180graus

Melhoria - 20/04/2017 às 12h00

Reforma da Previdência vai assegurar estabilidade a médio prazo, Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta (19/04) em Washington, nos Estados Unidos, que o relatório da reforma da Previdência que está na Câmara dos Deputados vai cumprir com o objetivo de assegurar a estabilidade do país no médio prazo, mesmo com as mudanças propostas na Casa. Segundo estudo do Ministério da Fazenda divulgado nesta quarta-feira, a reforma atual vai implicar em 75% do benefício fiscal projetado na primeira proposta enviada ao Congresso para os próximos dez anos.

Meirelles disse que, em uma democracia, o Congresso pode fazer alterações e que isso era esperado. Segundo ele, as mudanças propostas pelos parlamentares, como, por exemplo, a de diferenciar a idade mínima para aposentadoria entre homens (65) e mulheres (62), estão no limite do que ainda garante que o benefício fiscal seja o necessário para o crescimento de longo prazo no Brasil.

O ministro confirmou, no entanto, que o efeito será negativo caso a proposta não seja aprovada e que, neste caso, haverá necessidade de uma outra reforma em um futuro próximo, apesar de ter demonstrado confiança na aprovação. Meirelles também disse que não trabalha com a possibilidade de aumento de impostos.
Meirelles espera que a reforma seja votada na Câmara em maio e aprovada no Congresso ainda no primeiro semestre. “Quanto mais rápida for votada, melhor para o crescimento do Brasil”.

Com relação ao regime de aposentadoria dos servidores públicos, o ministro disse as duas aposentadorias estão deficitárias, tanto a dos que obedecem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto a dos estatutários. Segundo ele, os 20% da população de renda mais baixa têm dificuldade de chegar aos 35 anos de contribuição, portanto acabam se aposentando com a idade mínima. “Os mais prejudicados pela reforma são os de renda elevada”, disse Meirelles.

O ministro da Fazenda disse que o crescimento deve ser forte em 2018 e que não vê pessimismo entre os investidores estrangeiros. “O ambiente é bastante positivo, apesar de algumas preocupações específicas”, disse Meirelles e completou que o clima está melhor do que em 2016. “No ano passado, até mesmo a possibilidade de apresentar uma proposta de reforma da Previdência era questionada”.

Fonte: Com informações de Agencia Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Terrazzo Poti
Podium PC-MA
Últimas Notícias
12h53 Governador inaugura obras de mobilidade urbana, saúde e educação em Alegrete 12h51 Estado quer médicos atuando na promoção da saúde 12h50 Evangelina Rosa oferece curso de prevenção de risco de queda para funcionários 12h49 Confira a programação da Festa do Trabalhador em Domingos Mourão 12h48 Mulheres do interior do Piauí recebem atendimento das Unidades Móveis 12h47 Hospial Getúlio Vargas realiza mais um Mutirão Ortopédico 12h43 Para setores do jornalismo piauiense e nacional, a Greve de ontem não aconteceu 12h42 Futsal Solidário arrecada alimentos em jogo para famílias carentes em Domingos Mourão 12h38 Reflorestamento da Caatinga contará com 600 mil mudas produzidas no PI 12h36 Aberto edital para curso na Alemanha com bolsa de 3.500 euros 12h35 Manancial Bar e Pousada Por do Sol vencem e vão à decisão do III Torneio de Futsal das Empresas 12h35 Aniversário de Baixa Grande do Ribeiro inicia com missa de ação de graças 12h34 Contribuintes que não enviaram declaração terão que pagar multa 12h27 É preciso falar sobre bullying, depressão e suicídio, alertam especialistas 12h03 Rômulo Cordão deixa Gaeco após a polêmica com áudio sobre PEC;veja 11h59 Corte de bolo gigante acontece em comemoração ao aniversário de Fartura do Piauí 11h59 Torneio de voleibol intermunicipal recebe cidades vizinhas em Baixa Grande do Ribeiro 11h41 Conferência municipal de saneamento básico em Baixa Grande do Ribeiro trás planos para a cidade 11h30 'Embeleze Cidadão' em Baixa Grande do Ribeiro promove serviços gratuitos à população 11h30 Hasteamento de bandeiras marca o início das comemorações em Fartura do Piauí 11h21 Adolescente de 14 anos é espancado até a morte em THE 11h17 Imóveis: consumidor poderá ter cartão com acesso a taxa de juros mais baixa 11h00 Final do campeonato de futebol lota estádio em Baixa Grande do Ribeiro 10h52 Suspeito de matar e estuprar idosa é preso pela polícia em cidade do Piauí 10h33 Governo investe R$ 70 milhões em equipamentos para educação do PI

Podium - Aulas exclusivas

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 896

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    180graus no Instagramno Instagram