Geral

'A família aprendendo junto' · 19/05/2011 - 18h12

ProBem orienta famílias para acompanhamento escolar dos filhos

O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos


Compartilhar Tweet 1



O Instituto ProBem realiza, até amanhã, reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto. Hoje (19), técnicos do ProBem conduzem encontro com pais de alunos, professores e membros da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa do Piauí. Amanhã (20), a reunião será em Castelo do Piauí.

O projeto A Família Aprendendo Junto será implantado nos municípios em que o Instituto ProBem desenvolve o programa Palavra de Criança, em parceria com o Unicef. O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, como forma de incentivar a aprendizagem e a alfabetização na idade correta.
Ontem (18), durante a implantação do A Família Aprendendo Junto em Piracuruca, a técnica do Instituto ProBem, Giovanna Saraiva, destacou o acompanhamento familiar como forma de fortalecer as ações da vida escolar do aluno no seu cotidiano.

“A escola não educa sozinha. Para que a criança efetivamente aprenda, é preciso que escola e família sejam parceiras e caminhem juntas, dando a cada aluno o suporte de que ele necessita para se desenvolver plenamente. Essa parceria deve iniciar quando a criança ingressa na escola e jamais deve ser perdida, mesmo quando o aluno tiver encerrado sua vida escolar. O espaço escolar é de toda a comunidade. É dessa forma que a escola cresce e cria condições favoráveis para a aprendizagem de seus alunos”, ressaltou Giovanna Saraiva.

Em Piracuruca, a parceria entre escola e comunidade começa a dar resultados. Segundo a secretária municipal de Educação, Elizabete Bezerra Melo, o programa Palavra de Criança despertou nova consciência em toda a comunidade escolar.

“Alfabetizar na idade correta é fundamental para o sucesso em toda a vida escolar da criança. Mas não é possível alfabetizarmos sozinhos. A criança precisa ter em casa orientações que completem o que ela recebe na escola. A educação do município firmou essa parceria com o Unicef e o ProBem visando alfabetizar nossas crianças na idade certa e estreitar as relações com as famílias. Com a implantação do projeto A Família Aprendendo Junto convidamos os pais a assumirem conosco a responsabilidade de construir um futuro melhor. Temos a certeza de que estamos plantando a semente de uma árvore frondosa, que dará muitos doces frutos a Piracuruca”, declarou Elizabete Bezerra Melo.

Dona Conceição Oliveira, mãe de aluno da rede municipal de Piracuruca, resumiu bem o sentimento do projeto A Família Aprendendo Junto: “Tive uma vida muito difícil, meu pai não me deixava estudar, sou analfabeta. Como sei o quanto é ruim, não quero isso para meus filhos. O projeto agora me ensinou a ajudar meus filhos a aprender. Eu não sabia que, mesmo analfabeta, podia acompanhar as tarefas escolares, mas agora estou preparada e sei que meus filhos aprenderão muito mais”, afirmou.

As reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto acontecerão também nos municípios de Água Branca, Campo Maior, Coivaras, Floriano, Inhuma, José de Freitas, Lagoa Alegre e Monsenhor Gil.

Em todos os encontros, técnicos do Instituto ProBem instrumentalizam os pais para o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. O ProBem parte da sensibilização de familiares e educadores por meio de vídeos e textos, fomenta um debate entre os participantes a respeito de estratégias de acompanhamento familiar – acertos e dificuldades e, ao final, distribui aos pais e responsáveis pelas crianças dicas de acompanhamento dos filhos em forma de ímã de geladeira.

“Esse primeiro encontro é de sensibilização das famílias, de norteamento. Muitas vezes os pais têm vontade de contribuir com a escola, mas não sabem como fazer isso. Noutras, pensam que, por serem analfabetos ou possuírem poucos anos de escolaridade, não são capazes de ajudar seus filhos no cotidiano escolar. Escutamos as dúvidas e dificuldades, propomos caminhos e incentivamos o diálogo entre escola e família. O ímã de geladeira é um pequeno lembrete, um mimo para que os pais se recordem sempre de que uma das formas de demonstrar amor ao filho é ajudá-lo a aprender na idade correta”, encerrou Giovanna Saraiva, técnica do Instituto ProBem.


Fonte: Asscom