apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento) no cartório de registro civil. Também é necessário levar a a declaração de nascido vivo da criança, emitida pelo hospital ou pela maternidade e entregue aos pais após o nascimento.

O pai que não tiver reconhecido a paternidade do filho e quiser modificar a situação deve ir a qualquer cartório do Brasil com uma cópia da certidão de nascimento do filho, mesmo que ele já seja maior de idade, ou com informações de onde ele está registrado. No cartório é preciso entregar também uma declaração que ateste o reconhecimento espontâneo. A mãe ou o filho maior de idade deverão acatar ou não o pedido.

Reconhecimento tardio

A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil e apontar o suposto pai. Esse procedimento recebe o nome de reconhecimento tardio.

São exigidas a certidão de nascimento do filho e o preenchimento de um formulário. A partir disso a paternidade passa a ser investigada: o juiz irá solicitar ao suposto pai que reconheça o vínculo espontaneamente em prazo de 45 dias, em geral, para a realização de acordos.

Caso o pai se negue, é solicitado um exame de DNA, que mostra o resultado correto em 99,99% dos casos. O homem não será obrigado a fazer o exame mas, nesse caso, a prática é que a paternidade seja reconhecida.

Fonte: Portal Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Informática p/ concursos
Matemática Básica
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Casa do Cartucho
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Informática p/ concursos
Matemática Básica
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram