Para jovens de baixa renda -

Piauí já emitiu 5.564 cartões do programa ID Jovem

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), já foram emitidos 5.564 cartões ID Jovem no Piauí. Responsável pela divulgação e fiscalização do programa, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) tem como meta chegar a 20 mil emissões até o fim do ano, que representa 5% do número de beneficiários do programa no estado.

O lançamento do programa em Teresina ocorreu em abril e, desde então, a Cojuv tem divulgado o projeto, por meio da Caravana ID Jovem, no interior do estado. A equipe da Cojuv já visitou 25 municípios, esclarecendo os principais aspectos do programa.

O Identidade Jovem é um programa voltado para jovens de baixa renda que dá passagens gratuitas ou meia-passagens em ônibus interestaduais nas linhas convencionais, meia-entrada em shows, eventos esportivos, cinemas e teatro e gratuidade na emissão da carteira estudantil. Mais recentemente, foi aprovado um novo benefício que é a isenção na taxa de inscrição em concursos públicos.

Para ter acesso ao benefício, é preciso ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e ter o Número de Identificação Social (NIS). Para gerar o NIS ou atualizar os dados cadastrais, basta ir ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.

Além disso, a coordenadoria oferece orientações para a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Juventude e sobre o Estatuto da Juventude.

“O Estatuto da Juventude tem apenas 4 anos de existência. Ou seja, em relação a outros como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, ainda é desconhecido por muitas pessoas, especialmente por aqueles a quem mais interessa: os jovens. Essa legislação estabelece o jovem enquanto sujeito de direito e é um instrumento legal para legitimar o orçamento voltado para este público”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

O gestor explica que a existência dos conselhos e de um fundo municipal para a juventude facilita a captação de recursos. “Alguns editais são válidos somente para o município que tiver conselho”, exemplifica o coordenador.

Fonte: Com informações da CCOM

Comentários

Trabalhe Conosco